Ervas Medicinais de A a Z – Guia Completo

Saúde e Corpo9.247 Visualizações

Em todas as partes do mundo há uma imensa variedade de plantas medicinais ou ervas medicinais. Não existe uma data precisa para identificar quando as ervas começaram a ser utilizadas na cura de doenças, já que cada povo começou a fazer uso das ervas num determinado período da humanidade. Na China, por exemplo, sabe-se que foi por volta de 3.000 a.C. que começaram a ser conhecidas as propriedades da Cânfora e do Ginseng, por exemplo.

 

As ervas medicinais são utilizadas há milhares de anos no tratamento de diversos tipos de  doenças. Apesar de serem consumidas por quem acredita no poder de cura das ervas, muitas delas ainda não têm a sua eficiência comprovada oficialmente pela ciência. No entanto, acreditando na crença popular de que elas proporcionam o efeito desejado, muitas pessoas acreditam no poder das ervas medicinais na cura de doenças e recorrem a elas sempre que precisam do seu poder medicinal.

 

Além de ser usada pela população, que gosta de fazer chás ou infusões, as ervas medicinais também são utilizadas na indústria farmacêutica. Vale ressaltar que as ervas medicinais não devem substituir os medicamentos receitados pelo médico, por isso não se deve fazer o uso indiscriminado. As ervas são utilizadas como ação preventiva e como terapia de ajuda, por isso é fundamental procurar a orientação de um médico para saber se você pode ou não tomar determinado chá de ervas.

E lembre-se: nunca tome ervas medicinais sem antes consultar um médico, pois se forem preparadas de forma incorreta, podem causar danos a saúde. Lembre-se também de manter as ervas fora do alcance das crianças. 

Prós e contras das ervas medicinais

 

Muito se fala sobre os benefícios das ervas medicinais, no entanto é preciso ressaltar que mesmo as plantas medicinais sendo naturais podem provocar algumas reações no nosso organismo. Isso acontece porque além de cada uma delas conter um princípio ativo terapêutico, algumas ervas podem conter substâncias tóxicas que podem ser prejudiciais à saúde, ou seja, o uso das ervas medicinais não é isento de risco.

É importante lembrar que as ervas medicinais naturais fazem efeito se forem tomadas na dosagem certa. Abaixo de uma quantidade específica, elas não podem fazer efeito desejável e acima da dosagem podem acarretar problemas como, por exemplo, intoxicação ou alergia provocada por algum composto. Por isso é importante que antes de começar a tomar chá por conta própria você consulte a orientação de um profissional da área.

Dicas para tomar chás de ervas medicinais

Para que você aproveite melhor as propriedades dos chás medicinais, seguem algumas dicas sobre o uso de adoçantes, o prazo de validade e o tempo de uso dos chás.

  • Adoçantes – geralmente, os chás não precisam ser adoçados, mas algumas pessoas gostam de acrescentar mel. Se este for o seu caso, adoce o chá depois de coado e somente quando ele estiver morno. Desta forma, o calor não irá destruir o poder medicinal do mel.
  • Prazo de validade – não se deve guardar o chá por mais de 24 horas após ele ter sido preparado, pois ele entra em processo de fermentação (mesmo se for colocado na geladeira). Ou seja, prepare somente a quantidade de chá para um dia.
  • Tempo de uso – não se deve tomar o mesmo chá por longos períodos, já que o nosso organismo passa a responder cada vez menos ao tratamento se o chá for ingerido por um tempo indeterminado. O recomendável é que o chá seja tomado durante 30 dias.
  • Após esse período, ele deve ser trocado por outro tipo de chá. Mais tarde, é possível retomar o uso do chá novamente.
  • Utensílios – os utensílios de metal não são recomendáveis para fazer os chás, pois eles podem alterar o efeito e o sabor do chá. Opte por recipientes de vidro, louça, barro ou esmalte. 

Como preparar chás medicinais e seu uso

Quando se fala em chás de ervas medicinais logo vem a mente que eles serão ingeridos após serem preparados por infusão ou cocção, no entanto, os chás também podem ser usados na forma de banhos, compressas, inalações, gargarejos e lavagens. Veja a seguir como prepará-los.

  • Infusão: despeje água fervente sobre a planta e abafe-a por uns 15 minutos. Este processo é utilizado para flores, folhas e ervas aromáticas, pois se são fervidas as essências podem perder-se pela ação do calor, causando a perda de sabor e o poder medicinal do chá.
  • Cocção: cozinha-se a planta, ou melhor, somente as raízes, cascas e sementes. A fervura pode variar de 3 a 15 minutos. 
  • Dosagem: normalmente, a quantidade indicada é de 20 gramas de erva por litro de água ou uma colher de chá por xícara. No entanto, a dosagem pode variar dependendo da planta.
  • Posologia: pode-se tomar mais de uma xícara de chá por dia, mas longe das refeições, a não ser que o chá seja exatamente para estimular funções digestivas. 
  • Banhos: a água deve estar morna para o banho de imersão. Tempo: cerca de 20 minutos. O banho pode ser repetido três vezes por semana durante um mês. Após este período trocar de erva.
  • Compressas: compressas de chá quente aliviam dores inflamatórias. São indicados chás com propriedades anti-inflamatórias.
  • Inalações: específico para as vias respiratórias. O chá deve ser fervido. Depois coloca-se um funil de papelão invertido sobre o recipiente, e inala o vapor.
  • Gargarejos: indicado para cavidade bucal e garganta. Pode-se colocar sal de cozinha depois de coado o chá, pois este é anti-inflamatório e antisséptico.
  • Lavagens: normalmente intestinais e vaginais (corrimento). 

Para que serve cada erva medicinal

A seguir você confere algumas características de cada uma das ervas medicinais (são mais de 170 ervas!). No entanto, nem sempre elas podem ser utilizadas, já que algumas apresentam contra indicações. É sempre bom lembrar que as ervas não devem substituir os medicamentos receitados pelos médicos e que elas não têm poderes milagrosos de cura.

ABACATEIRO "Persea Gratíssima": Ação diurética. Combate a gota e o ácido úrico. Elimina os cálculos renais e biliares. As folhas secas são melhores para serem usadas do que as folhas verdes, pois estas estimulam e aumentam as palpitações cardíacas. A massa do abacate tem alto poder cicatrizante e também é um fortificante dos cabelos.

