Qual é o melhor antivírus?

É cada vez maior a transferência de dados via internet, inclusive no que se refere a dados bancários. Por isso, cresce a preocupação com a segurança na rede. Para evitar que vírus, spywares e malwares infectem o seu computador, o ideal é instalar um antivírus, capaz de proteger os arquivos e suas informações pessoais e profissionais que são compartilhadas com outras pessoas através do seu PC.

 

Além de antivírus pagos, também é possível encontrar antivírus grátis de confiança e que garantem a segurança de seus dados. É importante ressaltar que o antivírus deve ser sempre atualizado, pois somente desta forma estará mais garantida a eliminação de riscos, já que diariamente há sempre alguém tentando burlar a segurança dos antivírus. 

Entre os antivírus mais conhecidos está o NortonAVGPandaAvastComodo e Avira antivírus. Mas, qual é o melhor antivírus?  Existem antivírus que são mais confiáveis, pois são constantemente testados. Para baixar antivírus é preciso primeiro que você se informe sobre os antivírus disponíveis e escolha aquele que oferece melhores condições de proteção segundo as suas necessidades. Algumas empresas que disponibilizam softwares de antivírus, por exemplo, podem não contar com auxílio técnico da empresa, em caso de você precisar tirar alguma dúvida com relação ao sistema de segurança do antivírus.

Para baixar antivírus você pode consultar os sites na internet baixaki ou superdownloads, ou nos sites correspondentes aos fabricantes dos antivírus.

A seguir, você confere algumas características de antivírus gratuitos e pagos. 

Melhor antivirus

Antivírus Gratuitos

Os usuários de internet querem proteger os seus dados, mas nem sempre têm dinheiro para gastar com medidas de segurança, por isso acabam optando por não instalar um antivírus em seu computador, pois acreditam que somente existem antivírus pagos. Isso não é verdade. Além dos antivírus que são pagos, o usuário de internet pode optar por antivírus grátis. Alguns deles são realmente confiáveis e fazem a detecção, o bloqueio e a remoção de vírus e malwares com segurança.

Para analisar qual é o melhor antivírus gratuito, foi feito um teste pelo laboratório alemão AV-Test, especializado no teste de software antivírus. De todos os antivírus analisados somente o Comodo Internet Security Premium inclui um firewall no seu pacote de recursos. O resultado do teste é referente ao ano de 2012.

1 – AVG Anti-Virus Free 2012 (http://www.avgbrasil.com.br/home)
Este antivírus apresentou resposta altamente positiva na hora de desativar infecções por malware. Segundo o teste de detecção de ameaças no mundo real, quando o antivírus consegue bloquear ameaças desconhecidas, o AVG bloqueou 85,7% das amostras. Com relação a ameaças conhecidas, ele detectou 98,7% das amostras de malware. A varredura no acesso, que ocorre sempre que um arquivo é aberto ou salvo, levou 4 minutos e 55 segundos, enquanto que a varredura sob demanda (com que rapidez são analisados 4.5GB de arquivos) levou 1 minuto e 35 segundos.

2 – Avast Free Antivirus 7 ( http://www.avast.com/pt-br/index)
O programa se saiu bem na hora de proteger contra malware, desabilitando 93% dele. No quesito bloqueio de ameaças desconhecidas no mundo real, o antivírus bloqueou 78,6% das amostras. No quesito ameaças conhecidas, o índice chegou a 99,1% das amostras. No teste da varredura no acesso, o tempo foi de 4 minutos e 16 segundos, e no teste de varredura sob demanda foi de 1 minuto e 34 segundos.

3 – Panda Cloud Antivirus 1.5 (http://www.pandasecurity.com/brazil/)
Foram bloqueados 85,7% de malwares desconhecidos e 99,94% das ameaças conhecidas. O antivírus detectou todas as infecções no PC de testes, mas só desabilitou 87% delas. A remoção de todos os traços de uma ameaça foi de 60%. O teste de varredura sob demanda levou 6 minutos e 10 segundos, e o teste no acesso foi de 7 minutos e 25 segundos.

