Segurança do computador – verdades e mitos

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à segurança no computador, principalmente nos tempos de hoje quando é cada vez maior o risco de termos o PC invadido por programas maliciosos, que podem não somente infectar o nosso computador, mas também danificar alguns de seus componentes.  

 




 

Será, por exemplo, que se deve substituir o antivírus por um firewallInstalar antivírus é o suficiente ou se podem instalar outros softwares para proteger o PC? Você sabia que o antivírus não protege o computador contra malwares? Bom, você pode conferir estas e outras informações sobre vírus no computador a seguir, e saber, definitivamente, o que é verdade e mito quando o assunto é segurança do PC.

Verdades sobre a segurança do PC

  • Vírus deixam o computador lento – Se o computador está lento, tome cuidado. Pode ser vírus. O computador pode ser infectado por programas maliciosos que propagam spams, por exemplo, e ainda utilizam parte da banda larga do usuário para trocar informações, fazendo com que o usuário tenha a impressão de que o sinal da internet está com problemas. O melhor sempre é manter o antivírus atualizado, para evitar o aparecimento de vírus no PC.
  • O computador pode ser infectado após visita a um site – Durante a visita a um site é possível infectar o computador, já que o site pode conter códigos maliciosos que são reconhecidos automaticamente pelo navegador. Para evitar riscos desnecessários, a dica é manter o navegador e o antivírus atualizados. 
  • Vírus podem destruir fisicamente o hardware – Sim, isso é possível porque o vírus pode prejudicar o computador ao induzir algum componente do PC à exaustão ou alterar os códigos nativos de placas e outras peças. Se isso acontecer, o usuário pode perder para sempre o componente afetado.
  • Abrir e-mails sem abrir anexo pode ser perigoso – Acredito que a grande maioria das pessoas não saiba que abrir e-mails sem abrir anexo também é perigoso. Isso é possível porque algumas mensagens podem vir com códigos maliciosos chamados de scripts que estão embutidos no texto da mensagem. A dica para evitar problemas é desabilitar a função que permite a interceptação de scripts automaticamente durante a leitura de e-mails.
  • Programas maliciosos podem ficar alojados no sistema sem serem notados – Os invasores estão mais imperceptíveis, por isso é mais fácil hoje que eles fiquem alojados no computador sem que sejam notados com facilidade. Por isso, é importante executar a verificação em todo o sistema periodicamente.
  • Um vírus pode vir junto com arquivo JPG, WMV, PDF – Existe sim a possibilidade de introduzir códigos maliciosos dentro de arquivos, principalmente se o PC tiver versões vulneráveis dos softwares. Por isso, é sempre importante manter os programas atualizados.
  • Computadores públicos são mais perigosos – Computadores públicos são mais suscetíveis a abrigarem arquivos mal-intencionados. Por isso, são mais perigosos, já que se houver algum software malicioso instalado no PC, este poderá captar informações confidenciais do usuário. Para não correr risco é melhor evitar acessar contas de e-mail e redes sociais em locais públicos.
  • Pen drives podem propagar vírus Ao contrário do que muita gente possa imaginar, os pen drivers podem propagar vírus, já que basta plugar ao computador um pen drive infectado para que o vírus se espalhe, já que os worms são capazes de se copiarem automaticamente para uma unidade de memória flash. Para evitar que o vírus seja propagado pelo pen drive, o ideal é configurar o antivírus do computador para examinar os pen drives que forem conectados à porta USB e desabilitar funções do sistema operacional que executam os arquivos do pen drive automaticamente. 

Mitos sobre a segurança do PC

  • Dois antivírus funcionam melhor que um

    Não, instalar dois antivírus no computador não irá aumentar a proteção do PC. Isso porque quando dois antivírus são instalados no computador, eles competem entre si,  sistema fica mais lento e a funcionalidade de um acaba por anular a proteção do outro. Além do que é difícil instalar dois antivírus no mesmo computador.

  • Firewall funciona como antivírus

    Não, um firewall não pode substituir o antivírus, já que ele é complementar ao antivírus. A função do firewall é bloquear conexões suspeitas e não autorizadas vindas da internet, impedindo assim que elas tenham acesso ao computador do usuário. Grande parte dos antivírus possui bons firewalls. 
     

  • Antivírus protegem contra todo tipo de ameaça

    Não, isso não é verdade. Os antivírus não protegem o PC contra malwares, adwares, spywares ou trojans. Para combatê-los, há programas específicos. Por isso, o ideal é manter antivírus e outros softwares instalados e atualizados.
     

  • Antivírus pagos são mais eficazes

    Ter um antivírus instalado no computador é indispensável para manter o PC protegido. Existem antivírus pagos e gratuitos. Os dois são eficientes e eficazes, mas os antivírus pagos costumam oferecer recursos mais sofisticados. Vale lembrar que tanto o antivírus pago quanto o gratuito devem ser periodicamente atualizados.