Tudo sobre o Wii U

Games1.636 Visualizações

Muita gente tem perguntado: o que é Wii U? A resposta é simples, mas cuidado para não confundir Wii com Wii U. Wii U é o mais novo videogame da Nintendo, enquanto o Wii passa a ser o antigo. Lançado em novembro de 2012 o console apresentou alguns percalços, coisa corriqueira em qualquer lançamento de videogames (mais sobre o assunto adiante), mas é a aposta da empresa para mais uma geração lucrativa.

 

O nome pode confundir muita gente, afinal o antecessor do Wii U foi o Wii. Mas os consoles são diferentes, com o Wii U sendo muito mais poderoso do que o Wii. Para começo de conversa, o Wii U é um videogame de alta definição, um dos aspectos mais criticados do Wii, que mesmo dividindo espaço com pesos-pesados como xBox 360 e PS3 veio sem suporte às tvs full HD. Gráficos, jogos e até o controle são novidades também. A única herança do Wii, fora o nome, foi a retrocompatibilidade. O Wii U roda os jogos de Wii, usando até os controles do mesmo. Ou seja, o seu Wii Remote funciona numa boa com o Wii U.

 

Além de contar com gráficos de alta definição, o Wii U vem com processador multi-core IBM Power (3 núcleos rodando a 3GHz), placa gráfica (GPU) AMD Radeon de 1 GDDR5 e 4 memórias RAM Micron de 4 gigabits, totalizando 16 gigabits, o equivalente a 2 gigabytes de RAM. Traduzindo, o poder do Wii U rivaliza e até ultrapassa xBox 360 e PS3. Alguns quesitos como a memória RAM e GPU são melhores. Isso seria muito legal há 5 anos atrás, mas o problema é que a nova geração do PS e do xBox saem ainda esse ano, ou seja, o Wii U ficará com especificações técnicas defasdas. Mas como a proposta da Nintendo é outra desde o Wii – fazer jogos para a família e fãs da Nintendo – isso não deve afetar o desempenho do Wii U no confronto com a nova geração. Haja visto que o fraquíssimo Wii – que nem era em alta definição – concorreu justamente com o PS3 e com o xBox 360 e vendeu como água.

Wii U em duas versões

Por enquanto o Nintendo Wii U está sendo vendido em duas versões, a Basic e a Deluxe. Veja as diferenças e decida qual vale mais. Se fosse para comprar nos EUA, onde a versão básica sai por 299 dólares e a deluxe 349,99 dólares, claro que o melhor seria escolher a Deluxe de cara. Mas aqui no Brasil os preços são bem diferentes, então é bom saber exatamente o que você está levando.

  • Versão Básica

Wii U básico

É branco, vem o console, um GamePad, cabo HDMI e o sensor para utilizar o Wii Remote (controle do Wii que serve com o Wii U. Será vendida uma versão para o Wii U também). A memória interna é de apenas 8GB.

  • Versão Deluxe

Wii U Deluxe

É preto, vem o console, um GamePad, cabo HDMI e o sensor para utilizar o Wii Remote. Agora as diferenças (além da cor, claro): O Deluxe vem com 32GB de memória interna, dois suportes para o GamePad, um apenas para deixá-lo descansando e outro que serve de carregador também, além de mais um suporte para o console ficar em pé. A versão Deluxe também dá 10% de retorno em qualquer compra digital feita na eShop. A cereja do bolo é o jogo grátis que vem junto com o pacote, o NintendoLand. Além de divertido, o game mostra bem as funcionalidades do novo controle.

GamePad – o controle do Wii U

Falando em controle, a grande aposta do Wii U é justamente um controle diferente mais uma vez. Chamado de GamePad, o controle do Wii U parece um tablet à primeira vista. Depois que reparamos nos botões e nos joysticks vem a pergunta inevitável: como vou controlar um jogo com esse trambolho? Mas quando você coloca o GamePad na mão e começa a jogar, quase esquece o tamanho do controle. Ele é leve e tem boa ergonomia, se ajustando bem às mãos e não cansa em sessões prolongadas de jogatina. A Nintendo apostou em uma disposição de botões igual ao dos controles dos concorrentes, Playstation e xBox. Certamente para facilitar a conversão dos jogos que saírem para todas as plataformas.

