Tudo sobre o Tarot

O ser humano é curioso e, às vezes, não aguenta esperar até que as coisas aconteçam, até que um problema se resolva, até que ele descubra se a pessoa por quem está apaixonado também gosta dele, etc, por isso recorre ao esoterismo e à astrologia, por exemplo, para buscar respostas às suas perguntas. Entre muitos jogos existentes o tarot é um dos mais procurados, já que ele poderá, quem sabe, desvendar o futuro ou resolver questões mais imediatas. Afinal, quem não quer saber mais sobre o futuro?

Mas, como surgiu o tarô? Estudos indicam que as cartas do tarot teriam surgido na Europa, mais precisamente entre os séculos XV e XVI no norte da Itália, e seriam jogadas por nobres e senhores de casas mais tradicionais. Depois, o jogo foi se disseminando pelo continente. Hoje em dia, dificilmente encontramos alguém que nunca tenha ouvido falar em cartas de tarot. Mas, o que esta palavra quer dizer?

significado de tarot, ou seja, a origem da palavra é controversa e tem várias versões, já que não existe uma tradução específica. Na Itália surgiu como “tarocchio, tarocco ou tarocchino”. Na França, a origem da palavra teria sido de “tarotte”, uma referência a um tipo de desenho no verso das cartas. Ela pode ter vindo ainda da palavra árabe “turuq” (significa quatro caminhos), ou da palavra “taru”, do antigo hindu, que significa "baralho de cartas”, entre outras possibilidades.

Para quem deseja consultar as cartas de tarot, a origem da palavra não é importante. Afinal, o que se quer é encontrar um tarólogo sério que seja capaz de interpretar para os consulentes leigos o que as cartas estão dizendo, e assim, ajudar a tomar a melhor decisão para aquele momento.

Além de se consultar com um tarólogo, é possível saber o seu futuro jogando tarot grátis na internet. Há muitos jogos disponíveis. E é muito fácil, basta seguir os passos que são indicados em cada site e buscar as respostas às suas perguntas. Por isso, é só entrar na página correspondente na internet, embaralhar as cartas, fazer uma pergunta objetiva, escolher uma ou mais cartas (depende do tipo de tarot) e ler a mensagem que saiu. Se o jogo online pede para você selecionar três cartas ou mais, então, posteriormente, deverá avaliar o significado de cada uma das cartas e o conjunto das respostas.  

Há, inclusive, sites que oferecem gratuitamente mais de um tipo de jogo de tarot, como cigano, egípcio, do amor, espiritual, emocional, dos anjos, do trabalho. Aí, você só precisa escolher o que mais interessa, fazer uma pergunta, clicar em uma das cartas e ler a resposta. 

Tarot Simples e Tarot de Três Cartas

Tarot Egípcio

Tarot de Marselha

Tarot do Amor (Oráculo do Amor)

Para o que serve o Tarot

Recorrer às cartas de tarot quando se quer saber sobre algum aspecto da sua vida, seja amorosa, profissional, familiar ou de saúde é muito comum. Mas, você sabe para quê serve o tarot? O jogo de cartas é uma forma de adivinhação e de aconselhamento. Muitas pessoas não acreditam no que as cartas revelam, mas outras não conseguem mais viver sem perguntar às cartas o que elas podem esperar do presente e do futuro.

Tarot astrológico

Éimportante ressaltar que o tarot não tem o poder de guiar a vida das pessoas, de resolver o que as aflige, ou seja, ele não trará a solução para todos os problemas, sejam eles familiares, amorosos, profissionais, de saúde, etc. Ele deve ser usado apenas como um auxílio na hora de tomar decisões.

O tarot permite ainda que a pessoa possa analisar e refletir sobre o que é mostrado nas cartas, através dos símbolos, dos arquétipos. Ele pode ser um guia, uma forma de alternativa para a busca da melhor solução. Ou seja, de acordo com o que mostrarem as cartas do tarot, a pessoa poderá ficar mais atenta ao que acontece ao seu redor. Assim, pode-se dizer que o jogo de tarot tanto pode servir para mostrar que novas oportunidades irão surgir quanto pode alertar que, possivelmente, surgirão obstáculos no seu caminho. Ou seja, se as cartas disserem algo de positivo, você estará apto a reconhecer o momento em que irão surgir as boas oportunidades, e se elas revelarem algo de negativo, você poderá se preparar melhor para enfrentar o problema.

