Tomar chá emagrece?

Beber chá diariamente é uma boa dica para quem deseja emagrecer. Isto porque o chá tem o poder de acelerar o metabolismo do nosso corpo e, consequentemente, eliminar as gordurinhas indesejáveis. Outra vantagem de tomar chá é que ele ajuda no processo de digestão e de desintoxicação do organismo. Além disso, ele é um grande aliado para que o nosso corpo não retenha líquidos.

 

Muita gente compra os sachês de chás vendidos em supermercados, é até mais prático. No entanto, as ervas preparadas com infusões caseiras, ou seja, as ervas in natura têm efeito maior quando a função é redução de peso, por exemplo, já que os chás industrializados têm conservantes e, por isso, não são tão naturais. Assim sendo, a opção entre beber o chá natural ou industrializado vai depender do gosto de cada um. Porém, fica a dica: o chá natural traz mais benefícios à saúde.

Normalmente, quem bebe chá gosta de tomá-lo bem quente. Aliás, no inverno, um chá quentinho antes de dormir é uma excelente pedida. No entanto, há pessoas que preferem beber chá morno ou até gelado. Mas, aí surge uma dúvida: tomar chá geladotambém ajuda no processo de emagrecimento? A resposta é sim. Segundo os nutricionistas, beber chá gelado também ajuda a emagrecer e a eliminar o inchaço.

É importante ressaltar, porém, que se você optar por beber chá gelado, este não deve ser reaquecido. Isto porque se ele for reaquecido, ele perde as suas propriedades e, consequentemente, sua funcionalidade.

Que o chá emagrece está mais do que certo, porém ele não faz milagre. Por isso, a melhor dieta para emagrecer é combinar chá com alimentação equilibrada e exercícios físicos. Mas, você sabe qual chá emagrece

 



 

Tipos de chá que emagrecem

Os chamados chás termogênicos aceleraram o metabolismo fazendo com que haja um aumento da queima de calorias e de gordura. Mas, você sabe quais são os chás para emagrecer? Entre os principais estão o chá verde, branco e vermelho. Outros chás como boldo, hibisco, carqueja, canela, gengibre, salsaparrilha, casca de laranja amarga, fucus, guaçatonga têm ação lipolítica, isto é, eles quebram as moléculas de gordura acumuladas e reduzem os níveis de colesterol.

O chá verde, por exemplo, além de possuir efeito antioxidante e neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce, ajuda na desintoxicação do organismo, sendo ainda grande aliado na dieta de emagrecimento, pois diminui a absorção de gorduras pelo organismo. Já o chá branco ajuda a prevenir o acúmulo de gordura nas artérias.

Outras ervas como camomila, capim-cidreira, erva-doce, alecrim, coentro, dente-de-leão, centelha, espinheira-santa, hortelã e sálvia promovem uma desintoxicação no organismo e eliminam a gordura e toxinas através da urina e evitam a sensação de inchaço. Chás diuréticos também são muito bons, pois eliminam as toxinas pela urina e metabolizam os efeitos da dieta. Você pode optar pelos seguintes chás: quebra-pedra, cavalinha, sete sangrias, alfafa e cabelo de milho.

Muitas pessoas preferem tomar somente um tipo de chá por vez, no entanto, é possível fazer algumas combinações de ervas para ajudar na perda de peso.

Chá verde + Boldo + Cavalinha
Chá Branco + Hibisco + Carqueja
Carqueja + Centelha + Cavalinha
Dente de leão + Chá branco + Hibisco
Dente de leão + Centelha + Alfafa

Obs: O ideal é que cada uma das misturas seja tomada por três dias. Depois você deve trocar por outra combinação.

Dicas importantes sobre chá

O chá é muito bom para a saúde, mas existem algumas restrições quanto a quem pode tomá-lo, por exemplo. Também não se pode guardar o chá e tomá-lo no dia seguinte. Estas e outras dicas importantes sobre o chá podem ser conferidas a seguir.