Controle do Wii U

 

A tela sensível ao toque do GamePad é a grande novidade, pois pode criar uma interação nunca antes vista entre o jogador e o console. Enquanto no jogo Super Mario Bros. U você apenas vê a mesma imagem da tv rolando no controle, em outros games como ZombiU e Nintendoland ele mostra que pode ser muito mais. Vários conceitos novos são aplicados nesses jogos, surpreendendo o jogador com a interação com a telinha.

 

Outro elemento que também inova é o sistema de som próprio do GamePad, ou seja, ele pode emitir outros sons que não estejam na tv. Um exemplo é o jogo Batman: Arkham City Armored Edition. Quando Batman fala pelo rádio o som sai apenas no controle, criando um ambiente ainda mais imersivo. Pra completar o controle conta com uma câmera frontal, que também pode ser usada para algo futuramente. No momento, serve para tirar uma foto sua na hora de fazer seu Mii avatar.

O botão Home do GamePad abre tudo o que o Nintendo Wii U pode fazer, escancarando sua característica multi-tarefa. Está travado em uma fase e quer procurar a solução na internet? Não precisa sair do sofá, basta apertar o botão Home que o jogo será pausado. Abra o navegador e pronto, pode fazer sua pesquisa. Você ainda pode gerenciar downloads, acessar o Miiverse e fazer outras tarefas enquanto joga.

A tela do GamePad tem 6,2 polegadas e a resolução é de 480P. Embora não seja alta definição a resolução de 480P produz boas imagens nesse tamanho de tela. Com o tempo os criadores de jogos certamente encontrarão usos criativos para a tela do controle. A única reclamação no momento é quanto à duração da bateria do controle. Você deve carregá-lo antes de jogar e a bateria tem uma duração de 3 a 5 horas. Você terá que interromper o que estiver jogando para carregar novamente o GamePad.

O Wii Remote, controle do Wii, funciona sem problemas com o Wii U, dando ainda mais possibilidades para os jogos do console e garantindo que os jogos de Wii possam ser jogados no Wii U sem problemas. A barra de reconhecimento de movimento que vem com o Wii U serve justamente para esses controles anteriores, já que o GamePad conta com acelerômetro e giroscópio e não precisa do sensor. Isso pode amenizar o problema com a duração da bateria do GamePad, já que dá para jogar os novos jogos com o Wii Remote também.

GamePad e Wii Remote

Nintendo eShop

A Nintendo finalmente se rendeu ao mundo online. Além de ser pré-requisito conectar o Wii U à internet para poder jogar (sem internet não dá nem pra fazer a atualização obrigatória), a loja online da Nintendo promete todos os lançamentos em formato digital para download, além de vários clássicos, jogos de Wii e muito mais.

O único problema será espaço para guardar os seus downloads. A versão básica do Wii U vem com míseros 8GB, enquanto a Deluxe vem com 32GB. Ou seja, um download como Assassin's Creed 3 que pede 17GB de espaço indica que um HD externo é quase obrigatório para quem quiser desfrutar do eShop. A boa notícia é que o Wii U suporta uma expansão (HD externo, pen drive) de até 2TB.

nintendo eshop

Problemas de lançamento do Wii U

  • Atualização interrompida inutiliza Wii U

A primeira coisa que você fará no Wii U será uma atualização obrigatória de firmware, necessária para o console funcionar. Quem não tem internet não usa o Wii U. Porém, se no meio da atualização ocorrer uma queda de luz ou interrupção do seu serviço de internet seu Wii U novinho em folha vai pro saco. Pra piorar, a atualização tem mais de 1GB, ou seja, demora muito mesmo com uma boa conexão. O jeito é cruzar os dedos.

  • Problemas com o Wii U

Além desse grave problema da atualização obrigatória e arriscada, o console tem outras falhas estruturais. Muitas pessoas lotaram o fórum da Nintendo reclamando de problemas com a conexão wi-fi do Wii U, enquanto outras reclamaram sobre o conector do cabo HDMI. Mesmo conectando o cabo HDMI fornecido pela própria Nintendo no pacote mais caro do Wii U, eles não conseguiam uma imagem na tela. Para completar, o controle que é a grande novidade tem uma bateria que não dura mais do que 3 horas. O jogador é obrigado a parar de jogar e colocar o semi-tablet para carregar.

  • Navegador de internet lento

Testes realizados com o navegador de internet do Wii U mostraram que ele é bem mais lento que outros navegadores de dispositivos de ponta como o iPhone 5 ou o Samsung Galaxy SIII. Para entender o teste, saiba que quanto menor o valor melhor, pois são os milissegundos que o navegador leva para carregar uma página na internet. Dá pra ver pelo quadro abaixo o vexame que o navegador do Wii U passou. Claro que isso pode ser melhorado com atualizações futuramente.

