Saudades do MSN? Encontre um substituto

Todo mundo que usava o MSN foi obrigado a migrar para o Skype. O problema é que o MSN era o mensageiro mais popular da internet e todos estavam mais do que acostumados com ele. O baque foi grande e tem muita gente que não se acostumou a usar o Skype. Alguns tiveram problemas na hora de migrar do MSN para o Skype, outros simplesmente não se adaptarem à interface do Skype.

Mas não tem mais jeito, o MSN deixou de existir definitivamente. Fomos atrás de alternativas ao extinto serviço da Microsoft. Podem não ser exatamante iguais ao Messenger, mas são bem parecidos e podem matar a sua saudade ou suprir a sua necessidade em encontrar um novo mensageiro instantâneo.

Instantbird

Boa alternativa para quem quer um mensageiro simples e fácil de usar. É grátis, a interface é limpa, sem propagandas ou pertubação com material indesejado para te distrair. Conversas são agrupadas em abas, garantindo que o usuário nunca se sinta confuso com janelas de conversa em todo lugar. As abas são simples: você pode movê-las e reordená-las ou criar uma nova janela.

Instantbird

O Instantbird suporta os principais sistemas operacionais: Linux, Windows e Mac OS X. Ferramentas como a Linha de Pesquisa ou Zoom estão embutidas no Instantbird para ajudar o usuário a tirar proveito de suas conversas, além de vários outros complementos que podem ser baixados.

Pra completar o usuário pode conversar com todos os seus amigos em um único aplicativo, podendo trocar mensagens no Facebook, Yahoo, ICQ, IRC, GTalk, Jabber, AOL e Twitter. Se existirem vários contatos da mesma pessoa não tem problema, basta agrupar os contatos e o Instantbird vai saber que se referem a mesma pessoa.

Pidgin

Mais uma ótima alternativa, pois além suportar o MSN com o Pidgin também é possível acessar outros mensageiros como o GTalk, ICQ, AIM, Yahoo, IRC, MySpace, XMPP, entre outros, conversando com todos os seus contatos ao mesmo tempo. O Pidgin suporta muitas características destas redes de chat, tais como transferências de arquivos, mensagens quando você está fora e notificações de digitação. O mensageiro ainda conta com os mesmos recursos básicos para o bate-papo: criptografia de mensagens, suporte para videochat com webcam, emoticons personalizados entre outros. Vários plugins também estendem a funcionalidade do Pidgin acima e além das características padrão.

Pidgin

O Pidgin roda em Windows, Linux e outros sistemas operacionais baseados em UNIX. Para usuários do sistema operacional Mac, dá para baixar uma versão do Pidgin chamada Adium.

aMSN

Esse é para os saudosistas que não conseguem viver sem o MSN. O aMSN é um clone do Messenger, com uma interface idêntica. Para ficar ainda melhor, quando você instala o programa seus contatos do MSN são carregados automaticamente para o aMSN. Um sonho para quem sente tanto a falta do Messenger.

aMSN

Suportando Windows, Linux, Mac OS X e FreeBSD o aMSN conta com os mesmos recursos básicos do MSN e outros mensageiros instantâneos. Dá para conversar com contatos de outros mensageiros, ter grupos de amigos, mudar a skin, conversar pela webcam, mandar mensagens curtas de voz., transferir arquivos e muitos outros plugins garantem ainda mais personalização e recursos.

Miranda IM

O Miranda IM é leve, rápido e tem uma interface bem fácil de usar. O problema é que roda apenas no Windows. Ele conta com mais de 350 plugins, o que torna o mensageiro altamente flexível e customizável. Também suporta outros serviços de mensagem instantânea como o prórpio MSN, Yahoo, Facebook, ICQ, Jabber, AIM, entre outros.

Miranda IM

Embora o Miranda IM não suporte outros sistemas operacionais além do Windows, ainda é uma boa alternativa para não se dá bem com o Skype e quer um mensageiro parecido com o MSN.

Trillian

Uma bela alternativa ao MSN. Tirando o aMSN que é praticamente um clone, o Trillian talvez seja a melhor alternativa ao Messenger. Uma das principais características do Trillian é que ele mantém todos os seus dispositivos sincronizados ao longo do dia automaticamente, garantindo que você seja sempre capaz de acessar a conversa onde você estiver. Inicie um bate-papo em seu iPad em casa, continue conversando no celular e termine em seu computador no trabalho. Se você usa o Skype ou outros mensageiros instantâneos, provavelmente já se recebeu uma enxurrada de mensagens quando conversava em um dispositivo e se conectou em outro para continuar o papo. A última versão do Trillian conta com um sistema de sincronia que salva seus dados em servidores e eliminana totalmente esse problema. Ele sabe qual foi a última mensagem que você leu e não repete tudo quando você se loga em outro lugar.

Trillian

O Trillian tem suporte para muitas redes de chat diferentes, incluindo Facebook, Skype, Google, MSN, AIM, ICQ, XMPP, Yahoo!, e muito mais. Além dos recursos sociais do Facebook você pode acessar o Twitter, Foursquare e LinkedIn. Assim dá para conversar e acompanhat tudo o que rola em diferentes redes sociais em um único lugar. Pra completar os recursos o Trillian tem notificação de emails, emoticons e temas personalizados, web messenger, corretor ortográfico para digitação, entre outros.

O Trillian está disponível para Windows, Mac, iPhone, iPad, Android e BlackBerry e diretamente em seu navegador de internet. Talvez o único ponto fraco seja que a versão grátis venha com propagandas. Para ter uma versão sem propagandas e com alguns recursos extras como suporte à nuvem é necessário pagar 20 dólares por ano, ou 60 dólares uma única vez.