ABÚTUA "Chododendron Platyphyllum": Usam-se a raiz e o tronco da erva. Atua no combate às cólicas, febres intermitentes e pode ser usada quando a menstruação está atrasada.

ABSINTO "Artemisia absinthum": Deve ser usado em pequenas doses. Ameniza a anemia e descarrega a bílis. Pode fazer o chá com hortelã e canela.  
OBS: Evite o uso da erva na gravidez e na lactação.

AGONIADA "Plumeria lancifoliata": Pode ser usada quando o quadro é de inflamação de útero e ovário e em situações de menstruações difíceis. Ameniza as cólicas.

AGRIÃO "Sisymbrium nasturtium": Ótimo anticaspa e ajuda na queda de cabelos. Também é um tônico cicatrizante, anti-inflamatório, estimulante, depurativo, descongestionante, digestivo e diurético.

ALCACHOFRA "Cynara sculymus": Ajuda na eliminação do ácido úrico, atua nos distúrbios hepáticos e digestivos e em casos de reumatismo. Ótimo diurético. Aumenta a secreção biliar e faz baixar a pressão arterial. 
OBS: Evitar na lactação.

ALCAÇUZ "Glycyrhiza glabra": Atua em casos de bronquite, tosses crônicas, laringite e rouquidão.

ALECRIM "Rosmarinus officinalis": Estimulante, atua na debilidade cardíaca, quando há problemas circulatórios. Combate a flatulência, males do fígado, rins e intestinos. Inalado, o chá é bom para combater a tosse, asma e gripe. Os banhos com o chá aliviam o reumatismo e curam feridas.

ALFAFA "Medicago sativa": Suplemento alimentar, rico em vitaminas (K) e minerais. Contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Age nas anemias e hemorragias. Revigorante nos casos de fadiga e alimentação insuficiente. Bom para quem sofre de osteoporose.

ALFAVACA "Occimum basilicum": Tem poder antisséptico, cura feridas e hematomas. Pode ser usada em gargarejos e bochechos contra dor de garganta, mau hálito e aftas. O chá de alfavaca atua em casos de cólica renal, prisão de ventre, tosse, gripe forte, bronquite e até dor de cabeça.

ALFAZEMA "Lavandula officinalis": Calmante. Poderoso antisséptico, cicatrizante, estimula a circulação periférica, antidepressiva, sedativa e analgésica. Restabelece o fluxo menstrual. Alivia as dores de cabeça e a enxaqueca. Utilizada para tratar asma, gases, rinite.

ALGODOEIRO "Gossypium herbaceum": Pode ser usada a casca da raiz recente, folhas e sementes. Tem propriedade diurética. Ameniza cólicas, dores do parto e combate a inflamação no útero. 
OBS: Deve ser evitada na gravidez.

ALHO "Alium sativum": Ótimo anti-inflamatório e antioxidante (combate os radicais livres). Excelente para gripes e resfriados, e para quem tem asma, bronquite e tuberculose. Ajuda a regularizar o colesterol. Elimina vermes. Ativa a circulação sanguínea. Ajuda a combater infecções. Deve ser usado com moderação, pois aumenta a secreção nas glândulas salivares e do aparelho digestivo.

AMEIXEIRA "Prunus Doméstica": As folhas e o fruto servem para soltar o intestino (em caso de prisão de ventre) e regularizar as funções digestivas.

AMOREIRA "Morus Nigra": Antioxidante, contribui para a beleza da pele e do cabelo. Ótimo regulador intestinal. As folhas são empregadas no combate ao diabetes, pedras nos rins e colesterol alto. Útil na reposição hormonal.

ANDIROBA "Carápa guaiananensis": Semente da Amazônia que é cicatrizante e diurético. Trata inflamações na pele. Atua no combate ao reumatismo. O chá com a casca da árvore serve para diminuir a febre. Elimina os vermes.

ANGÉLICA "Angelica Officinalis": Trata problemas digestivos e estomacais. Combate a ansiedade, asma, cólica, disenteria, gases e enxaqueca. Não é recomendado a diabéticos.

ANIZ "Pimpinella anisum": A semente de aniz favorece as secreções salivares, gástricas. É indicado em dispepsias nervosas, enxaquecas de origem digestiva, deficiências cardiovasculares (palpitações e angina), asma, catarros bronquiais. Bom para a digestão e cólicas intestinais em recém-nascidos. Elimina gases estomacais e intestinais. Efeito expectorante nas gripes, resfriados e tosses. 
OBS: Não tomar o chá de forma prolongada e em excesso, pois pode causar intoxicação.

ARNICA "Arnica do Campo": Poderoso anti-inflamatório. Ação analgésica. Indicado em casos de contusões, entorses, luxações, hematomas, traumatismos e distensões musculares. Ajuda no combate a artrite, artrose e dores. Ação antisséptica em infecções bucais e furúnculos.

APERTA RUÃO/PIMENTA DE FRUTO GANCHOSO " Piper aduncum": Diurético, adstringente e tônico digestivo. Indicado para hemorragias, diarreia, problemas de fígado e combate ao mau hálito. Combate a erisipela.

AROEIRA "Schinus Terebinthifolius": Balsâmico e adstringente empregado nas doenças de vias urinárias, como cistite. Combate a febre e secreções nas bronquites, gripes e resfriados. Cicatrizante, é usado nas feridas e inflamações em geral.

ARRUDA "Ruta Graveoleons": Ação analgésica, anti-inflamatória, calmante e fortificante. Aumenta a resistência de vasos capilares sanguíneos, evita a ruptura, provoca uma leve contração do útero, estimula as fibras musculares. Indicado nos casos de reumatismos, nevralgias, úlceras, tratamento de cistos, varizes, verminoses e problemas respiratórios.

ARTEMISIA "Artemísia vulgaris": Combate problemas de ovários, ciclo menstrual irregular, lombrigas, gastrite, anemia, diarreia, câimbras e reumatismo. 
OBS: Deve ser evitada por mulheres grávidas.