Para que haja sintonia entre tarólogo e consulente, quem vai se consultar deve acreditar e sentir confiança no profissional, para que a energia entre os dois flua naturalmente, e para que as cartas revelem de maneira clara e nítida aquilo que a pessoa deseja saber. O consulente deve ainda se concentrar, relaxar e deixar os seus medos para trás. Ele deve fazer perguntas objetivas, simples e claras. Desta forma, a resposta também será mais direta e consistente. 

Cartas do Tarot

Tarot

Os baralhos de tarot tradicional contam com 78 cartas que são chamadas de Arcanos. Eles são divididos em dois grupos: Arcanos Maiores com 22 cartas e Arcanos Menores, que representam os 4 elementos (água, terra, ar e fogo), num total de 56 cartas. O baralho possui quatro naipes (ouros, copas, espadas e paus) e mais 22 lâminas. Entre os Arcanos Maiores somente uma carta não é numerada, a do Louco. 

Significado dos arcanos maiores

O Louco 
Isolamento, precipitação, loucura, confusão. Significa liberdade.

Arcano 1 – O Mago
Criatividade, habilidade, força de vontade, dedicação aos ideais, autoconfiança e busca do conhecimento. 

Arcano 2 – A Sacerdotisa
Poder, sabedoria, discernimento, bom senso, serenidade, intuição. Dona do conhecimento.

Arcano 3 – A Imperatriz
Progresso feminino, fertilidade, intuição, líder, poder de decisão, ação e desenvolvimento. Representa ainda os valores materiais da mulher.

Arcano 4 – O Imperador
Poder, riqueza, honestidade, organização, segurança, força, firmeza, realização e apoio. É o grande homem, o pai, o irmão, o marido. 

Arcano 5 – O Sumo Sacerdote
Autoridade, equilíbrio, inteligência, justiça, perdão, compaixão. Pai da espiritualidade ou líder religioso. 

Arcano 6 – Os Amantes
Liberdade, amor, união, paixão, sentimento profundo, confiança, cautela e otimismo. Momento de escolha. Recomenda reflexão. 

Arcano 7 – O Carro
Equilíbrio, segurança, domínio, triunfo, realização. Símbolo do sucesso. 

Arcano 8 – A Justiça
Austeridade, imparcialidade, racionalidade, justiça, integridade, disciplina. Equilíbrio na vida prática e espiritual.

Arcano 9 – O Eremita
Paciência, prudência, cautela, discrição, conhecimento. É a essência da sabedoria. 

Arcano 10 – A Roda da Fortuna
Destino, ascensão, êxito. Representa mudanças ou aponta para o sucesso inesperado.

Arcano 11 – A Força
Inteligência, energia, força, coragem, sucesso, poder invencível, maturidade. 

Arcano 12 – O Enforcado
Idealismo exagerado, hesitação, falta de vontade, traição, abandono, transição, renúncia, regeneração, renascimento.

Arcano 13 – A Morte
Transformação, libertação dolorosa, mudança de país, cidade ou casa, insegurança financeira. Renascimento. Começo de uma nova era. 

Arcano 14 – A Temperança
Equilíbrio, moderação, autocontrole, paciência, serenidade, harmonia, estabilidade.

Arcano 15 – O Diabo
Força misteriosa, egoísmo, ruína, queda, fracasso inesperado, sucesso por meios ilícitos e punição. Tentação para o mal. 

Arcano 16 – A Casa de Deus ou A Torre
Destruição, ruptura, dificuldade, ruína, queda, colapso, fracasso, fim. Após a destruição, o novo aparece.

Arcano 17 – A Estrela
Esperança, fé, otimismo, satisfação, autocontrole, energia, realização. Novas oportunidades. 

Arcano 18 – A Lua
Obscuridade, advertência, forças ocultas, desilusão, entorpecimento, superficialidade, perigo. É o nosso inconsciente.

Arcano 19 – O Sol
Realização, satisfação, contentamento, felicidade, entusiasmo, sinceridade, prazer. Através da claridade podemos ver as coisas. 

Arcano 20 – O Julgamento
Renascimento, reparação, libertação, progresso, sentimento de justiça. Necessidade de se arrepender e de perdoar.

