Twitter 2012 – os tópicos mais comentados

O Twitter é uma das ferramentas sociais mais antigas que ainda têm muito fôlego. Boa parte desse sucesso vem do intenso tráfego de famosos que têm Twitter e movimentam muito a rede social. Os brasileiros adoram o Twitter, muito em parte por causa dessa interação ínica com os famosos e twitaram muito em 2012. Entre os termos que tiveram os crescimentos mais rápidos estão Lula, STF, Cachoeira, Ganso e Enem.

Confira a seguir a lista com os 10 tópicos que mais receberam tweets repentinos em 2012.

 



 

iPhone

No Brasil, em 2012, o iPhone foi o assunto mais comentado no Twitter, ou seja, aquele que recebeu maior número de tweets repentinos, aquele que despertou o maior interesse em um determinado período de tempo. O iPhone 5 teve o seu lançamento mundial em setembro de 2012, e logo os fãs de produtos da Apple correram para conhecer as novidades do novo smartphone.

Lula 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também frequentou o Top Trends do Twitter em 2012. Um dos motivos pelos quais ele apareceu na lista dos mais citados no Twitter foi o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal. Apesar de não ter seu nome incluído no processo, Lula foi muito citado principalmente durante o início do julgamento. A aliança entre Lula e Paulo Maluf, dois adversários ferrenhos, em prol da candidatura de Fernando Haddad, do PT, à prefeitura de São Paulo, também gerou muitos comentários no Twitter.

Supremo Tribunal Federal 

Depois de sete anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) começou o julgamento dos 40 réus do mensalão (três não foram julgados pelo STF), acusados no envolvimento de compra de apoio político da Câmara dos Deputados. Onze ministros, muitos deles indicados pelo ex-presidente Lula, iniciaram o julgamento no dia 2 de agosto. Dos 37 réus, 25 foram condenados e 12 absolvidos. Entre os condenados estão José Dirceu e José Genoíno, ambos do PT. O ministro Joaquim Barbosa foi o relator do processo e um dos grandes destaques do julgamento. Seus embates com o revisor, ministro Ricardo Lewandowski, chamaram a atenção de quem acompanhou o julgamento do mensalão. 

Libertadores 

O Corinthians conquistou pela primeira vez a Taça Libertadores da América em 2012. O time comandado pelo técnico Tite empatou o primeiro jogo da final com o Boca Juniors, em 1 a 1, no estádio da La Bombonera, em Buenos Aires. Na partida final, o Corinthians derrotou o Boca Junior por 2 a 0 no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Os gols foram de Emerson Sheik. 

Carlinhos Cachoeira 

Em meio a tantos escândalos no Brasil em 2012, o que envolveu o empresário Carlinhos Cachoeira foi um dos mais comentados no Twitter. Em fevereiro, ele foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Monte Carlo. Motivo: ele foi acusado de comandar uma organização que explorava máquinas de caça-níquel no Estado de Goiás. Em 2012 chegou a ser instaurada a CPI Mista do Cachoeira para investigar o envolvimento do empresário com políticos influentes do Centro-Oeste. Depois de mais de 18 meses de trabalho, os parlamentares rejeitaram o relatório final da CPI do Cachoeira. 

Lady Gaga

A primeira turnê de Lady Gaga no Brasil animou os fãs. Através do Twitter ela cumprimentou os fãs que a aguardavam em frente ao hotel no Rio de Janeiro, disse ter ficado encantada com a cidade e que o Rio de Janeiro deixou o seu coração em chamas. O show da turnê "Born This Way" passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. 

CPI

Em 2012, algumas CPIs instauradas no Congresso Nacional chamaram a atenção. A principal foi a CPI do Cachoeira, que investigou a relação do empresário e contraventor Carlinhos Cachoeira com políticos. Após oito meses de investigação, a CPI da Câmara e do Senado não propôs o indiciamento de nenhum dos investigados pela comissão parlamentar. Já a CPI do Tráfico de Pessoas ouviu depoimentos de mães que tiveram seus filhos adotados de forma irregular.

Enem 

Segundo o Ministério da Educação, o Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) contou com a inscrição de 6.497.466 candidatos, um recorde no número de inscrições. O Enem pode ser feito por estudantes que concluíram o ensino médio. Universidades públicas e particulares utilizam o resultado do Enem como parte ou íntegra do processo seletivo das instituições de ensino. Alguns estudantes foram flagrados postando fotos em redes sociais da prova e do cartão de respostas do Enem e foram eliminados do exame. Os resultados individuais do Enem já foram divulgados. 

Ganso 

O jogador Paulo Henrique Ganso, ex-Santos, assinou contrato longo com o time do São Paulo. Ele será jogador do tricolor paulista pelos próximos cinco anos, até 2017. Com histórico de lesões em 2012, o meia Ganso despertava algumas dúvidas sobre as suas reais condições físicas. 

UFC

Em 2012, o UFC conquistou uma legião de novos fãs, inclusive personalidades como o apresentador Luciano Huck, o jornalista William Bonner e os atores Vladimir Brichta e Bruno Gagliasso. Anderson Silva, o Spider, e Rodrigo Minotauro são os maiores ídolos deste esporte que cresce a cada ano. Os dois levaram os fãs do esporte à loucura. Anderson Silva venceu por nocaute o norte-americano Chael Sonnen e manteve o seu cinturão na categoria peso leve. Já Rodrigo Minotauro derrotou o norte-americano Dave Herman por finalização por chave de braço e foi campeão da categoria peso-pesado.