Vida de canhoto – é mesmo tão diferente?

Comportamento5.572 Visualizações

A sociedade de um modo geral ainda discrimina os canhotos. No entanto, escrever com a mão esquerda não deveria motivo de chacota, espanto ou segregação. Deveria ser normal. O fato é que os canhotos sempre sofreram discriminação. Na Idade Média, por exemplo, quem era canhoto podia ser condenado à pena de morte, como as mulheres canhotas, que foram queimadas pela Inquisição, apontadas como bruxas.

 

Poucas décadas atrás, a pessoa canhota não era mais condenada à morte, mas, nas escolas, os alunos eram obrigados a escrever com a mão direita. Em casos ainda mais extremos, a mão esquerda chegava a ser amarrada.

Até mesmo na definição do dicionário Aurélio, o canhoto, também chamado de sinistro, é visto como “inábil, desajeitado e desastrado”. Mas você sabia que existe o Dia Internacional do Canhoto? Pois ele foi instituído na data e no mês considerado de mau agouro: 13 de agosto.

Apesar dos avanços, os canhotos ainda sofrem muito por não encontrarem a mesma facilidade que os destros encontram no dia a dia. Abrir latas, usar saca-rolhas, abrir torneiras, manejar uma tesoura ou girar maçanetas podem ser grandes obstáculos para quem é canhoto. O mobiliário que não é adaptado para eles também é um problema, como as carteiras escolares. Dependendo do modelo, a grande maioria é feita pensando no conforto dos destros, em detrimento das mesmas necessidades das pessoas canhotas.

Devido às dificuldades do dia a dia, muitos canhotos buscam se adaptar ao mundo dos destros e até aprendem a escrever com a mão direita e a realizar tarefas que antes eram feitas com a mão esquerda. É claro que os canhotos preferem encontrar objetos adaptados às suas necessidades, mas se a busca se torna impossível, então o jeito é improvisar e tentar usar a mão esquerda ou aprender a fazer suas atividades como um destro.

Muita gente famosa no mundo dos esportes, das artes e da política é canhota. Exemplos de canhotos famosos: Ayrton Senna, ex-piloto de Fórmula 1; Romário, ex-jogador de futebol;  Machado de Assis, escritor de língua portuguesa; Fernando Meligeni, tenista; Barack Obama, presidente dos Estados Unidos; Leonardo da Vinci, pintor; Pablo Picasso, pintor;Albert Einstein, físico, Charlie Chaplin, ator; Angelina Jolie, atriz; Julia Roberts, atriz e Jimmy Hendrix e Eric Clapton, guitarristas.

Mitos e verdades sobre os canhotos

Devido ao fato de que os cientistas ainda não conseguiram chegar a uma teoria que explicasse o desenvolvimento de uma pessoa canhota, há muitas crendices e falta de informação envolvendo os canhotos. Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre os canhotos.



 

Mitos

Existem mais pessoas canhotas, do que destras, no mundo 
Não. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a população é composta por apenas 10% de canhotos.

O cérebro de um canhoto funciona de maneira igual ao de um destro 
Não. Apesar de o hemisfério esquerdo do cérebro controlar o lado direito do corpo e vice-versa, nos destros o lado esquerdo do cérebro é mais desenvolvido, por isso haveria maior habilidade para lidar com a mão direita. Nos canhotos, o lado direito do cérebro é aproximadamente 11% maior do que o esquerdo.

Verdades

Problemas mentais Wer dieses book-of-ra-kostenlos.com slot-Game spielt, der wird sich hohe Gewinne wunschen. estão mais relacionados aos canhotos 
Cerca de 20% dos canhotos possuem algum problema mental como a esquizofrenia, a dislexia, o déficit de atenção e a hiperatividade. Gagueira e dislexia ocorrem mais frequentemente entre canhotos, principalmente, quando crianças foram forçados a “mudar de mão”.

Os canhotos possuem melhor desempenho 
Estudos comprovam que pessoas canhotas, em especial, os esportistas, possuem melhor desempenho em suas atividades físicas.

Ser canhoto é hereditário 
Há uma incidência maior de canhotos em famílias de canhotos. Assim, a probabilidade de a criança nascer canhota é de 50% quando os pais são canhotos. Quando um dos pais é destro e o outro canhoto, o filho tem 17% de chances de ser canhoto. Quando os pais são destros a probabilidade cai para 2%. 

Curiosidades sobre os canhotos 

  • Quando os irmãos são gêmeos, um deles pode ser canhoto.
  • Cerca de 40% dos tenistas profissionais são canhotos.
  • Os canhotos se destacam mais em esportes como tênis, beisebol e natação.
  • Destros vivem mais do que canhotos.
  • Existem duas vezes mais homens canhotos do que mulheres.
  • Canhotos são numerosos entre crianças com QI acima de 131.
  • Canhotos recuperam-se mais rapidamente de derrames do que destros.
  • Pessoas canhotas possuem excelente capacidade para processar informações simultâneas.
  • Canhotos tem uma tendência maior a serem gênios criativos.
  • Metade dos usuários de computador canhotos usa o mouse com a mão direita.
  • Segundo as estatísticas, as mães mais velhas têm maior probabilidade de dar è luz a crianças canhotas.
  • De modo geral, canhotos são melhores em percepção tridimensional e pensamento.
  • Em casos de acidentes, os canhotos conseguem aprendem a usar melhor seu lado direito do que os destros aprendem a usar seu lado esquerdo.

Produtos para canhotos

Certamente os canhotos se adaptam durante suas vidas para viverem sem maiores problemas, mas qualquer atividade – abrir latas, cortar um pão ou mesmo usar tesouras – pode virar um pesadelo quando se usa a mão trocada. Por isso muitos fabricantes têm feito produtos pensando em facilitar o dia-a-dia dos canhotos. Um bom lugar para encontrar muitos produtos para canhotos é a Loja Tudo. Lá tem mouse, abridor de latas e tesouras.

Confira alguns produtos para canhotos:

Colher infantil para canhotos

Quando a criança ainda está se adaptando nada melhor do que uma colher especialmente feita para as canhotinhas. As colheres para crianças normalmente são curvadas para o lado do rosto da criança. Teoricamente ficaria mais fácil levar a comida à boca. Isso para um destro. Para os cacnhotinhos só vai atrapalhar. A Avent lançou uma colher de aprendizado que vem com cabo flexível, que pode ser curvado para o lado que for melhor para a criança.

Tesouras para canhotos

Tesouras são conhecidas inimigas dos canhotos. A Mundial lançou uma tesoura diferente chamada de Freestyle que ganhou vários prêmios de design. Ela pode ser facilmente manuseada pelos canhotos. Outra tesoura da Mundial que tem uma versão especial para canhotos é a Mundial Creative. Ela tem oito polegadas e serve para costura profissional. O corte da Creative tem fio serrilhado. Para saber dos preços ligue: Mundial – 0800-5412-595

Faca de sashimi para canhotos

Pouca gente sabe mas a faca usada para fazer sashimi na culinária japonesa tem o fio de corte apenas para um lado. Para sorte dos canhotos fãs de peixe cru existe uma faca especialmente para eles. Em São Paulo ela pode ser encontrada na Doural Presentes ((11) 3328-6228) e custa em torno de 700 reais. Se preferir, dá para pedir online uma versão bem mais barata online. Só não dá para garantir a qualidade.