Treine seu cão com um sino

Animais1.649 Visualizações

Você ganhou um lindo cãozinho, mas não tem nenhuma experiência de como criar o animal. Talvez a pior parte seja chegar em casa e ver urina e outros dejetos piores espalhados por toda parte! Pois essa dica é muito boa para quem nunca teve um cão de estimação e está tendo algumas dificuldades em treiná-lo para ir ao banheiro.

O treinamento com o sino é muito fácil de se fazer e em pouco tempo seu amigão vai estar treinadinho a só fazer suas necessidades fora de casa. Acompanhe!

 



 

Como treinar seu cão com um sino

Treinar seu cão com a ajuda de um sino é simples e eficiente. Dessa maneira ele sempre irá te chamar quando precisar fazer suas necessidades!

  1. Pendure um sino na porta de casa, do lado de dentro. Use um ganchinho, prego, ou melhor ainda, pendure na maçaneta usando uma cordinha ou barbante. O importante é que o sino fique ao alcance da pata e do nariz do cão. Mostre ao cãozinho o sino assim que você colocá-lo. Se quiser, fique com alguma recompensa perto do sino para dar ao cão assim que tocar o sino (doce, queijo, algo que ele goste). O importante é familiarizar o cão com o sino.
  2. Toda vez que você levar o cão na rua, mostre o sino. Use um comando como "sino" ou outro que você escolhar para ajudá-lo a associar o sino com a ida a rua. Gentilmente pegue a pata do canino e toque o sino. Balance a pata para o sino fazer barulho e diga a palavra de comando. Imediatamente abra a porta enquanto o sino ainda estiver tocando.
  3. Se você for persistente (e consistente!) em poucos dias você encontrará seu cão tocando o sino e esperando sentado perto da porta.Dependendo do cão leva de 5 a 15 dias.

Há outro tipo de sino que pode ser usado com sucesso, obtendo os mesmos resultados. Veja no vídeo abaixo:

Maneira alternativa

Caso não dê certo e seu cão esteja tendo dificuldades de entender o esquema do sino, tente dessa forma:

  1. Passe algo no sino, pode ser doce, requeijão, o que você conseguir e achar que ele goste para que ele encoste no sino mesmo que só com o nariz. Quando ele tocar no sino, imediatamente dê outra recompensa.
  2. Repita até ele entender que sempre que ele encostar e tocar o sino ganhará uma recompensa.
  3. Finalmente, abra a porta com ele vendo e espalhe recompensas do lado de fora, perto da porta. Certifique-se de que ele sabe que as recompensas estão lá mas não deixe que ele as coma.
  4. Feche a porta. Agora é hora de incentivar o cão a tocar o sino. Quando ele tocar, imediatamente abra a porta parar que ele coma as recompensas do lado de fora. Agora ele aprendeu a fazer você abrir a porta para sair.

A prática leva à perfeição

Mantenha a mesma rotina consistentemente. Outra dica é usar a mesma palavra ou frase que você usa dentro de casa ("olha o sino", "banheiro", "hora de passear", você decide!) quando ele estiver na rua com vontade de fazer suas necessidades. Nessa hora incentive-o usando a mesma palavra-chave e depois que ele terminar dê uma recompensa. Isso ajuda ainda mais o cão a associar as ações.

Dicas Importantes:

  1. Não se esqueça de falar a palavra-chave quando o sino tocar e você abrir a porta. Uma boa frase pode ser "quer sair? toque o sino".
  2. Os filhotes são mais propensos a tocar o sino às vezes por brincadeira. É importante que você o leve para fora TODAS as vezes que ele tocar o sino, mesmo se não ele não quiser fazer suas necessidades. Com o tempo ele vai se cansar da brincadeira e ele só tocará quando realmente precisar sair.
  3. Você pode levar o sino com você se precisar viajar e levar o cão, ou mesmo se deixá-lo com amigos ou parentes.
  4. Você pode trocar o sino de porta uma vez que o cão aprenda o truque. Mas lembre-se, a consistência é o mais importante. Deixe o sino na mesma porta até você ter certeza de que ele aprendeu o propósito do sino.
  5. O ato de dar um recompensa assim que ele fizer as necessidades na rua é importante por outro motivo também. Assim, ele não fica enrolando querendo cheirar tudo na rua e faz logo o que tem que fazer para ganhar a recompensa.
  6. Depois que ele aprender o truque do sino, ponha um tapete na porta para que o cão limpe as patas. Ensine como esfregar as patas e dê uma recompensa.
  7. Tenha cuidado no jeito como você vai colocar o sino na porta. Se for pregar, cuidado com a ponta do prego ou gancho. Certifique-se de que não sejam muito pontiagudos.
  8. Tenha cuidado também com a corda que você amarrará o sino. Nada muito comprido para não enrolar no pescoço do cão, mas certifique-se de que o sino esteja bem preso para que o cachorro não o engula!