O que é Coaching

Você sabia que alguns atores e atrizes utilizam os serviços de um coach para construir um personagem? Você sabia que o coach também pode ser responsável pela sua carreira e até pelo seu desenvolvimento pessoal? Aliás, você sabe o que é coaching ou coach?

 

Coaching é uma gíria que significa "tutor particular", e vem da palavra coach que significa "treinador". Assim sendo, o coaching é o profissional que ajuda pessoas, atletas, artistas e empresas, e quem mais quiser, a alcançarem resultados mais positivos, tanto no que diz respeito ao seu desenvolvimento profissional quanto ao desempenho da empresa. E como isso é feito? O coach encoraja e motiva o seu cliente através de técnicas de psicologia, orientações sobre gestão de tempo, além de outras ferramentas que ajudam a desenvolver e aperfeiçoar o desempenho de um coachee (cliente que necessita de ajuda).

O coaching tem um olhar externo sobre a situação, não está envolvido emocionamente com o que está acontecendo e, por isso, pode perceber mais rapidamente o que está errado, quais os pontos negativos e o que pode ser feito para mudar a situação. Por conta disso, o coaching faz com que o cliente reflita sobre o que está errado, sobre o que pode melhorar, e faz com que ele analise as possibilidades e opções que tem à sua disposição. Ele incentiva o crescimento pessoal e profissional do coachee, faz com que ele reconheça suas qualidades e adquira novas competências, e que reconheça e supere os seus limites, os seus pontos negativos. Assim sendo, o cliente recebe apoio para mudar e para se manter motivado.

O trabalho do coaching muitas vezes se estende para a vida pessoal e familiar do coachee, já que o equilíbrio emocional em casa ajuda a manter o foco do cliente em seu trabalho, principalmente quando ele tem que tomar decisões importantes. No entanto, o coachee também é orientado a dar atenção à família, a não deixá-la de lado por causa do trabalho e do crescimento e desenvolvimento profissional. Afinal, é possível ter equilíbrio nas relações pessoais e profissionais.

Quando começa a trabalhar, o coaching analisa toda a situação que lhe é apresentada e estabelece um plano de ação e de metas para o cliente, fazendo com que ele perceba o quanto é importante estabelecer objetivos para que os resultados possam ser alcançados mais rapidamente. Objetivos estes que podem ser pessoais ou profissionais.

O tempo que será disponibilizado pelo coaching pode ser variado, e irá depender de cada caso e da resposta de quem solicitou os serviços do profissional, mas, normalmente é de 90 dias a três a quatro meses. Geralmente, as sessões são de 1 hora, podendo chegar a até 2 horas. Dependendo do tempo disponível do cliente e da técnica que será utilizada pelo coach, as sessões podem ser presenciais ou não. Ao longo do processo, o cliente é capaz de perceber os resultados, assim como as pessoas que estão à sua volta e fazem parte do seu círculo de convivênvia.

Há diversos tipos de coaching, cada um correspondendo ao perfil do seu cliente: coaching empresarial, financeiro, executivo, pessoal ou de vida e coaching profissional, entre outros. Conheça um pouco mais sobre cada um deles. 

Tipos de Coaching

  • Coaching Profissional

O coaching profissional é uma pessoa habilitada para desenvolver o trabalho de coach. Ele utiliza metodologias, técnicas e ferramentas do coaching que são aplicadas visando ajudar o coachee ou a empresa a atingir suas metas e objetivos. As sessões são agendadas, existe um contrato e o processo de coaching é pago. São realizados encontros formais, ou seja, reuniões para ajudar, apoiar e guiar os clientes. A ajuda tanto pode ser na área pessoal ou profissional.

  • Coaching Empresarial

Direcionada a empresários, o coaching empresarial ajuda o empresário a desenvolver novas habilidades, e a alcançar a melhor performance em seu ambiente de trabalho. O coaching poderá ajudá-lo a identificar suas limitações, a encontrar os pontos negativos e valorizar os pontos positivos, e a desenvolver competências que façam com que o empresário e/ou empreendedor se destaque no mundo empresarial.

