Significado dos nomes

Escolher o nome de bebês não é nada fácil. Além do gosto pessoal por um ou outro nome tem sempre alguém da família ou do seu grupo de amigos que irá sugerir nomes e até entregar uma lista de nomes para você analisar. Por isso, a recomendação é que os pais restrinjam a discussão sobre os nomes a um grupo pequeno de pessoas. Quando o nome for escolhido, aí sim, eles podem comunicar a todos o nome do futuro bebê.

 

Mas, como os nomes são escolhidos? Muitas pessoas gostam de homenagear alguém da família, seja mãe, pai, avô, avó ou outro familiar. Outros escolhem os nomes de bebê de acordo com o nome da moda. Para isso, são influenciados por nomes de personagens de novelas, de jogadores de futebol, de astros de cinema, de cantores pop, entre outras opções.

Há ainda quem prefira na hora de escolher os nomes para meninos ou nomes para meninas misturar o nome da mãe com o do pai e criar um nome completamente diferente, único. Há também que deseje inovar e, por isso, dobra o número de letras ou acrescenta letras pouco usadas (como “y” e “w”) para ficar diferente.

No entanto, independentemente do critério utilizado para escolher o nome, a maioria dos pais não sabe os significados dos nomes, não tendo, portanto, curiosidade sobre a origem dos nomes. Mas, se você é curioso pode conhecer o signficado de cada um dos nomes que compõem o alfabeto, e assim escolher aquele que mais agrada. Ou então, outra possibilidade é conhecer o significado dos nomes de acordo com cada letra do alfabeto.

SIGNIFICADO DOS NOMES PELAS LETRAS DO ALFABETO

Embora a relação a seguir não tenha nenhum cunho científico em sua explicação, vamos citar apenas pela curiosidade e por possuir uma certa aura folclórica e cultural em seus significados, muitos deles sendo passado de geração em geração.

Significado dos nomes pelas letras

Significado do Nome com a Letra A

Gosta de se aventurar. Gosta de desafios. Pessoa cheia de energia. Personalidade ativa e decidida. É um lider por natureza, e atrai as outras pessoas com seu entusiasmo. Por outro lado pode se tornar uma pessoa teimosa.

Significado do Nome com a Letra B

Sabe o que quer. Tem determinação. Busca estabilidade financeira. Dono de uma memória perfeita e cheio de hábitos enraizados. Gosta de dividir suas experiências. Demora a aprender as coisas, mas depois nunca mais esquece. Possui um lado vingativo. Pode se tornar uma pessoa teimosa ou ciumenta demais.

 



 

Significado do Nome com a Letra C

Amável, criativo, curioso, charmoso e expressivo. Não consegue guardar suas ideias para si, gosta de compartilhar. Dificuldade de concentração. Bom astral. A imagem de fofoqueiro pode surgir se começar a enfeitar demais a realidade. Precisa controlar sua mania de falar.

Significado do Nome com a Letra D

Muito atencioso. Apegado à família. Gosta de se sentir útil e necessário, e assume mais responsabilidades do que pode suportar. Não costuma voltar atrás em suas palavras. Muito ocupado. Cuidado para não se tornar dependente ou infantil ao extremo, e não se pendurar nos outros.

Significado do Nome com a Letra E

Poder de comunicação, necessidade de falar. Inteligente. Movido pela razão. Não gosta de ser contrariado ou desmentido. Pensa muito. Ser escritor, advogado ou professor é uma possibilidade. Deve aprender a controlar seu nervosismo.

Significado do Nome com a Letra F

Romântico, divertido, quer que todos gostem de você, e por isso é super gentil e simpático. Gosta de ser o centro das atenções. Pensa que o melhor da vida é: dinheiro, poder e sucesso. Possui um certo ar de mandão, o que pode torná-lo um pouco egoísta. Evite se preocupar tanto com as coisas e com si mesmo.