ASSA PEIXE "Bohemeria caudata": Expectorante. Eficaz contra resfriados, gripe, tosse forte e bronquite, aliviando dores no peito e nas costas. Estanca o sangramento. Também é indicado para o tratamento de cálculos renais.

AVENCA "Adiantum capillus-veneris": Tem ação protetora sobre peles sensíveis e age contra queda de cabelos. Combate males respiratórios como bronquite, asma e tosse com catarro. Também é indicado para casos de rouquidão e gripe.

BANCHÁ "Thea sinensis": Diurética, analgésica, anticoagulante e levemente tônica. Controla o colesterol alto e a hipertensão arterial. Também provoca efeito emagrecedor.

BARBATIMÃO "Stryphnodendron barbatiman": Usa-se externamente reduzindo a pó e aplicado sobre úlceras e hérnias. Como tônico, cozinha a casca para combater hemorragias uterinas, catarro vaginal e diarreias. Também atua como cicatrizante. Indicado para cistos, miomas, colite.

BARDANA/FOLHA "Arctium lappa": Diurética, desintoxicante, anti-inflamatória, depurativa e cicatrizante. Indicado para casos de reumatismo, colesterol, artrite, diabetes, bronquite crônica, prisão de ventre, gota e sífilis. Restaura a cor da pele e também age no couro cabeludo.

BOLDO CHILENO "Peomus boldus: Ativa a secreção salivar, biliar e gástrica em casos de hipoacidez e dispepsias. Muito utilizado em hepatite crônica e aguda. Estimulante das funções digestivas. Indicado para prisão de ventre, cálculos biliares, tonturas e problemas de vesícula, fígado e pâncreas.

BORRAGEM "Borago officinalis": Anti-inflamatória, expectorante, adstringente e altamente diurética. Indicado em casos de inflamações de bexiga e pedras nos rins ou bexiga. Auxilia na eliminação de toxinas e em casos de tensão pré-menstrual e cirrose hepática.  

CABELO DE MILHO "Zea Mays": Poderoso diurético. Regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. Ajuda a baixar a pressão e desintoxica o sangue. 
OBS: Não é recomendado o uso em casos adiantados de inflamação nos rins ou bexiga.

CACTO/MANDACARU "Cactus grandiflorus": Estimulante do coração, similar a "Digitális", utilizado contra problemas circulatórias, reumatismo, palpitações cardíacas e angina peitoral.

CAJUEIRO "Anacardium occidentale": É estimulante do organismo, combate o diabetes e é anti-hemorrágico. Em gargarejos cura inflamações da garganta, aftas. Ameniza irritações vaginais. Indicado contra fraqueza em geral, cólicas, hipertensão, doenças da pele e inchaço.

CALÊNDULA "Calendula officinalis": Antialérgica, antisséptico e cicatrizante. Diminui a gastrite e a úlcera duodenal. Favorece a regeneração de tecidos danificados, refresca peles sensíveis e queimadas pelo sol. Combate a cólica menstrual, artrose e problemas na produção da bile.

CAMOMILA "Matricaria chamomilla": Calmante, antialérgico e anti-inflamatório. Atua em casos de inflamações agudas e crônicas da mucosa gastrointestinal, falta de apetite, gases e colites. Alívio das cólicas menstruais e nas cólicas das crianças.

CANA DO BREJO "Costus spicatus": Diurético. Ajuda a eliminar pedras na bexiga, cálculos renais. Combate a sífilis, inflamações nos rins, arteriosclerose, distúrbio menstrual, dor reumática, inchaço e inflamações na uretra.

CANELA "Cinnamomum zeylanicum": Aromático, estimulante da circulação, do coração e aumenta a pressão. Provoca a contração de músculos e do útero. Inibe a falta de apetite, melhora a flatulência. Indicado para o combate a gripes, resfriados e febres.

CARAMBOLEIRA "Averhoa carambola": Diurético, elimina pedras nos rins e da bexiga, combate febres e auxilia no controle da diabetes. Ajuda no emagrecimento.

CARAPIÁ "Dorstênnia arifolia" Depurativo, estimulante digestivo e age contra anemia. A raiz apressa a cicatrização de ossos fraturados. Indicado para cólicas menstruais, problemas uterinos, infecções urinárias.

CARVÃO VEGETAL: Por ser altamente absorvente, é empregada na eliminação de toxinas, em casos de envenenamento ou intoxicação. Atua no tratamento de dores estomacais, mau hálito, aftas, diarreias infecciosas e intoxicações.

CAPIM CIDRÃO "Cymbopogon citratus": Calmante, sedativa, analgésica e antitérmica, promove uma diminuição da atividade motora e aumenta o tempo de sono. Combate o histerismo, ansiedade, estresse, tensão muscular, reumatismo, cólicas menstruas e intestinais, cefaleia e outras doenças nervosas.

CARDO SANTO: "Cirsium vulgare": Tônico amargo, adstringente, diurético, expectorante e antisséptico. Indicado em problemas gástricos, indigestão, asma e catarro nos brônquios. Indicado no tratamento da diabetes, cistite, coqueluche. Também aplicado na cicatrização de feridas.

CAROBINHA "Jacarandá copaia": Diurético. Depurativo do sangue. Indicado contra sífilis, doenças de pele, doenças reumáticas, reumatismo e artrose.

CARQUEJA "Baccharis triptera": Age sobre o fígado e intestino, limpa as toxinas do sangue, combate a anemia e a fraqueza intestinal. Indicado em casos de gastrite, má digestão, azia, cálculos biliares e prisão de ventre.

CÁSCARA SAGRADA "Rhamnus purshiana": Diurético, forte laxante, que reestabelece o tônus natural do cólon do intestino e normaliza as funções do intestino. Indicado no tratamento da obesidade e do diabetes. Usado em problemas de prisão de ventre, bílis e no baço. 

CASTANHA DA ÍNDIA "Aesculus hippocastanum": Excelente tônico circulatório, ativa a circulação sanguínea, prevenindo acidentes vasculares. Ameniza a dor nas pernas e costas. Atua sobre o sistema venoso e em cólicas menstruais. 

CATUABA "Erytroxylon catuaba": Afrodisíaco e tonificante, opera lentamente dando energia ao organismo. Indicado em casos de fadiga, insônia, falta de memória ou impotência sexual.

