O carro mais rápido do mundo

Curiosidades3.234 Visualizações

O título de carro mais rápido do mundo produzido em série é do Bugatti Veyron. O modelo que conseguiu esse título foi o Veyron 16.4 Super Sport, que em 2010 atingiu uma velocidade de 431.072 km/h, entrando para o livro Guinness de recordes.

Quando dizemos "produzido em série", quer dizer que qulquer um pode entrar em uma revendedora autorizada da Bugatti e comprar o Veyron recordista. Qualquer um com muito dinheiro na conta bancária, é claro. Para ser mais exato, o Bugatti Veyron 16.4 Super Sport custa quase US$ 2,8 milhões.

Mas um probleminha técnico levantado pela empresa de performance Hennessey (a empresa prepara carros de corrida e monta alguns bólidos indecentes) tirou o título do Veyron. O fato é que a Hennessey nunca se deu por satisfeita e vem perseguindo esse recorde. Agora ela lançou um modelo que alcança os 427,6 km/h, o Venom GT. "Mas pera lá", você deve estar se indagando, "como eles querem o recorde se o Veyron atingiu mais de 431 km/h"? Pois é, a Hennessey alega que nos testes do Veyron, a Bugatti removeu um dispositivo limitador de velocidade. Na verdade os carros são vendidos com esse limitador e chegam a 415,2 km/h. O que convenhamos não faz tanta diferença assim. Mas que o limitador existe, existe. Sendo assim, a organização do livro Guinness de recordes retirou o título do Bugatti Veyron produzido em série enquanto analisa o caso.

Por enquanto não existe carro mais rápido

Veyron vs Venom

Verdade. Como o Veyron foi temporariamente destituído, o Guiness World Records está analisando o caso e revisando a categoria carro de produção. Especialistas foram contratados para analisarem a situação e o recorde só será dado para o carro que respeitar todas as regras, refletindo uma conquista justa no segmento.

A Bugatti não vai desistir tão facilmente do recorde. Em nota oficial, um representante da Bugatti (marca que pertence ao Grupo Volkswagen), afirmou que foram vendidas algumas unidades especiais do Veyron sem o limitador. Foi uma edição chamada Recorde Mundial. Ele ainda disse que todos os limitadores de velocidade da versão normal (SS) podem ser desligados. Ou seja, ainda é possível que depois de tanta briga o recorde volte a ser do Veyron. Nada mais justo, já que o carro realmente chega atinge os quase 432 km/h dos testes. Só não sabemos por quê cargas d'água colocaram um limitador reduzindo a velocidade em torno de apenas 16 km/h.

Você também pokies online pode estar se perguntando por que esse recorde é tão importante. A resposta na verdade é simples: no ramo de carros esportivos de alto rendimento, a montadora que tiver o carro mais rápido, com melhor performance aliada à tecnologia, tem o respeito na indústria e consequentemente consegue mais contratos com equipes de corrida, além de atrair a atenção dos milionários para seus carrões. Isso faz um bem danado à sua marca. Por isso a Hennessey, que vive basicamente de preparar carros de corrida, persegue tanto esse recorde.

Venom mais rápido de 0-300 km/h

O Venom GT pode não ter ainda o recorde de carro mais rápido, mas já conquistou o recorde de carro que chega mais rápido de 0 a 300 km/h, 13,63 segundos. O recordista anterior era o Koenigsegg Agera R, que era de 17,68 segundos. Ou seja, o Venom fez o Agera R comer poeira.

Venom GT

O Venom é herança do Lotus Elise. O carrão tem um motor 7.0, atingindo impressionantes 1.261 cavalos de potência. Segundo a Hennessey, que montou e preparou o Venom GT, o carro alcançou os 427,6 km/h acelerando ao longo de um circuito de 3,2 km na base de Lemoore, da marinha americana, em 9 de fevereiro de 2013. Um computador de bordo registrou o topo da velocidade atingida e a testemunha foi um jornalista do respeitado programa sobre carros "Top Gear".

Para colocar ainda mais lenha na fogueira a Hennessey disse que ainda vai mexer no Venom GT e ele alcançará facilmente os 442 km/h, batendo de vez o recorde do Veyron. Apenas 29 unidades do Venom GT serão produzidas, cada uma custando algo em torno de US$ 1,2.

O Bugatti Veyron Super Sport

Vamos deixar de lado essa história de recorde. O Bugatti Veyron Super Sport é o carro mais rápido do mundo e ponto final. O Venom GT é um carrão também, mas o Veyron SS ainda é o rei. A Bugatti produziu o Veyron com 100 por cento de fibra de carbono para evitar muito peso para o motor de alta performance. Chamado de W16 o motor é um tetraturbo de 8.0 que gera 1200cv e pode alcançar 437,16 km/h, como no teste realizado para o recorde mundial. Mas a versão de rua tem o limitador eletrônico de velocidade que faz o carro parar de acelerar aos 415 km/h. O sistema de controle de suspensão do Bugatti Veyron Super Sport é totalmente novo, somente usado em carros de corrida. Juntamente com o acabamento interno luxuoso propicia ao motorista o máximo de conforto.

Bugatti Veyron - o mais rápido do mundo

Além do motor mais potente, o Veyron Super Sport se diferencia do Veyron normal por ter faróis de led, rodas de magnésio e uma pintura laranja na parte debaixo do carro. Outro toque que permite o Super Sport correr mais é o aerofólio traseiro que se ergue a 180 km/h, enquanto que no Veyron normal ele se ergue a 220 km/h.

Veyron vs Venom

Assista ao vídeo abaixo e tire suas próprias conclusões. Qual é o melhor carro, Bugatti Veyron ou Venom GT? O melhor seria se a gente pudesse pilotar cada um dos bólidos, mas como isso não será possível para a grande maioria, vamos nos contentar com as conclusões tiradas no vídeo.