Significado do Nome com a Letra G

Sério, honesto profissionalmente e perfeccionista. Gosta que tudo saia conforme o planejado. Não age por impulso, pensa antes de agir. Quando toma uma decisão mergulha de cabeça no que está fazendo e esquece todo o resto à sua volta. Sente atração por assuntos ligados a saúde. Impaciente, pode ficar estressado facilmente.

Significado do Nome com a Letra H

Dinheiro e posição são muito importantes em sua vida. Diante de um desafio, sua personalidade se sobressai. Não se preocupa com os problemas, pois encontra soluções rapidamente para eles. Passa para os outros a ideia de ser uma pessoa meio solitária, e que não gosta de brincadeiras. Parece um pouco distante e severa.

Significado do Nome com a Letra I

Fiel, carinhoso e de muita sensualidade. Gosta de demonstrar seu amor e espera que a pessoa amada faça o mesmo. Superprotetor. Pronto a ajudar na solução dos problemas das pessoas mais próximas, mas quando não aceitam sua ajuda, tende a se irritar. Preocupa-se em excesso com o dinheiro. Não deve alimentar sentimentos como possessividade, dependência e temosia.

Significado do Nome com a Letra J

Não quer ser melhor ou pior do que ninguém, gosta de manter-se de igual para igual com qualquer pessoa numa disputa. Tem grande agilidade mental e física. Tem paixão pela vida. Gosta de ler, estudar e viajar. Não sabe ser diplomático, diz o que pensa à queima roupa.

Significado do Nome com a Letra K

Pessoa de muito poder. Independente, decidido e com grande magnetismo. Não gosta de anunciar suas qualidades. Prefere a discrição, observando e tomando suas próprias conclusões. A opinião alheia não lhe preocupa tanto. Sabe explorar a sensualidade muito bem. Entre os defeitos está o ciúme e a possessividade. Seria bom tomar cuidado com certas manias.

Significado do Nome com a Letra L

Não gosta de pertencer a grupos. Na hora da paquera não quer saber de mais ninguém por perto, pois é assim que sente-se totalmente à vontade. Ter que tomar uma decisão deixa a pessoa muito nervosa. Para não se envolver e não tomar uma decisão, se torna teimoso, preguiçoso ou mesmo desligad.

Significado do Nome com a Letra M

Ligação forte com a familia. Pessoa emotiva, exagera nos seus cuidados e corre o risco de sufocar as pessoas que ama. Com muita energia, precisa se manter ocupado, sempre. Quando fica magoado seja nos relacionamentos amorosos ou com os amigos, busca o recolhimento e só sai do seu mundinho quando recebe um pedido de perdão. Aprenda a controlar seu temperamento e deixe as pessoas que ama mais na delas.

Significado do Nome com a Letra N

Pessoa disciplinada, dinâmica, inteligente e criativa. Sempre disposto a colaborar com os outros sem outra intenção que não seja a de ajudar. Prático, consegue executar quaisquer tarefas cansativas e monótonas. Não admite ser interrompido quando está trabalhando. Super crítico com si mesmo e com outros.

Significado do Nome com a Letra O

Gosta de estar rodeado pela família. Assume as responsabilidades, resolve todos os problemas e se emociona com as situações. Quando alguém o fere, curte a mágoa em silêncio. Não é vingativo, mas pode ficar anos sem falar com a pessoa que o magoou. Cuide da sua vida e não torne em obsessão a manipulação da vida dos outros.

Significado do Nome com a Letra P

Gosta de paz e não sabe viver em um ambiente com brigas. Vive em busca do amor. Gosta de estar namorando, dificilmente está só. Mas, não gosta de amarras e nem que tentem proibi-lo de algo. Deve tomar cuidado para não julgar ou criticar demais os outros.

Significado do Nome com a Letra Q

Pessoa de bom coração, não se importa de ajudar os outros. Corre atrás do que quer, pois sabe agir quando está interessado em algo. A intuição é seu ponto forte. Se envolve com muitas coisas ao mesmo tempo, por isso tem dificuldade em manter os pés no chão e de fazer uma coisa por vez.