CAVALINHA "Equisetum arvensis": Diurético, desintoxicante, anti-inflamatório, adstringente e revitalizante. Indicado para problema genital e urinário, anemia, cálculos renais, pedra na vesícula, estrias, flacidez da pele e músculos e menstruação excessiva. Age nos brônquios, limpando secreções dos pulmões e do sangue.

CENTELLA ASIÁTICA "Hidrocotile asiática": Rejuvenesce o cérebro, os nervos e as glândulas endócrinas. Estimula a produção de colágeno, previne as rugas, atua no tratamento de dermatoses, reumatismo, varizes. Combate a celulite e a gordura localizada. Indicado para terapias de emagrecimento e da pele.

CHAPÉU DE COURO "Equinodorus macrophyllus": Depurativo, efeito laxativo e estimulante da bílis. Reduz o ácido úrico e combate o reumatismo, tosse, gripe, pressão alta, colesterol, problemas no fígado, bexiga e vias urinárias. Indicado para diabetes.

CIPÓ CABELUDO "Mikania hirsutíssima": Indicado em cólicas menstruais, nefrite, cistite, reumatismo e inflamações da bexiga. Combate a coceira, dor no corpo, gota, frieira.

CIPÓ MIL HOMENS "Aristolochia brasiliensis": Diurético, antisséptico. Estimulante dos rins, fígado e baço, ameniza cólicas intestinais e a febre. Combate casos de asma, diarreia, epilepsia e problemas gástricos. 
OBS: Não deve ser tomado durante a gravidez.

COMPOSTO/BRONQUITE: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da bronquite: Assa Peixe + Bardana + Malva + Menta + Tanchagem.

COMPOSTO CALMANTE: Combinação das ervas mais indicadas para combater o nervosismo: Capim Cidrão + Camomila + Melissa + Hipérico + Maracujá.

COMPOSTO/CIRCULAÇÃO: Combinação das ervas mais indicadas para melhorar a circulação sanguínea: Arnica + Erva de Bicho + Ginkgo Biloba + Hamamelis.

COMPOSTO/CÓLICAS MENSTRUAIS: Combinação das ervas mais indicadas para amenizar cólicas menstruais: Artemísia + Arruda + Aroeira + Carapiá + Losna + Sálvia  Esclarea.

COMPOSTO/COLESTEROL: Combinação das ervas mais indicadas para diminuir o colesterol: Erva de Bugre + Alcachofra + Carobinha + Dente de Leão + Pedra Ume Caá.

COMPOSTO DEPURATIVO: Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue: Alcachofra + Capim Cidrão + Carobinha + Porangaba + Sene Indiano.

COMPOSTO/DIABETES: Combinação das ervas mais indicadas para combater o diabetes e diminuir a taxa de açúcar no sangue: Pata de Vaca + Pedra Ume Caá + Ipê Roxo + Graviola + Carqueja.

COMPOSTO/CÁLCULOS RENAIS: Combinação das ervas mais indicadas para combater os males dos rins: Alcachofra Capim Cidrão + Quebra-Pedras + Cabelo de Milho + Cana do Brejo.

COMPOSTO EMAGRECEDOR: Combinação das ervas mais indicadas para ajudar no emagrecimento: Abacateiro + Carqueja + Cavalinha + Chapéu-de-couro + Espinheira-santa + Jurubeba + Erva de bugre.

COMPOSTO EQUILIBRIUM: Combinação das ervas mais indicadas para acalmar sem sentir sono: Capim Cidrão + Melissa + Guaraná da Amazônia + Hibisco + Ginkgo Biloba + Jasmim.

COMPOSTO ENERGÉTICO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os Stress e o desgaste físico/mental: Catuaba + Guaraná da Amazônia + Pfaffia + Marapuama.

COMPOSTO/ESTÔMAGO: Combinação das ervas mais indicadas para combater dores de estomago e má digestão crônica: Artemísia + Bardana + Camomila + Carqueja + Erva de São João + Picão + Tanchagem.

COMPOSTO/FÍGADO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os males do fígado: Espinheira Santa + Carqueja Doce + Boldo do Chile + Camomila + Dente de Leão.

COMPOSTO/GRIPE: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da gripe ou resfriado, como coriza, dores no corpo e baixa energia: Assa Peixe + Alfavaca + Guaco + Erva Cidreira + Guaraná da Amazônia + Pariparoba.

COMPOSTO/MENOPAUSA: Combinação das ervas indicadas para combater os suores e acalmar o sistema nervoso: Carobinha + Calêndula + Milefólio + Melissa + Tília.

COMPOSTO/PROBLEMAS DE PELE: Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue e eliminar a Acne e a oleosidade da pele: Chapéu de Couro + Carobinha + Douradinha + Erva Macaé + Erva de Bugre + Bardana.

COMPOSTO CONTRA PRESSÃO ALTA: Combinação das ervas mais indicadas para baixar a pressão e amenizar dores de cabeça: Arnica + Capim Cidrão + Erva de Bugre + Passiflora + Milefólio + Pitangueira + Sete Sangrias.

COMPOSTO CONTRA REUMATISMO: Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas do reumatismo, ácido úrico e dores lombares: Alecrim+Chapéu de Couro+Garra do Diabo+Salsaparrilha+ Tayuiá.

COMPOSTO/SINUSITE/ASMA: Combinação das ervas contra a sinusite e dificuldade na respiração nos quadros de bronquite asmática: Arruda + Eucalipto Aromático + Salvia.

CONFREI "Symphytum asperrimum": Cicatrizante, calmante e descongestionante. Ajuda na cicatrização de queimaduras e feridas. A infusão forte deve ser usada em compressas, para acabar com irritações e espinhas na pele. Normaliza as funções intestinais e acaba com problemas nas vias respiratórias, fígado, úlceras varicosas, pressão alta e infecções.

CORDÃO DE FRADE "Leonotis nepetaefolia": Diurético. Ameniza dores de estômago, cólicas e fortalece convalescentes. Indicado para tosse, asma, bronquite, problemas respiratórios.

CRAVO DA ÍNDIA "Syzygium aromaticum": Excitante e aromático. Digestivo. Alivia dor de dente. Facilita a menstruação. Atua contra os gases.

