Smartphone x tablet – o que comprar?

Praticamente, a cada ano somos apresentados a novos tablets ou smartphones. São vários os modelos de tablet e de smartphone existentes à venda, tantode marcas renovadas quanto de marcas menos conhecidas. As versões são tantas que na hora de escolher um para comprar fica a dúvida sobre qual escolher. Os preços também são bem variados, por isso antes de escolher um modelo o ideal é pesquisar e saber se será o tablet ou o smartphone que vai atender às suas necessidades.

 



 

Mas, será que você precisa mesmo de um tablet ou um smartphone é o suficiente para você? Qual a diferença entre os dois? Os smartphones são aparelhos móveis com recursos mais sofisticados. Além de servir como telefone, os smartphones oferecem outras funcionalidades como câmeras digitais. Alguns modelos possuem tela ampla e sensível ao toque, enquanto que outros vêm com teclado para letras, símbolos e números.

Já os tablets são como computadores portáteis, cuja tela é sensível ao toque. Eles não foram criados para produzir conteúdo, ou seja, para digitar grandes textos, editar fotos ou vídeos. Através dos tablets é possível consumir mais conteúdo, assim pode-se escutar música, baixar e ler livros e baixar aplicativos de jogos, por exemplo. As telas são maiores e assim fica melhor para ler, assistir filmes e vídeos ou mesmo jogar.

Tablets e smartphones apresentam recursos e funções semelhantes. No entanto há diferenças, a começar pelo tamanho, pois os smartphones são menores enquanto que os tablets são maiores e mais pesados, por isso nem sempre é possível levá-los para qualquer lugar.

Se a sua prioridade é fazer ligações então o smartphone terá melhor serventia, já que até o momento são poucos os modelos de tablets que vêm com esta função. Por outro lado, é possível fazer ligações através do tablet devido ao Skype. Videoconferências também estão se tonando populares com tablets e smartphones, tanto pelo Skype quanto por aplicativos exclusivos para isso.

Sendo assim, tablets são mais funcionais, usados para trabalho ou lazer. Pense em uma viagem mais longa, um tablet será uma centrar de entretenimento mais robusta. Os smartphones são seu companheiro do dia-a-dia, celulares que evoluíram e permitem conectividade 24 horas por dia, além de contarem com centenas de aplicativos que facilitam sua vida.

Nossa opinião sincera: se puder, tenha um smartphone e um tablet. Se forem da mesma marca melhor ainda, você terá conectividade completa entre os dois dispositivos. Se tiver que escolher, vá de smartphone primeiro. Assim você se habitua a utilizar o sistema operacional e se comprar um tablet com o mesmo sistema já estará craque (iPhone e iPad, smartphone Galaxy e Galaxy Tab, etc.)

Smartphones mais populares

Entre os smartphones mais populares entre os usuários está o iPhoneSamsung Galaxy e Sony S. Confira algumas características destes smartphones.

  • iPhone – smartphone desenvolvido pela Apple. Tela sensível ao toque. Já foram lançados seis modelos: iPhone 2G, 3G, 3GS, 4 4S e 5. Possui câmera digital, acesso a internet, conexão Wi-Fi, e os mais modernos vêm com suporte a vídeochamadas, 3G e 4G. O número 1 em vendas no mundo, ameaçado somente pelo Samsung Galaxy S 3.
  • Samsung Galaxy – símbolo maior do sucesso do sistema operacional Android. A série conta com os modelos Samsung Galaxy 5, Galaxy Y, Galaxy Ace e Galaxy Nexus, além de seus carros-chefes e concorrentes diretos do iPhone, Samsung Galaxy S2 e S3.
  • Sony Xperia – o Sony Xperia S vem com tela de 4,3 polegadas, memória interna de 32 GB, câmera de 12 megapixels e Android Gingerbread 2.3.
  • Blackberry – já teve sua época. Na verdade Blackberry era sinônimo de smartphone há alguns anos atrás. A marca vai tentar revitalizar seus aparelhos com o novo sistema operacional Blackberry 10, então fique de olho.
  • Windows Phone – na verdade Windows Phone é nome do sistema operacional de alguns smartphones novos. A Nokia e a HTC lançaram aparelhos com o Windows Phone, que vem ganhando espaço entre os consumidores.

Tablets mais procurados

Entre os tablets mais bem conceituados entre os usuários estão: ipad 3samsumg galaxy tabnexus 7surface motorola xoom. Confira algumas características de cada um deles.

  • iPad 3 e iPad Mini – terceira geração de tablets da Apple. O iPad 3 veio com cinco novidades básicas: novo iOS 5.1 (dois núcleos – dualcore – e GPU mais potente); Tela Retina de 9,7 polegadas (2048 x 1536 pixel de resolução); velocidade de conexão 4G LTE; nova câmera iSight (resolução de 5 megapixels, grava vídeos em alta definição e conta com recursos como detecção de rostos , exposição com apenas um toque e ajuste de foco) e novo processador A5X. O iPad mini traz todas as configurações de seu irmão maior, mas como o nome sugere ele tem uma tela um pouco menor (7,9 polegadas).
  • Samsung Galaxay Tab – primeiro modelo de tablet Samsung com sistema operacional Android. O primeiro modelo da série Galaxay Tab veio com tela de 7 polegadas, câmera de 3 megapixels, conexão Wi-Fi e processador single-core de 1 Ghz.
  • Nexus 7 – tablet da Google em parceria com a fabricante Asus. O Google Nexus 7 vem com tela de 7 polegadas e câmera de 1.2 megapixels com gravação de vídeo em HD. Possui 16GB de memória interna e 1GB de memória RAM. Conta somente com conexão Wi-Fi, sem 3G. Equipado com um processador quad-core NVIDIA Tegra 3, e Android 4.1 Jelly Bean.
  • Surface – tablet da Microsoft. Vem equipado com Windows 8. A tela, Full HD, tem 10,6 polegadas. Processador da Intel, linha Ivy Bridge. Disponível em duas configurações: 65 GB e 128 GB. O Surface oferece suporte para Wi-Fi, Bluetooth 4.0 e USB 3.0.
  • Motorola Xoom – tablet fabricado pela Motorola. Sistema operacional Android. O Motorola Xoom vem com câmara de 5MP traseira e 2MP frontal que funciona como webcam. Processador dual-core de 1 GHz.