Significado do Nome com a Letra R

Usa a sabedoria para resolver os problemas dos outros, mas quando o problema é seu fica sem rumo. Gosta de resolver as coisas com a cabeça fria, mas seu coração sempre se intromete, surgem as dúvidas, e fica difícil decidir. Deve aprender a controlar a ansiedade e não ter medo errar.

Significado do Nome com a Letra S

Sabe o que quer da vida, e também como chegar lá. Sabe ser hábil quando quer envolver as pessoas que podem ajudá-lo a realizar seus projetos. Usa a sensualidade a seu favor, principalmente entre quatro paredes. Só é preciso ter cuidado para não se tornar dominador demais.

Significado do Nome com a Letra T

Pessoa que gosta de fazer o bem aos outros, e até se esquece de que também pode precisar de ajuda e amor. Seu comportamento pode fazer com que se torne um mártir. Tem dificuldades para perdoar ou esquecer o mal que lhe fizeram.

Significado do Nome com a Letra U

Pessoa respeitada, amigável, generosa e fácil de lidar. Nada é mais importante para ele do que seu dinheiro, seu tempo ou suas preocupações. Se controlar o egoísmo e ser mais diplomático ao tratar com as pessoas, conseguirá avançar muito no seu caminho.

Significado do Nome com a Letra V

Pessoa lúcida, principalmente com relação às pessoas e ao mundo. Desligado, não vive com os pés chão. Pode passar a impressão de não estar nem ai para o que acontece a sua volta. Gosta de liberdade. Prefere resolver sozinho seus problemas sem pedir ajuda ou conselhos a outras pessoas. Dar e receber ordens não é com ele. A teimosia precisa ser controlada.

Significado do Nome com a Letra W

Gosta de ser elogiado, mas quando sente-se humilhado ou desrespeitado entra em profunda depressão. Não consegue falar, colocar a indignação para fora, e prefere se isolar. Romântico e criativo. Se dá muito bem com crianças. A sensibilidade pode revelar um excesso de vaidade pessoal.

Significado do Nome com a Letra X

Pessoa talentosa. Tem bastante energia, e às vezes é difícil acompanhar o seu ritmo. Se envolve em muitos projetos ao mesmo tempo, e faz com que outras pessoas embarquem de cabeça em suas ideias. No entanto, nem sempre termina os projetos nos quais se envolve. Tem que ter cuidado para não se tornar uma pessoa muito confusa e dispersa. É preciso escolher que rumo tomar principalmente no campo amoroso.

Significado do Nome com a Letra Y

Organizado e responsável. Sabe comandar um grupo, tem talento para chefia. Não se importa com o que dizem ou pensem. Possui estilo próprio. Econômico, às vezes é um pouco avarento. É preciso ter cuidado para não ser esnobe.

Significado do Nome com a Letra Z

Letra do destino. Pessoas que tem o nome iniciado pela letra Z podem vir a ter vários problemas na vida. Criativo e com muita vitalidade. Possui um grande coração. Gosta de privacidade. Tem muitos segredos que não divide com ninguém. Muda de personalidade conforme as situações. Deve aprender a confiar mais nos outros e procurar acreditar que a felicidade existe. 

Significados dos nomes mais populares no Brasil

1 – Maria – Origem Hebraica
Significado: Do hebraico 'Miriam' que significa 'senhora, soberana, amargura, mágoa'. Nome que indica serenidade, força vital e vontade de viver.

2 – José – Origem Bíblica
Significado: Deus acrescenta

3 – Antônio – Origem Latina
Significado: Do latim 'antonius' que significa 'inestimável' ou do grego “'antheos'” que significa 'flor'. Procuram o equilíbrio, reagem de acordo com os seus sentimentos.

4 – João – Origem Bíblica
Significado: Deus é bondoso.

5 – Francisco – Origem Latina 
Significado: Aquele que nasceu na França.

6 – Ana – Origem Hebraica
Significado: Cheia de graça, que tem compaixão, clemência.