DENTE DE LEÃO "Taraxacum officinalis:" Diurético e depurativo do sangue. Age no fígado e nos rins, é indicado para diabéticos. Melhora o apetite e combate a prisão de ventre. Fortifica os nervos, o cérebro e as vistas, mas sua ingestão diária não pode ultrapassar três xícaras, sem adoçantes.

DOURADINHA "Waltherea douradinha": Diurético. Eficiente na dificuldade em urinar, inflamações da bexiga e elimina pedras. Contra problemas pulmonares, bronquite e tosse. Indicada para reumatismo, gota, cistite, pressão arterial.

EMBAÚBA "Cecropia palmata": Poderoso diurético. Expectorante, cicatrizante, descongestionante. Ameniza a pressão e regula as batidas do coração. Indicado para diabetes. OBS: Não fazer uso contínuo.

EMBURANA "Torresea cearensis": Broncodilatador que provoca um relaxamento. Indicada em casos de bronquite, tosse, gripe, resfriado, asma e hemorragia. Ameniza cólicas intestinais e uterinas.

ENDRO "Anethum graveolens": Digestivo. Combate ânsias de vômitos e soluços, cura inflamações de garganta e da boca. Ameniza flatulência, cólicas intestinais e de estômago, gases e hiperacidez estomacal. Aumenta o leite materno.

ERVA BALEEIRA/SALICÍNIA "Cordia verbenácea": Anti-inflamatória, cicatrizante, tem a propriedade de remover hematomas. Indicado para dores musculares, reumatismo, artrite e artrose.

ERVA CIDREIRA "Melissa officinalis": Tranquilizante e sedativa, relaxa o sistema nervoso, induz ao sono. Indicado em crises nervosas, taquicardia, histerismo e depressão. Beneficia o sistema digestivo. Diminui palpitações do coração.

ERVA DE BICHO "Polygonum acre": Diurética, Analgésica, anti-inflamatória. Tem efeito circulatório. Usada no tratamento de hemorroidas, varizes, úlceras e hemorragias. Melhora o desempenho cerebral e o raciocínio.

ERVA DE BUGRE "Casearia sylvestris": Diurético, anticolesterol. Diminui o inchaço das pernas, estimula a circulação e o coração, atua no combate à obesidade, ao mau hálito, ao reumatismo, à gastrite. Útil em doenças de pele (como micose), mordidas de cobras e aranhas.

ERVA DE SÃO JOÃO "Agerathum conyzoides": Antifebril, antidepressiva, anti-inflamatória. Combate os males da menopausa, colites, cólicas menstruais, dores musculares, dores de estômago e gases. Não confundir com "Herb San John" (Hipérico).

ERVA DOCE "Pimpinella anisum": Calmante, combate insônia, náuseas, cólicas e vômitos. Reestabelece a menstruação e aumenta o leite materno. Ajuda no emagrecimento. Diurético, ajuda na eliminação de líquidos.  
OBS: Não deve ser tomado por mulheres grávidas.

ERVA MACAÉ "Leunurus sibiricus": Diurética. Indicado nas doenças de pele e erisipela.  Combate o colesterol e a pressão alta, regula a menstruação e elimina toxinas. Efetiva contra infecções bacterianas. Atua contra problemas renais. 
OBS: Não deve ser dada às mulheres grávidas.

ERVA SANTA MARIA/MENTRUZ "Chenopodium ambrosioides": Laxativo. Atua no combate à indigestão, em problemas de circulação, hemorroidas, varizes, gases, úlcera e câimbras. Facilita a menstruação e combate doenças nervosas.

ESPINHEIRA SANTA "Maytenus ilicifolia": Cicatrizante e antisséptica. Indicado no tratamento de úlceras e gastrite. Normaliza as funções gastrointestinais. Atua no combate a azia, vômitos e má digestão.

EUCALIPTO AROMÁTICO "Eucaliptus globulos": Poderoso antisséptico. Em forma de inalação é indicado para problemas pulmonares, bronquite, asma e inflamações da garganta.

FÁFIA Pfaffia Paniculata: GINSENG BRASILEIRO: Ativa a memória e a concentração. Combate o cansaço, o desânimo e o estresse. É tida como rejuvenescedora e revitalizante. Tida ainda como estimulante das funções sexuais. Indicado no tratamento de problemas circulatórios.

FENO GREGO "Trigonella foenum-graecum": Nutritiva, utilizada em casos de perda de apetite. Indicado nas fraquezas típicas de gripes, anemia ou convalescência. Melhora a pele e trata inflamação.

FUCUS (alga): "Fucus vesiculosos": Indicado para casos de hipotireoidismo, obesidade, vesícula e disfunções da tireoide com baixa taxa de iodo.
OBS: Contra indicado em casos de hipertireoidismo, problemas cardíacos, gravidez e lactação.

GARRA DO DIABO "Harpagophytum procumbens": Anti-inflamatório e desintoxicante. Indicada contra reumatismo, artrite e artrose, gota, diabetes, arteriosclerose (melhora a flexibilidade das artérias) e doenças do fígado.
OBS: Grávidas não devem tomar o chá.

GENCIANA "Gentiana lutea": Estimulante digestivo, depurativa. Indicado para anemia, indigestão, fraqueza geral, e na falta de apetite. 
OBS: Contra indicado em casos de úlcera gástrica.

GENGIBRE "Zingiber officinalis": Antisséptico e anti-inflamatório que apresenta resultados contra o reumatismo e artrites. Ajuda a acelerar o metabolismo e retarda o envelhecimento. Indicado contra asma, bronquite, rouquidão. 

GERVÃO "Verbena bonariensis": Indicado nas dores do fígado e do estômago. Atua em casos de febres, prisão de ventre, contusão, bronquite, cefaleia, ferida, erisipela.

GINKGO BILOBA: Ação preventiva e curativa na oxidação das células e no envelhecimento. Atua e combate os radicais livres. Estimulante da circulação, evitando tromboses. Indicado contra micro varizes, artrite, fadiga, cefaleia e cansaço nas pernas. Promove maior oxigenação cerebral, excelente para problemas de memória e de concentração.