  • O chá deve ser bebido no dia em que é feito, por isso faça apenas a quantidade que será consumida no dia.  
  • O chá não deve ser guardado para o dia seguinte, pois perde suas propriedades e sua eficiência.
  • Para amenizar o sabor amargo do chá, coloque folhas frescas de hortelã.
  • Compre ervas de procedência confiável ou de marcas conhecidas.
  • O chá não deve ser preparado em vasilhas de alumínio, pois pode perder a eficácia.
  • Não use recipientes de metal ou inox que interferem nas propriedades da bebida.
  • O chá faz bem, mas tem algumas restrições. Gestantes e pessoas com gastrite, por exemplo, devem evitar o consumo.
  • Não abuse do consumo do chá, pois nenhuma erva deve ser consumida por um período muito prolongado.

Como preparar chá de forma certa

Beber o chá é a tarefa mais fácil, não é? Mas, você sabe como preparar o chá de forma correta? Então, confira o passo a passo.  

  • Separe uma colher de sopa de cada erva desejada. O chá verde deve ser usado em menor quantidade (uma colher de sobremesa é o suficiente)
  • Para a infusão de qualquer chá: ferva um litro de água em uma panela. Assim que começar a ferver, coloque a erva escolhida na água. Abafe a panela com uma tampa por cinco a dez minutos.
  • Coe e beba como desejar, frio ou quente, entre as refeições.

Obs: Use 150 ml de água para 5 g de extrato seco da erva ou 10 g de erva fresca. 

Receitas para emagrecer com chá

Confira a seguir algumas receitas para emagrecer e também para queirmar gordura, reduzir o inchaço e eliminar toxinas do organismo.

1) CHÁ DE CANELA COM GENGIBRE

Ingredientes: 
5 litros de água
1 pau de canela
2 rodelas de raiz de gengibre

Modo de Preparo:
Ferva a água, coloque a canela e o gengibre, deixe por mais uns minutinhos e sirva.

Efeito:
Acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias. 

2) CHÁ VERDE COM SUCO DE ABACAXI E HORTELÃ

Ingredientes:
1/2 abacaxi picado em cubos
1 litro de chá verde gelado
1 xícara de açúcar mascavo
10 folhas de hortelã

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador, coe e sirva com cubos de gelo. 

3) CHÁ PARA QUEIMAR GORDURA

Ingredientes: 
1 litro de água fervente
centelha asiática 
cavalinha 
mulungu 
hibisco 
folhas de oliveira  
fucus

Modo de Preparo: 
Em 1 litro de água fervente misture uma pitada das ervas centelha asiática, cavalinha, mulungu, hibisco, folhas de oliveira e fucus. Abafe, coe e beba 1 xícara desse chá, de preferência quatro vezes por dia. 

4) CHÁ DAS 30 ERVAS

Ingredientes: 
1 litro de água fervente
A mistura das ervas é encontrada pronta em lojas de produtos naturais.

Modo de Preparo:
Coloque 3 colheres de (sopa) das ervas em 1 litro de água fervente. Deixe em infusão por cinco minutos. Beba quente, morno ou frio.

Efeito:
Ajuda a perder líquido. 

5) CHÁ PARA ELIMINAR TOXINAS 

Ingredientes:
1 xícara de água quente
1 colher de chá de folhas secas de chá verde

Modo de Preparo:
Em uma xícara de água quente, coloque 1 colher de chá de folhas secas de chá verde. Tampe e deixe descansar por 3 minutos. Coe e tome 4 xícaras por dia. 

6) CHÁ PARA REDUZIR INCHAÇO 

Ingredientes: 
1 xícara de chá de água
2 colheres de chá de folha seca de hamamélis

Modo de Preparo: 
Leve ao fogo, 2 colheres de chá de folha seca de hamamélis e 1 xícara de chá de água. Quando começar a ferver, deixe por mais dois minutos. Depois desligue o fogo. Coe e tome 1 xícara por dia, sem adoçar.