7 – Luiz – Origem Latina 
Significado: Lutador

8 – Paulo – Origem Latina
Significado: Significa 'de estatura baixa'. 

9 – Carlos – Origem Germânica
Significado: Homem viril.

10 – Manoel – Origem Hebraica
Significado: Deus está conosco.

11 – Pedro – Origem Aramaica
Significado: Significa pedra. Sempre em busca da segurança.

12 – Francisca – Origem Francesa
Significado: Variante francesa para Francis.

13 – Marcos – Origem Latina
Significado: O grande orador

14 – Raimundo – Origem Germânica
Significado: Significa “o que protege aconselhando”.

15 – Sebastião – Origem Grega
Significado: Sagrado, reverenciado.

16 – Antônia – Origem Latina
Significado: Do latim 'antonius' que significa 'inestimável' ou do grego '“antheos”' que significa 'flor'.

17 – Marcelo – Origem Latina
Significado: Do latim 'proveniente de Marte'.

18 – Jorge – Origem Grega
Significado: Significa agricultor e indica um homem determinado e seguro de si.

19 – Márcia – Origem Latina
Significado: Do latim 'que pertence a Marte; marcial, guerreira'.

20 – Geraldo – Origem Germânica
Significado: Nobre através da lança

21 – Adriana – Origem Latina
Significado: Feminino de Adriano. Sedutora, dedicada e ambiciosa. 

22 – Sandra – Origem Grega
Significado: Forma reduzida de Alexandra. Mulher que ajuda a humanidade.

23 – Luis – Origem Germânica
Significado: Guerreiro famoso, glorioso.

24 – Fernando – Origem Germânica
Significado: Inteligente, protetor.

25 – Fábio – Origem Latina
Significado: Fava

26 – Roberto – Origem Germânica
Significado: Brilhante na fama, príncipe poderoso.

27 – Márcio – Origem Latina
Significado: Do latim 'que pertence a Marte; marcial, guerreiro'.

28 – Edson – Origem Anglo-saxônica
Significado: Filho de eduardo

29 – André – Origem Grega
Significado: Significa viril e robusto.

30 – Sérgio – Origem Latina 
Significado: Pastor, protetor.

31 – Josefa – Origem Espanhola 
Significado: Variante espanhola e portuguesa, feminina de José.

32 – Patrícia – Origem Latina
Significado: Latim, significa 'da pátria'.

33 – Daniel – Origem Hebraica
Significado: Significa Deus é meu juiz.

34 – Rodrigo – Origem Germânica
Significado: Do alemão 'famoso pela glória'.

35 – Rafael – Origem Hebraica
Significado: Curado por Deus

36 – Joaquim – Origem Hebraica
Significado: Esperança, Deus é misericordioso

37 – Vera – Origem Latina
Significado: Verdadeira.

38 – Ricardo – Origem Anglo-saxônica
Significado: Do anglo-saxão Richard. Senhor poderoso.

39 – Eduardo – Origem Anglo-saxônica
Significado: Guardião das Riquezas.

40 – Terezinha – Origem Grega
Significado: Ceifeira e caçadora.

41 – Sônia – Origem Russa
Significado: Em russo, Sonja, significa sábia. Ou variação de Sofia. 

42 – Alexandre – Origem Grega
Significado: Alexandros, defensor da espécie humana. 

43 – Rita – Origem Italiana
Significado: Diminutivo de Margaret, ou do italiano Margherita (Margarida). 

44 – Luciana – Origem Latina 
Significado: Junção dos nomes Lúcia e Ana.

45 – Cláudio – Origem Latina
Significado: Do latim Claudius, que significa 'Coxo, manco'.

46 – Rosa – Origem Latina
Significado: Designa a flor.

47 – Benedito – Origem Latina
Significado: Bendito, abençoado.

48 – Leandro – Origem Grega
Significado: Homem-leão.

49 – Raimunda – Origem Germânica
Significado: Significa “a que protege aconselhando”.

50 – Mário – Origem Germânica
Significado: Homem de excelência.