GINSENG COREANO "Panax Ginseng": Estimulante. Indicado nos casos de anemia, gripes e resfriados. Alivia o cansaço, a fadiga e os males da menopausa. 
OBS: Pode elevar a pressão arterial, não é recomendado para hipertensos.

GUACO "Mikania glomerata": Expectorante. Dissolve catarro dos brônquios, expele secreções típicas de gripes e resfriados e bronquite alérgica. Diminui a inflamação na garganta.

GUAÇATONGA "Casearia sylvestris": Anestésica, cicatrizante e depurativa do sangue. Estimulante da circulação, usada em doenças de pele. Trata a herpes. Ideal para inchaço das pernas, inflamações, obesidade, úlceras, micose, picadas de cobra e insetos.

GUARANÁ "Paullinia cupana": Afrodisíaco. Estimulante, que dá energia física ao organismo. Indicado para casos de esgotamento físico, atividades intelectuais. Contém muita cafeína.

GUINÉ "Petiveria tetrandra": Indicado para dor de cabeça, dores de coluna, muscular e reumática, enxaqueca, falta de memória e problemas nervosos. Ajuda em casos de inchaço, inflamação na boca. Eficaz antídoto ao veneno de cobra. 
OBS: Não deve ser tomado por mulheres grávidas.

GRAVIOLA "Anona muricata": Ajuda no emagrecimento, diminui o colesterol e baixa a pressão. Poderoso hipoglicemiante muito indicado em diabete. Ainda é analgésico em nevralgias e reumatismo.

HAMAMELIS "Hamamelis virginica": Ação adstringente, antioxidante e anti-inflamatória, diminui as secreções e ativa a circulação. Atua no combate às varizes, inchaço nas pernas e trombose. Combate os sinais do envelhecimento. Muito utilizada como shampoo, pois ativa a circulação da pele e evita queda de cabelos.

HERA "Glechoma hederácea": Contém importantes propriedades terapêuticas. Suas folhas são analgésicas, vasodilatadora, descongestionante. Combate a celulite. Diminui inflamações. Ajuda a dar brilho nos cabelos escuros. 
OBS: Contra indicado em casos de hipertireoidismo por conter muito iodo. Não recomendável durante a gravidez.

HIBISCO "Hibiscus sabdarifa": Ação antioxidante e anti-inflamatória. Tem efeito laxante sem cólicas, melhora a digestão e a circulação, aumenta a diurese e acalma os nervos. Estimula a queima de gordura corporal, regulariza o intestino e combate a retenção de líquido.

HIPÉRICO "Hipeycum perfloratum": Calmante, antidepressivo, anti-inflamatório e cicatrizante. Atua na insuficiência hepática, má digestão, insônia, gota e reumatismo.

HORTELÃ JAPONESA "Mentha arvensis": Calmante, antisséptico. Elimina gases estomacais e é sedativo do estômago (faz cessar os vômitos). Descongestiona as vias respiratórias. Indicado para espasmos, vômitos, náuseas, azia e flatulência.

IPECACUANHA (PAPACONHA) "Cephaelis ipecacuanha": Indicado contra a bronquite, tosse com catarro e desenteria.

IPÊ ROXO "Tabebuia impetiginosa": A substância com propriedades terapêuticas é encontrada na casca. Analgésico e anticoagulante. Indicado em casos de bronquite, asma, arteriosclerose, úlcera, anemia, artrite, diabetes e no tratamento de doenças estomacais e da pele.

JABORANDI "Pilocarpus jaborandi": Age nas glândulas salivares e sudoríferas. Estimula as secreções gástricas, por isso é um ótimo digestivo. Indicado no tratamento de doenças do aparelho respiratório, edema pulmonar, hemorragias, inflamação no útero, laringite e bronquite. Tônico capilar, aliado na luta contra a queda de cabelo.

JAMBOLÃO "Syzygium jambolanium": Adstringente e poderoso hipoglicemiante. Indicado em casos de diabetes, disfunções nervosas, prisão de ventre e distúrbios gástricos e pancreáticos.

JASMIM "Gardenia jasminoides": Diurético, calmante, favorece um sono tranquilo.  Indicado como xarope contra tosse e gripe. Em compressas, auxilia no tratamento da conjuntivite, inflamações dos olhos e problemas da pele. Combate a falta de ar, dores de cabeça e cólicas.

JATOBÁ "Hymenaea courabril": Fortificante usado contra doenças pulmonares. Cura cistite (não infecciosa). Combate a cólica, diarreia, problemas de estômago, bronquite, tosse, laringite e problemas nas vias respiratórias.

JUÁ "Solanum viarum": A casca é utilizada como dentifrício, os frutos são calmantes dos nervos. A raiz é diurética, ajuda a emagrecer, melhora as funções do fígado e bexiga. Pode ser usado como tônico capilar, combatendo a caspa, piolhos, queda de cabelo e feridas no couro cabeludo.

JURUBEBA "Solanum paniculatum": Estimulante das funções digestivas, do fígado e baço. Indicado em casos de insuficiência hepática, prisão de ventre, azia, cistite, gastrite e úlcera, bronquite, tosse.

LARANJEIRA "Citrus aurantium": Desintoxicante, anticoagulante, antidepressivo. Contém vitaminas e sais minerais, sento ótimo contra gripes e resfriados, pois é depurativo e sudorífico. Ajuda no combate ao estresse, febre e insônia.

LOURO "Laurus nobilis": Contra má digestão e ressaca alcoólica, doenças de fígado e estômago. Alivio de gases e cólicas estomacais e menstruais.
OBS: As grávidas devem evitar a ingestão.

LOSNA "Artemisia absinthum": Sem excessos, a infusão da losna pode aumentar a secreção biliar, favorecendo o funcionamento do fígado. Limpa e regulariza o funcionamento do estômago, rins, bexiga e pulmões. Indicado contra doenças nervosas, falta de apetite, mau hálito, prisão de ventre, cólica intestinal.
OBS: Em doses altas pode se tornar um psicoestimulante.

LÚPULO/FLOR "Humulus lupulus": Poderoso sedativo e hipnótico. Indicado em casos de insônia crônica. É ainda digestiva e antibiótica. Calmante, combate a ansiedade, dor de cabeça, taquicardia e espasmos.