Arcano 21 – O Mundo
Sorte, recompensa, realização, encontro de amor, liberdade, felicidade, triunfo. É a realização plena e total. Sucesso.

Tipos de Tarot

Há diversos tipos de tarot. O que irá diferenciar um do outro são, geralmente, os arquétipos. Confira a seguir alguns tipos de baralhos de tarot.

Tipos de Tarot

TAROT DO AMOR

Os assuntos ligados ao coração sempre despertam curiosidade. Assim, quem está em busca de um novo amor, quem já está apaixonado ou quem deseja melhorar o relacionamento busca orientação nas cartas do tarot do amor. Esse jogo tem como objetivo mostrar de forma mais clara como está a situação amorosa do consulente, dando, portanto, um panorama completo da vida amorosa atual e futura.

TAROT DOS ANJOS
 
O tarot dos anjos é composto por 42 cartas, sendo 22 arcanos maiores e 20 arcanos menores, cada um indicando um guardião em específico
. Os 22 arcanos maiores representam as 22 letras hebraicas, e cada letra está associada a um número. O tarot dos anjos pode ajudar na tomada de decisões em todos os momentos de sua vida.

TAROT DE VISCONTI SFORZA

O tarot de Visconti Sforza é considerado um dos mais antigos já encontrados. Ele foi criado e pintado para a família Visconti-Sforza, que governava Milão, na Itália, no século 15. Ao todo foram descobertas cartas de 15 baralhos incompletos. O mais completo dos baralhos conta com 74 cartas das 78 originais e está guardado na biblioteca-museu Pierpont Morgan, em Nova York. 

TAROT CELTA 

Elementos da história do povo Celta estão simbolicamente representados nas cartas do tarot Celta, como rei Arthur, mago Merlin, sacerdotisa Morgana, Tristão e Isolda. O tarot Celta conta com dois arcanos principais: o Arcano Maior, de 20 cartas e o Arcano Menor de 52 cartas. Enquanto que o Arcano Maior permite visualizar situações referentes ao presente e ao futuro, o Arcano Menor tem relação com situações ligadas à saúde, amor, dinheiro e relacionamentos pessoais.

TAROT CIGANO 

O tarot cigano ou cartas ciganas são mais simplificadas, pois contam com 36 cartas, ao contrário de outros baralhos que trazem 78 cartas. O tarô cigano teria sido inventado por uma francesa chamada madame Lenormand. O objetivo deste baralho é fazer com que as cartas possam responder a questões objetivas.

Segundo a tradição, somente mulheres podem ler o Baralho Cigano, pois elas são dotadas do poder da vidência, além de terem o dom do sentir, pressentir e interpretar. Aliás, o Baralho Cigano é derivado do baralho de jogos de azar. Só que são retiradas as cartas que vão do número dois ao cinco e o coringa, sobrando, portanto, 36 cartas. Assim, o jogo de tarot pode ser feito com o Baralho Cigano ou com o baralho de jogos de azar.

Nem sempre as mensagens são diretas, por isso é importante saber interpretá-las.

TAROT DE MARSELHA 

Nos séculos XVII e XVIII, a cidade de Marselha, na França, era considerada o maior centro de produção de baralhos de tarot da Europa. Por isso, pode-se afirmar que o tarot de Marselha é um dos mais tradicionais desse oráculo. Ele, inclusive, influenciou os jogos que surgiram nos séculos XVIII e XIX. A característica principal deste tarot são os desenhos simples de seus Arcanos. Já existem várias versões deste tarot.

TAROT EGÍPCIO 

Por ser considerado o mais completo e complexo de todos os tipos de tarot, o egípcio serviu como fonte para a adaptação de outros tarots existentes, tornando-os mais simples.

Segundo os historiadores, o simbolismo astrológico no tarot teria sido criado pelos egípcios e incluía 22 Arcanos maiores (associados aos 10 planetas e aos 12 signos) com os 56 Arcanos menores (associados aos 36 decanatos e aos 4 elementos – água, ar, fogo e terra), totalizando, assim, as 78 cartas do tarot.

Por causa da ligação com os 12 signos, normalmente, o tarot egípcio é jogado numa mandala astrológica. Assim, cada carta fica posicionada numa casa astrológica. Com as cartas posicionadas, o consulente pode perguntar o que quer saber sobre a sua vida amorosa, o trabalho, a saúde, a família, a carreira, etc.