  • Miiverse em fase de testes

O Miiverse, a rede social do Wii U, ainda estva em fase de testes. Além de muitos usuários não conseguirem acessá-la no lançamento, um usuário publicou na internet uma imagem da tela de administração da rede. Ele disse que apenas apertou o botão X quando tentava sair do Miiverse e acabou "hackeando" o sistema sem querer. A Nintendo emitiu uma nota sobre o caso: “Reconhecemos o fato de que algumas pessoas foram capazes de acessar um menu de teste no Miiverse após o lançamento do Wii U nos EUA. Por favor, notem que este foi apenas um menu de teste e ele já foi devidamente removido”.

  • ID da Nintendo só pode ser logada em um aparelho

Quando o usuário começa a usar o Wii U e vê que ele suporta até 12 contas diferentes em um mesmo aparelho fica muito feliz. Mas depois que você faz a sua ID só pode usá-la no console onde foi criada. A Nintendo diz que a ID poderá ser usada futuramente em uma próxima geração de console e talvez em computadores, mas por enquanto, caso o seu Wii U pare de funcionar por algum problema, adeus ID. Ou seja, todas as informações de sua conta, saves, compras, etc, podem ficar perdidas para sempre.

  • Especificações Técnicas do Wii-U

Peso: 1,5kg
Tamanho: 4,7 cm de altura, 26,5 cm de profundidade e 17 cm de comprimento;
CPU: IBM Expresso 1,25 GHz / Triple Core;
GPU: Custom AMD RV770 (Latte Codename) 550Mhz;
Memoria e placa de vídeo: 1024 MB de DRAM XDR2 (Principal), 1024 GDDR5 VRAM AMD Radeon™ (Vídeo), 32MB eDRAM;
Armazenamento: Memória flash interna. Suporta cartões de memória SD e USB de armazenamento externo;
Mídia: Utiliza a memória intena do Wii U e também discos ópticos especiais da nintendo de folhagem única que comporta 25GBs ou de dupla folhagem que comporta 50GBs,também consegue ler os discos ópticos do Nintendo Wii. Não é compatível com os discos ópticos de Nintendo Game Cube;
Conexão com Internet: Conexão sem fio (IEEE 802.11b/g/n). O console possui quatro conectores USB 2.0 – duas na frente e dois na parte traseira – que suportam adaptadores Wii LAN;
Compatibilidade: Quase todos os softwares e acessórios do Nintendo Wii pode ser usado com o Wii U;
Áudio: Usa seis canais de saída PCM linear via HDMI ® conector ou saída analógica através do Multi AV Out conector;
Vídeo: Suporta 1080p, 1080p 3D, 1080i, 720p, 720p 3D, 480p e 480i. Cabos compatíveis incluem HDMI, Wii D-Terminal, Wii Vídeo Componente, RGB da Wii, Wii S-Video AV estéreo e Wii AV;
Joysticks: Suporta dois controladores de Wii U Gamepad, até quatro Wii Remote (ou Wii Remote Plus) controladores ou controles do Wii U Pro e acessórios Wii como o Nunchuk, Classic Controller e Wii Balance Board.

Vale a pena comprar um Wii U agora?

Depois do enorme e inesperado sucesso do Wii é claro que todos têm altas expectativas com o Wii U. Isso faz de qualquer probleminha uma tempestade em um copo d'água. Como em qualquer lançamento tem muita gente afoita para comprar logo um Wii U, mas o certo em qualquer geração é sempre esperar alguns meses até que todos os problemas sejam resolvidos. Quem não se lembra do xBox 360 e as 3 luzes vermelhas? Simplesmente o console tinha erros graves de engenharia que geravam superaquecimento e fritava o 360. Foi um problema gravíssimo que não impediu o sucesso do aparelho. Os problemas da Nintendo com o Wii U parecem ser bem mais fáceis de serem resolvidos e futuras atualizações devem deixar o console redondinho. Mas esperar um pouco é a melhor recomendação.

Se você tiver um xBox 360 ou um PS3, aí pode esperar mesmo. Os jogos exclusivos são poucos ainda, a maioria dos jogos para Wii U você pode jogar nesses dois videogames. Apenas o novo Mario chama atenção. Caso você seja um fã incontrolável da Nintendo e do Mario, isso pode ser motivo suficiente, mas caso contrário espere por mais novidades.