Quais são os alimentos antioxidantes?

Curiosidades1.660 Visualizações

Manter uma alimentação saudável ajuda no processo de envelhecimento com saúde e a manter a pele do rosto mais bonita. Por isso, os nutricionistas recomendam a ingestão de alimentos que contenham propriedades antioxidantes, pois estes combatem inflamações e previnem o fotoenvelhecimento.

 

Além do mais, os alimentos antioxidantes também atuam na prevenção de doenças crônicas, doenças cardiovasculares e em numerosos tipos de câncer.

Os alimentos antioxidantes ajudam ainda a neutralizar os radicais livres, substâncias que são produzidas em excesso pelo organismo devido a fatores como poluição, estresse, radiação solar, má alimentação, ingestão de bebidas alcóolicas e o hábito de fumar. Os radicais livres em excesso podem destruir as células e causar danos à saúde. Além de provocar doenças como diabetes e infertilidade, eles também influenciam no surgimento de celulite, estrias, acne e rugas. Certos tipos de alimentos ajudam a prevenir rugas, danos causados pela exposição ao sol e ainda mantêm a pele hidratada.

Assim sendo, pode-se afirmar que a pele é resultado da sua alimentação, por isso para se obter uma pele bonita, bem cuidada e hidratada vale a pena investir em uma alimentação mais saudável e equilibrada, rica em vitaminas A, C, E e vitaminas do complexo B. Por isso, se você quer cuidar da pele inclua alimentos antioxidantes em seu cardápio.

Além da alimentação, não se esqueça de beber água com frequência, pois ela ajuda a manter a pele mais viçosa.

A seguir, você confere uma lista com alguns dos principais alimentos que devem fazer parte da sua dieta diária. Eles atuam na prevenção do fotoenvelhecimento e no aparecimento de rugas. 

Alimentos antioxidantes

  • Chocolate – o cacau é rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração. O chocolate amargo contém mais cacau que outros chocolates, por isso é mais antioxidante e vem com menos gordura. 
     
  • Chá verde – antioxidante. Também contém vitamina C, vitamina A, vitaminas do complexo B, potássio, cálcio e fósforo.
     
  • Óleo de coco – rico em vitamina E. Atua na diminuição do processo de envelhecimento das células e na proteção de doenças cardiovasculares e câncer.
     
  • Maçã – possui flavonoides (agentes importantes em ações anti-inflamatórias, hormonais, alérgicas e até anti-hemorrágica) e quercetina (ação anti-inflamatória) que aumentam os níveis de antioxidantes e atuam na proteção das células do fígado.
     
  • Abacate – contém vitamina A. Ajuda a regular as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção do óleo natural que lubrifica a pele. 
     
  • Abacaxi – fonte de vitamina C, contém substância anti-inflamatória que atua diretamente na pele, combatendo acne e alergias. Além disso, o abacaxi dá firmeza aos tecidos. 
     
  • Acerola – fonte de vitamina C. Ajuda no combate aos radicais livres. 
     
  • Laranja – fonte de vitamina C. Combate gripes e resfriados e auxilia na formação do colágeno da pele. O consumo diário desse nutriente auxilia na elasticidade e firmeza da pele, minimizando o envelhecimento. 
     
  • Banana – fonte de vitamina B6. Ação cicatrizante. Reforça o sistema imunológico, ajuda na recuperação da pele e no bom funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico, e ainda é essencial na produção de glóbulos vermelhos do sangue.
     
  • Caju – antioxidante, rico em cálcio, ferro e fósforo. É importante na formação de colágeno, que dá força e suporte aos ossos, dentes, pele e artérias. 
     
  • Uva – rica em sais minerais, tais como magnésio, potássio, ferro, cálcio, fósforo e sódio. A uva também possui vitaminas (complexo B e vitamina C). A casca da uva contém resveratrol, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres do organismo. A uva evita o envelhecimento precoce da pele. 
     
  • Limão e tangerina – fonte de vitamina C. Previne o fotoenvelhecimento.
     
  • Goiaba – alto teor de vitamina C, importante no combate às infecções, hemorragias, cicatrização de cortes e queimaduras. Também contém vitamina A, que ajuda na conservação da pele e das mucosas, e vitamina B1, que ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. 
     
  • Frutas vermelhas – morango, amora e framboesa são ricas em cianidina e vitamina C. Combatem o envelhecimento precoce da pele, pois atuam na produção de colágeno, o tecido de sustentação da pele.
  • Iogurte – fonte de vitamina B2. Esse nutriente ajuda a combater rugas e marcas de expressão. Também atenua as olheiras. 
     
  • Castanha do pará – contém minerais e tanino. Possui propriedade hidratante, lubrificante e emoliente. Previne o envelhecimento ou o enrijecimento dos tecidos e contribui para manter a elasticidade natural do rosto. 
     
  • Tomate – fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A. Reduz o risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. 
     
  • Cenoura – fonte de betacaroteno, conhecido como pró-vitamina A. O ácido lipoico, presente na cenoura, revitaliza o rosto e ajuda no retardamento do envelhecimento precoce. 
     
  • Pepino – fonte de vitamina C e ácido fólico. Atua como regenerador celular. 
     
  • Soja – possui propriedades que evitam o ressecamento da pele e melhoram a elasticidade. 
     
  • Linhaça – antioxidante, fonte de ômega-3, vitamina E, zinco, cálcio, magnésio e selênio. Os nutrientes ajudam na desintoxicação das células.
     
  • Grãos – contém vitamina B3. Facilitam a circulação sanguínea. 
     
  • Chia – antioxidante, rica em ômega-3, desintoxicante e ajuda a emagrecer. A sementes também são ricas em fibras e cálcio.
     
  • Salmão – rico em vitaminas C e D, que combate o crescimento desordenado das células. 
     
  • Açafrão – antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores. 

Sucos Antioxidantes 

Os sucos antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele e de outros tecidos. Eles devem ser tomados logo depois de ficarem prontos, para aproveitar o máximo de seus nutrientes. Confira a seguir três receitas de sucos antioxidantes.

Receita 1
Ingredientes 
2 xícara de frutas vermelhas congeladas (cerejas, morangos, amoras e mirtilo)
200ml de suco de romã ou suco de cranberry
200ml de água gelada

Modo de preparo 
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Receita 2
Ingredientes

6 morangos
Suco de 2 laranjas
1 colher (café) de gengibre ralado

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Receita 3
Ingredientes 

200 ml de suco de acerola
1 xícara que chá de morangos
1 xícara de chá de melancia
1 colher de sopa de mel

Modo de preparo
Lave bem todas as frutas e pique os morangos e a melancia. Em seguida, bata a polpa de acerola no liquidificador até que ela se dissolva. Depois, acrescente os demais ingredientes e bata mais um pouco.

Dicas para uma pele saudável

Siga as dicas do vídeo para ajudar ainda mais a sua pele a ficar bonita e saudável.