O profissional também pode ajudar no aspecto pessoal, através da melhora do relacionamento familiar, já que, muitas vezes, devido ao cargo que ocupa e às responsabilidades no trabalho, o empresário acaba negligenciando a família, não tendo tempo para dar atenção a esposa e filhos, e isso, por vezes, acarreta conflitos dentro de casa, ou seja, os problemas familiares podem interferir diretamente no seu trabalho na empresa.

Ou seja, o coaching empresarial terá como objetivos ajudar o empresário a liderar com confiança seus colaboradores, a administrar melhor o seu tempo e a delegar responsabilidades, entre outros.

  • Coaching Financeiro

Há pessoas e empresas que não sabem gerir os seus próprios recursos e, por isso, comprometem o orçamento. Para eles, a melhor solução é contratar um coaching financeiro, que irá ajudar pessoas e empresas a alcançar os resultados financeiros desejados. O coaching terá a missão de treinar o profissional e a empresa para viver de acordo com seu orçamento. O coach terá que analisar o que está errado, enquanto que o coachee terá que aprender a identificar possíveis falhas e os pontos fracos e fortes na gestão financeira. Depois que a análise fori feita por ambos os lados, o coach define metas concretas, e faz com que o coachee cumpra com o que foi estabelecido para, assim, alcançar as metas e os objetivos.

  • Coaching para Provas e Concusos

O objetivo do coaching é preparar os candidatos que irão fazer prova para concurso público, ou que vão participar de qualquer outro processo seletivo. Para obter sucesso é preciso definir objetivos e metas e incorporar algumas técnicas de estudo.

  • Coaching Executivo

Quem trabalha em empresa e tem um alto cargo e de muita responsabilidade, como um executivo, por exemplo, precisa ter perfil de liderança, e ter competência para gerir negócios e relações interpessoais. Por isso, o coach executivo tem como objetivo capacitar o profissional para que ele melhore a sua performance tanto na área pessoal quanto na de negócios.

O executivo recebe orientação sobre como manter o foco, a motivação e como identificar as metas da empresa perante as necessidades do mercado. Como acelerar os resultados e como fazer com que colaboradores se sintam motivados a colaborar com a estrutura organizacional da empresa é um dos objetivos do coaching executivo que também irá ajudar o empresário a ser um líder mais confiante, para que ele seja capaz de administrar mudanças e enfrentar situações de stress e pressão.

Além de ser voltado para executivos, este tipo de coaching é ideal para diretores, gerentes, gestores e líderes de empresas que precisam desenvolver competências em prol da empresa.

  • Coaching pessoal ou coaching de vida (life coaching)

Ajudar as pessoas a encontrar o aprimoramento pessoal ou profissional é a meta do coaching pessoal. No que se refere à vida da pessoa, o coach irá ajudá-lo a melhorar aspectos ligados à família, relacionamentos, finanças, carreira e administração do tempo, entre outros. Já no campo profissional, o coach irá trabalhar aspectos ligados ao planejamento, à comunicação, à motivação, à superação de desafios profissionais e ao alcance de metas, para assim, conseguir alcançar os resultados desejados.

O foco do trabalho do coaching pessoal é no presente e no futuro, ou seja, o objetivo é que as ações realizadas no presente possam influenciar positivamente as ações no futuro.

Existem divertos nichos de coaching pessoal: Coaching para Emagrecimento, Coaching de Casamento (ou de noivas), Coaching para Jovens, etc.

  • Coaching de Performance

O profissional especializado em coaching de performance tem a capacidade de ajudar o cliente a obter melhores resultados na vida profissional, sem abdicar de seus desejos pessoais e seus valores. Ele ajuda a desenvolver as habilidades que, porventura, estejam sufocadas, escondidas ou tenham sido deixadas de lado. Ajuda também a identificar os bloqueios internos e a fazer com que o cliente tenha consciência deles, para assim remover por conta própria os obstáculos que estão interferindo no seu desempenho.