4 – Avira Free Antivírus (http://www.avira.com.br/)
Foram detectados 99,7% do malware, e bloqueadas 70,4% das amostras de malware desconhecido no mundo real. O antivirus encontrou todas as infecções durante o teste, mas só conseguiu desabilitar 80% delas. O tempo de varredura sob demanda foi de 1 minuto e 31 segundos, e o tempo de varredura no acesso foi de 4 minutos e 54 segundos.

5 – Microsoft Security Essentials 2.1 (http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows/security-essentials-download)
Foram detectados 93% de infecções. Foram removidos todos os traços de malware em 80% dos casos. Das amostras de malware desconhecido, ele bloqueou somente 71,4%. Com as amostras conhecidas ele identificou 97%. A varredura sob demanda foi completada em 3 minutos e 56 segundos, e a varredura sob acesso levou 6 minutos e 43 segundos.

6 – PC Tools AntiVirus Free (http://www.pctools.com/br/)
No quesito bloqueio de ameaças desconhecidas, ele detectou apenas 57,1% das ameaças. Todas as infecções no PC de teste foram detectadas, sendo que foram desabilitadas 93% delas. Todos os traços de malware foram removidos em 73% dos casos. Na hora do teste de varredura sob demanda, o antivírus demorou 4 minutos e 51 segundos, mas a varredura no acesso levou apenas 2 minutos e 50 segundos.

7 – Comodo Internet Security Premium 5.9 (http://www.comodobr.com/)
Foram bloqueadas completamente 78,6% das ameaças desconhecidas e parcialmente 21,4% dos ataques. Com relação a ameaças conhecidas, o antivírus identificou 98,2% das amostras. No quesito remoção de malware, o antivírus detectou todas as infecções, mas só conseguiu desabilitar 80% delas. E somente 30% dos traços de uma ameaça foram removidos. Na varredura sob demanda o tempo foi de 4 minutos e 31 segundos, enquanto que a varredura no acesso levou 13 minutos e 58 segundos. 

Antivírus Pagos

Muitos usuários de internet acreditam que os antivírus pagos são mais eficientes do que os gratuitos. No entanto, entre tantos pacotes de segurança disponíveis, qual escolher? Para responder a esta pergunta, AV-Test, laboratório alemão especialista em testes de softwares de segurança, testou alguns dos mais conhecidos antivírus pagos. Os testes são referentes a 2012.

1 – G-Data Internet Security 2012 (http://br.gdatasoftware.com/)
Durante o teste, o antivirus bloqueou todas as amostras nos testes no mundo real (que verificam a eficácia do software em bloquear ameaças até então desconhecidas). De um total de 108.869 amostras de malware, ele deixou passar apenas 5, ou seja, chegou a marca de 99.99%. Removeu todos os traços do malware em 60% dos casos. No teste de varredura sob demanda (que mede o quão rápido um pacote pode analisar 4.5GB de arquivos) o tempo foi de 1 minuto e 49 segundos. Já a varredura no acesso (que é iniciada quando você abre ou salva um arquivo) em 4.5GB de dados foi de 6 minutos e 41 segundos.

2 – Norton Internet Security 2012 (http://www.symantec-norton.com/)
Detectou 99.94% de todas as amostras conhecidas de malware. O antivírus bloqueou todas as ameaças de ataques desconhecidos. Ele detectou e desativou todos os componentes ativos de malware, e em metade dos casos conseguiu remover todos os traços de uma ameaça. O teste de varredura sob demanda levou 1 minuto e 8 segundos. Já a varredura no acesso levou 2 minutos e 34 segundos.

