Tudo sobre notebook ou laptop

Os computadores já fazem parte da nossa vida há muito tempo. Mas, se antes eles eram grandes como o desktop, ou microcomputador ou computador pessoal ou computador de mesa como também eram chamados, atualmente quanto menor for o computador, melhor para o usuário. E se ele for portátil, sendo possível levar para onde quiser, então tudo fica mais fácil. 

 

No início, quando surgiram os computadores portáteis, eles eram como objetos de luxo. Muitos queriam tê-los, mas poucos conseguiam comprá-los.  Com o passar do tempo, os notebooks ou laptops foram conquistando cada vez mais as pessoas, o preço foi caindo e agora ninguém mais quer saber dos microcomputadores, seja em casa ou no trabalho. Mas, que tipo de computador você tem em casa: notebook ou laptop? Qual é a diferença entre notebook e laptop?

Provavelmente você já fez esta pergunta. No entanto, a resposta é simples: não existe diferença entre notebook ou laptop. As duas palavras são usadas como sinônimos e designam  o computador portátil. Algumas pessoas até distinguem o notebook do laptop pelo seu tamanho, ou seja, os computadores portáteis grandes seriam chamados de laptops e os computadores portáteis pequenos seriam os notebooks. Mas, no geral, essa distinção de tamanho não faz diferença alguma. Existem também os netbooks, que são menores ainda que os notebooks mas tem poder de processamento muito menor, sendo ideais apenas para acessar a internet e digitar alguns documentos e planilhas. Nada de jogos, filmes, programas gráficos ou outras aplicações mais pesadas. A tendência é que os netbooks sejam substituídos completamente pelos tablets, que são mais práticos e estão ficando cada vez mais poderosos, como o iPad, Windows Surface ou Galaxy Tab.

 Assim, pode-se dizer que os notebooks ou laptops são máquinas de médio porte, maiores que os netbooks e menores que os desktops (os nossos PCs).

Leve, o notebook pode ser levado para todo o lugar, e pode ser usado com bateria ou na tomada. Ele vem com tela de LCD (cristal líquido), teclado acoplado, touchpad (área onde se desliza o dedo) em substituição ao mouse, drive de CD/DVD, disco rígido grande e portas para conectividade via rede local ou fax/modem.

O tamanho da tela de um notebook/laptop varia entre 12-18 polegadas, mas a média é de 15 polegadas. Nem todos os modelos de computador portátil vêm com placa de vídeo para jogos 3D.

Muitos laptops vêm com adaptadores de rede wireless, ou seja, os computores portáteis podem se conectar a redes de computadores sem fio. Desta forma, é possível usar o laptop em diversos estabelecimentos que tenham rede wireless, como restaurantes e aeroportos. E até mesmo em casa ou no escritório. 

DIFERENÇAS ENTRE DESKTOP E NOTEBOOK

Os laptops ou notebooks são projetados para terem performance comparável com os bons computadores de mesa, os desktops (popularmente chamados de PC, que significa computador pessoal). Mas, existem algumas diferenças. Confira algumas delas.

  • Memória – reduções de performance do processador podem ser compensadas pela memória de um notebook Por isso, quase sempre a memória do notebook pode ser substituída e aumentada, com o objetivo de melhorar a performance;
  • Processador – no laptop o processador trabalha com voltagem menor. O objetivo é reduzir a produção de calor. E quando o laptop está ligado na tomada, geralmente o processador funciona melhor. O notebook foi projetado para economizar energia, por isso o processador entra em modo “soneca” ou de redução de capacidade quando ele não está em uso ou é pouco exigido;
  • Disco rígido – geralmente são menores e trabalham em velocidade menor. O objetivo é reduzir emissão de calor e consumo de energia. Atualmente, porém, não é difícil encontrar notebooks com HDs de 1 terabyte;
  • Áudio e vídeo – as placas ou processamento de áudio geralmente são integrados à placa-mãe. Isso faz com que não seja possível que os notebooks tenham placa de som de última geração, assim como uma caixa de som de qualidade. Com relação ao vídeo, os laptops apresentam boa tela para visualização da navegação na internet, por exemplo, mas pode haver dificuldade para a visualização de jogos modernos tridimensionais. Para melhorar o desempenho gráfico alguns fabricantes instalam uma placa de vídeo dedicada, o que encarece o preço do notebook;
  • Bateria – podem ser de níquel/cádmio, níquel híbrido ou de íon lítio. A bateria de níquel/cádmio tem duração de cerca de duas horas e tem efeito memória. A híbrida dura mais, sofre menos efeito memória e tem vida útil menor. Já a bateria de íon lítio é mais moderna, dura bastante, não sofre efeito memória e pesa menos. Depois de certo tempo de uso é necessário comprar outra célula de bateria ou seu notebook só funcionará na tomada.

Comprando seu notebook

Na hora de comprar seu notebook o primeiro passo é resolver para o que ele vai servir. Se você quer apenas um computador prático para entrar na internet, poder fazer alguns textos e tabelas, armazenar suas fotos, ver vídeos no YouTube e checar seu Facebook, um notebook mais simples pode ser a solução. Mas se você quer mexer em PhotoShop, usar outros programas de edição e até jogar uns joguinhos mais complexos, aí é melhor partir para um notebook mais completo (e mais caro).

Em uma pesquisa recente os consumidores elegeram os melhores fabricantes de notebooks da atualidade: Dell, Asus, HP, Lenovo e Sony.

Abaixo você encontra um comparativo entre alguns dos notebooks mais vendidos do mercado, sendo o mais barato o Positivo e o mais caro o Sony Vaio. Com preços-base em março/2013, veja uma comparação: