Samsung lançará Galaxy S4 do Google

O Galaxy S4 vai ganhar um irmãozinho em breve. A Samsung anunciou em uma conferência anual do Google (a Google I/O) em São Francisco, EUA, que lançará um Galaxy S4 Google Edition

A imprensa tem tratado o novo S4 com alguns termos: Galaxy S4 Google Edition, Galaxy S4 do Google ou Galaxy S4 com Android puro, já que o smartphone não tratá os recursos da Samsung como a interface TouchWiz. Virá apenas com o Android "puro" (sistema operacional do Google), sem alterações da fabricante. Especula-se que o Google ficará responsável por inserir os recursos que a empresa já criou para o tablet Nexus.

Mas o que muda nessa nova versão do Galaxy S4 feita especialmente para o Google?

Veja as diferenças entre os dois Galaxy S4

Na imagem abaixo você pode comparar os dois modelos: à esquerda está o novo Galaxy S4 Google Edition e à direito o S4 original. O design não muda, apenas a interface e outros recursos.

S4 do Google e S4 original

Processador: Originalmente o Galaxy S4 já tem duas opções de processador no seu hardware, um processador quad-core e um octa-core, porém nem a Samsung nem o Google reveleram se ambos contiruarão disponíveis no S4 Google Edition. A especulação é que se isso não acontecer, provavelmente apenas o processador quad-core dará as caras no novo smartphone.

Disponibilidade e Preço: O Galaxy S4 já está sendo vendido no mundo todo, incluindo o Brasil, mas a ideia é de que o novo modelo comece a ser vendido apenas nos Estados Unidos. As vendas seriam feitas inicialmente através da loja virtual do Google, a Google Play. O preço será o mesmo do Galaxy S4 original, US$ 649 (R$ 1,3 mil aproximadamente) com 16 GB de armazenamento interno e já desbloqueada para uso em qualquer operadora.

Sistema Operacional: Chegamos à principal diferença entre o Galaxy S4 original e o novo Galaxy S4 Google Edition. Enquanto o Galaxy S4 vem com o Android 4.2.2 em seus dois modelos, as interfaces dos smartphones serão completamente diferente. A Samsung usa a interface TouchWiz no S4 original (fabricada pela própria empresa) e a nova versão usará a interface padrão do Android, que foi criada pelo próprio Google e não sofrerá mais nenhuma interferência das fabricantes (a não ser a possível inclusão de outros recursos pelo Google). Isso é bom por um motivo muito simples, como o Android instalado no S4 será puro, fazer atualizações será bem mais rápido e simples. Isso evitará conflitos e outros bugs no sistema operacional.

Aplicativos e Recursos: Não houve explicações quanto a esse ponto. O Galaxy S4 original conta com diversos recursos da Samsung, inclusive a interface TouchWiz, Air Gesture, S Health e outros. A aposta mais segura é que o S4 Google Edition replique os recursos encotrados no tablet Nexus do Google. Só saberemos quando a Samsung ou o próprio Google se pronunciarem, ou quando o smartphone for finalmente lançado.