MACELA/FLOR "Achyzocline satureoides": Planta aromática. Indicado para problemas digestivos, azia, distúrbios menstruais, enjoos, náuseas, vômitos, diarreias e disfunções gástricas e digestivas.

MALVA "Malva sylvestris": Indicado para problemas respiratórios. Favorece a cicatrização e processos gastrointestinais, com benefícios à pele. Tratamento com gargarejos do chá para inflamações da garganta e da boca como gengivite e afta. Atua no combate a úlcera, gastrite e prisão de ventre.

MAMICA DE CADELA "Zanthoxylon rhoifolium": Indicado contra problemas de pele, como vitiligo. Atua no combate a bronquite, gripe, dores de dente e ouvido, resfriados e má-circulação do sangue.

MANJERICÃO "Ocimum basilicum": Digestivo, anti-inflamatório. Elimina gases. Indicado para bronquite, dor de garganta, febre, tosse, fraqueza, dor de cabeça, gripe, infecções intestinais, dos rins e do estômago, insônia, vômito.

MARACUJÁ "Passiflora alata": Calmante. Diurética. Indicado em dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, perturbações nervosas. Para quem sofre de insônia. 
OBS: Contra indicado para quem tem pressão baixa.

MARAPUAMA "Ptychopetalum olacoides": É afrodisíaco e antidepressivo. Ação estimulante do sistema nervoso central. Indicado em casos de esgotamento físico, fadiga, impotência sexual e frigidez.

MASTRUÇO "Lepidium sativum": Depurativo muito empregado em doenças pulmonárias, como pneumonia, bronquite e raquitismo. Expectorante. Efeito cicatrizante, tira hematomas e cura feridas. Estimulante das funções hepáticas.

MIL FOLHAS/NOVALGINA "Aquiléa millefolium": Diurético, analgésico, anti-inflamatório e antisséptico. Bom para baixar febre e aliviar dores. Agem em casos de reumatismo, varizes, insônia, pressão alta, má circulação, males do estômago e fígado.

MORANGUEIRA "Fragaria vesca": Atua no combate à inflamação dos rins e bexiga, desobstruindo os rins, liberando a urina. Ameniza a gota, o ácido úrico e reumatismo.

MULUNGU "Erytrina verna": Calmante poderoso, sedativo, acalma o sistema nervoso. Ideal para quem sofre de insônia e ansiedade. Analgésico e muito usado em manipulação, contra pressão alta. Também é usado no combate a asma.

NOGUEIRA "Juglans regia": Trata anemia, anginas, útero, bexiga, inflação dos ovários, gota, impureza do sangue, mal de Pott (tuberculose dos ossos), reumatismo, diarreia e fraqueza orgânica.

NÓZ MOSCADA "Myristica fragans": Estimulante, anti-inflamatória, fortificante. Digestiva e antirreumática, muito utilizada contra pressão alta. Usada no combate a asma, cólica intestinal e estômago, soluços, arrotos, flatulência. 

OLIVEIRA "Olea europaea": Anti-inflamatória e antioxidante. Desinflama a boca e garganta. Regula a pressão arterial e os intestinos e combate o colesterol. Age na eliminação das gorduras acumuladas na região abdominal, combate os radicais livres.

PALMA CHRISTY"Ricinus comunis": Laxante. Auxilia no emagrecimento.

PARIETÁRIA "Parietária officinalis": Diurético, dissolve cálculos renais. Muito usada em males dos rins, inflamações da bexiga e do aparelho urinário. Alivia dores.

PARIPAROBA/JAGUARANDI "Piper umbellatum": Age contra resfriados e asma. Atua no combate aos males do fígado, baço, pâncreas e vesícula. Alivia azia, úlceras e hemorroidas. Mastigar a raiz alivia dor de dente.

PATA DE VACA"Bauhinia forficata": Poderoso hipoglicemiante, diurético. Reduz o colesterol. Combate a diabetes. Também combate problemas no intestino, rins, estômago e fígado.

PAU PRA TUDO "Cinamodendron axilare": Afrodisíaco, muito indicado contra diabetes.

PAU TENENTE "Quassia amara": Fortalecedor hepático. Indicado em males do estômago, diarreia, anemia, má digestão, distúrbios gastrintestinais e diabetes, baixa a taxa de açúcar no sangue. Lavar a cabeça com o chá elimina piolhos.

PEDRA UME CAÁ "Myrcia sphaerocarpa": Baixa a taxa de açúcar e colesterol. Empregada no tratamento do diabetes. Também é usado no combate aos problemas renais, hemorroidas, inflamação de útero e ovário.

PICÃO BRANCO "Galinsoga parviflora": Digestivo. Indicado para dores de estômago, males do fígado, icterícia, hepatite e outras infecções do aparelho digestivo.

PICÃO PRETO "Bidens pilosa": Digestivo. Ajuda a remover pedras na vesícula e rins. Ameniza o diabetes. Alivia inflamações.

PITANGUEIRA "Stenocalys michelli": Calmante infantil. Muito utilizada contra diarreia em crianças. Combate bronquite, febre. Abaixa a pressão. Reduz o colesterol sanguíneo e controla o ácido úrico na urina.

POEJO "Mentha pylegium": Expectorante. Bom para gripes e resfriados, asma e tosse crônica. O limite de consumo é de duas xícaras ao dia.

PORANGABA "Cordia salicifolia": Diminui o apetite, aumenta a energia. Diminui o colesterol. Não confundir com Erva de Bugre.

PULMONÁRIA "Pulmonaria officinalis": Indicado nas doenças do pulmão (pneumonia, enfisema pulmonar). Eficiente expectorante, misturado com mel de abelhas. Facilita a respiração.

QUEBRA PEDRA "Phylantus niruri": Ação diurética. Hpoglicemiante, antibactericida e anticancerígena, age principalmente no fígado. Auxilia na eliminação de cálculos renais, nefrites, cistites e ácido úrico. Promove a desobstrução da uretra. Chá das folhas e das sementes é indicado contra diabetes. 
OBS: Contra indicado na gravidez.

QUINA-QUINA "Chincona sp": A árvore possui raízes e cascas contendo o quinino, um alcaloide que permite agir como antisséptico, adstringente. Indicada para gripe, febre, inflamações, em casos de malária e anemias.