3 – Bitdefender Internet Security 2012 (http://www.bitdefender.com/br/solutions/internet-security.html)
Foram bloqueadas 96% das amostras de testes no mundo real (quando o software consegue identificar novas ameaças). Foram identificadas 99.96% das amostras conhecidas de malware. Detectou e desativou todas as infecções, e removeu todos os traços do malware em 90% das vezes. A velocidade de varredura em 4.5GB de dados demorou 1 minuto e 56 segundos. Na análise de acesso, a verificação foi finalizada em 4 minutos e 25 segundos.

4 – Kaspersky Internet Security 2012 (http://brazil.kaspersky.com/)
O antivírus bloqueou todas as ameaças desconhecidas. No teste de detecção de malware conhecido, ele identificou 99,3% de todas as amostras. Removeu todos os traços de malware em 60% dos casos. Somente foi identificado um arquivo falso positivo em um conjunto de 250 mil. A varredura sob demanda foi realizada em 1 minuto e 11 segundos e a varredura no acesso foi concluída em 4 minutos e 40 segundos.

5 – Trend Micro Titanium Internet Security 2012 (http://www.trendmicro.com.br/index.html)
Foram bloqueadas totalmente 92,3% das ameaças no mundo real, e 3,8% foram bloqueadas parcialmente. Foram detectadas 97,49% das amostras de malware conhecido. Removeu todos os traços de malware em 70% das amostras. No teste de varredura sob demanda, o tempo foi de 1 minuto e 33 segundos. Já a varredura no acesso levou 5 minutos e 14 segundos para analisar os mesmos 4.5 GB de arquivos.

6 – Avast Internet Security 6
Não foram divulgados os resultados do teste.

7 – Eset Smart Security 5 Review (http://www.eset.com.br/)
Foram bloqueados 88,5% dos ataques por malware no que se refere às ameaças no mundo real (ameaças desconhecidas) e bloqueados parcialmente outros 3,8%. Na detecção de ameaças conhecidas, o antivírus bloqueou 98,02% das amostras. Foram detectadas todas as infecções ativas no PC de testes e desabilitadas 90% delas. Foram removidos todos os traços de malware em 60% dos casos. A varredura sob demanda de 4.5 GB de dados foi realizada em 1 minuto e 44 segundos. Já a varredura no acesso (feita sempre que um arquivo é aberto ou modificado) foi concluída em 4 minutos e 12 segundos.

8 – F-Secure Internet Security 2012 ((http://www.software.com.br/)
O antivírus bloqueou 96,2% das ameaças desconhecidas e 99,91% dos malwares conhecidos. Foram encontradas e removidas todas as infecções presentes no PC de teste. Foram limpos todos os traços de malware em 60% dos casos. No teste de varredura sob demanda, o F-Secure levou 2 minutos e 43 segundos, e no teste de varredura no acesso o tempo foi de 4 minutos e 21 segundos.

9 – AVG Internet Security 2012 (http://www.avgbrasil.com.br/home)
Foram bloqueados totalmente 92,3% das ameaças desconhecidas, e foram bloqueados parcialmente outros 3,8%. Com relação à detecção de ameaças conhecidas, o índice chega a 99,11%. O antivírus detectou e desabilitou todos os malware ativos no PC de testes, mas só conseguiu remover todos os traços das ameaças em 40% dos casos. A velocidade de varredura no teste sob demanda foi de 1 minuto e 30 segundos, e no teste no acesso o tempo foi de 5 minutos e 5 segundos.

10 – Check Point ZoneAlarm Extreme Security 2012(http://www.siliconaction.com.br/registro/descutil.mv?zalarmis&aff=google)
Foram bloqueados completamente 92,3% dos ataques desconhecidos. O antivírus detectou corretamente 99,17% das amostras de malware conhecido. Ele detectou todas as infecções no PC de testes, mas desabilitou apenas cerca de 90% delas. O ZoneAlarm só removeu todos os componentes de malware em 40% dos dados. A varredura sob demanda levou 2 minutos e 53 segundos para ser concluído, enquanto que a varredura no acesso foi feita em 3 minutos e 45 segundos.