ROMÃ/CASCAS "Punica granathum": Adstringente. Usada no tratamento de inflamações de garganta, amígdala e cólicas. Elimina vermes.

SABUGUEIRO "Sambucus nigra": Indicado para gripes, febres, resfriados, sarampo, caxumba, rubéola e catapora. Elimina o ácido úrico, cálculos renais e toxinas do sangue. Provoca sudorese.

SÁLVIA "Salvia officinalis": Ação antisséptica, adstringente e estimulante. Combate os males da menopausa. Atua no tratamento da gripe, febre, resfriado, problema digestivo, cólicas menstruais. 
OBS: É contra indicado em gravidez e lactação.

SALSSAPARILHA "Smilax salsaparrilha": Depurativo do sangue. Combate a gota, ácido úrico e reumatismo. Diminui a dificuldade em urinar, elimina pedras nos rins e bexiga. Atua no combate ao colesterol.

SASSAFRÁZ "Ocotea preciosa": Depurativo do sangue. Diurético. Elimina dores ósseas. Ideal para dores artríticas, inchaços, erupções cutâneas e no tratamento de reumatismo.

SENE INDIANO "Cassia augustifolia": Estimula a mucosa intestinal, agindo como laxante. Indicado em casos de prisão de ventre. Não deve ser usado continuamente. Tomar no máximo uma xícara por dia e, no máximo, por dez dias seguidos. Usar infuso no máximo 2 gramas por xícara de água. 
OBS: Contra indicado a gestantes e lactantes.

SETE SANGRIAS "Cuphea ingrata": Depurativa do sangue. Tem efeito sedativo do sistema nervoso central. É indicado no tratamento da arteriosclerose, hipertensão e palpitações no coração. Usado no combate à diarreia e reumatismo. 
OBS: Não é aconselhado uso para crianças.

STÉVIA "Stevia rebaudiana": Trezentas vezes mais doce que o açúcar de cana. Não tem calorias e ainda é diurética. Indicada aos diabéticos. Atua como calmante. Indicado contra pressão alta, depressão e insônia. Favorece a eliminação de toxinas e do colesterol.

SUCUPIRA "Dilotropis incexis": Semente depurativa, oleosa, contra manchas de pele, eczemas, feridas na pele. Antirreumática e anti-hemorrágica. Combate a úlcera, gastrite, artrose, ácido úrico, artrite. Combate inflamações no útero e no ovário.

TANCHAGEM "Plantago major": Combate a tosse, asma e a tuberculose. Indicado também em casos de diarreias e hemorragias pós-parto. Combate inflamação das gengivas, da garganta, das amígdalas, da faringe, dos intestinos, do estômago, dos rins, da bexiga e das hemorroidas. Usar infusão de 30 gramas para cada litro de água. Externamente, o suco das folhas ou o cozimento é usado para curar feridas e doenças de pele.

TAYUIÁ "Cayaponia tayuia": Depurativo poderoso. Tem ação diurética e desobstrui o fígado. Costuma ser usada no tratamento de reumatismo, artrite, úlcera, psoríase e erisipela.

TÍLIA "Tilia cordata": Calmante e expectorante. Auxilia no tratamento de distúrbios do sistema nervoso como stress, ansiedade e histeria. Indicado em casos de febres, resfriados e dores estomacais. Alivia a dor de cabeça, enxaqueca. Usar 10 gramas para cada litro de água.

UNHA DE GATO "Acacia plumosa": Ação anti-inflamatória. Combate o reumatismo, a artrose e o alívio de dores nas articulações. Indicado para tumores metásticos. Também usada contra doenças venéreas. Usada na cicatrização de feridas.

URTIGA "Urtica dioica": Ação vasoconstritora e depurativa. Revitalizante e hipoglicemiante. Serve para tornar o cabelo brilhante. Bom para hemorragias, anemias, circulação sanguínea, diarreias e úlcera. 
OBS: Não utilizar as sementes. O uso da urtiga no corpo pode provocar irritações na pele e corrimentos.

UVA URSI "Arctostaphylos urva ursi": Ação antibacteriana, antisséptica e antibiótica. Indicado em casos de inflamações renais e diarreias. Usada em casos de bronquite, dores nas costas, pedras nos rins, úlcera e pedras na bexiga. 
OBS: Não é recomendável usar na gravidez ou lactação.

VALERIANA "Valeriana officinalis": Poderoso calmante. Ação antiespasmódica e anestésico. Atenua a irritabilidade nervosa e a cefaleia de origem nervosa. Combate a insônia crônica, o stress, a fadiga, a ansiedade e a depressão nervosa. Externamente é indicado na cicatrização de feridas.

VELAME DO CAMPO "Croton campestris": Um dos melhores depurativos do sangue, combate doenças nos ossos, o reumatismo e problemas de vesícula. Bom no combate às eczemas.

VERBASCO "Verbascum thapsus": Combate doenças dos pulmões. Ótimo expectorante, Recomendado para tosse com catarro, bronquite e asma.

VERBENA "Verbena officinalis": Efeito calmante. Indicado contra doenças do fígado e do estômago. Combate distúrbios digestivos. Bom para quem sofre de úlcera, reumatismo, taquicardia, cálculo nos rins, bronquite e queimadura. 

ZEDOÁRIA: "Curcuma zedoaria": Poderoso depurativo do sangue, ativa a circulação provocando a dilatação dos vasos sanguíneos. Ótimo digestivo. Combate úlcera e gastrite. Normaliza as funções do fígado e estômago. Elimina o mau hálito, trata gengivites e combate placa bacteriana. Limpa as vias respiratórias em casos de inflamações da garganta.

ZIMBRO: "Juniperus communis": As bagas são as partes mais usadas desta planta.  Aumenta a filtragem dos rins. Elimina o excesso de ácido úrico. Melhora o sistema urinário. Eficaz na insuficiência renal crônica. Contra cálculos renais, reumatismo e bronquite crônica. A infusão de 15 gramas de bagas para meio litro de água, tomar até 3 xícaras ao dia no intervalo das refeições. 
OBS: Não utilizar durante a gravidez.