As melhores atividades físicas

A atividade física constante e supervisionada por um profissional de educação física ou personal trainer só trará benefícios para as pessoas, sejam elas mulheres, homens, idosos ou crianças. Quando chega o verão há um aumento significativo de alunos nas academias de ginástica. Para emagrecer e acelerar a definição de músculos, muitos optam pela musculação, que pode ser feita por qualquer pessoa, desde, é claro, que cada um respeite os limites do seu corpo.

Quem não gosta do ambiente da academia pode optar por fazer exercícios em casa para perder peso e entrar em forma. Basta buscar orientações sobre o treinamento funcional. Não custa lembrar que antes de qualquer atividade física é recomendável consultar um médico para saber se a pessoa está apta para fazer determinados exercícios.

 



 

Dez maiores mitos na hora de malhar

Antes de escolher qual atividade física fazer, veja quais são os maiores mitos da malhação. Você acha que abdominal faz perder barriga? É melhor rever seus conceitos. Acompanhe o vídeo do Fantástico.

Atividades com Personal Trainer

Para fazer os exercícios de forma correta e ter melhor aproveitamento, muitas pessoas recorrem a um personal trainer, que deve ser um professor de educação física. Ele deve estar qualificado para orientar o seu treinamento e indicar os exercícios que melhor se adéquam ao seu objetivo. Com a supervisão de um personal trainer diminuem os riscos de você se exercitar da maneira errada.

Atividades com Personal Trainer em Grupo

O personal trainer pode fazer o seu trabalho de forma personalizada (ele irá trabalhar somente com você), de forma generalizada (trabalhando com grupos como é feito nas academias), ou no meio termo (você divide o personal trainer com mais quatro ou cinco pessoas).

O compartilhamento do personal trainer será financeiramente vantajoso, já que o gasto é dividido entre os alunos. Ao trabalhar com um grupo limitado, o profissional poderá ajudá-lo a atingir os seus objetivos, mesmo que tenha de dividir a atenção com outros alunos.

 



 

Treinamento funcional

Uma boa dica para quem deseja perder peso e definir músculos é fazer um treinamento funcional. A ideia é que o treino funcional trabalhe o corpo de forma global. E o melhor é que a pessoa pode fazer os exercícios em casa, já que alguns deles podem ser feitos somente utilizando o próprio peso do corpo. Os exercícios também ajudam a melhorar o equilíbrio da pessoa.

Equipamentos específicos podem ser utilizados como uma bola suíça, um rubber band (elástico exercitador), um par de halteres e uma kettlebell (bola de ferro fundido com uma alça). No entanto, com uma cadeira apenas você também pode fazer uma série de exercícios. Os exercícios ajudam na coordenação e no equilíbrio, e ainda trabalham a força e a função cardiorrespiratória.

Musculação

musculação faz um enorme sucesso nas academias de ginástica, sendo recomendada para homens, mulheres, crianças e idosos. Entre as vantagens da musculação está o ganho de tônus e de força muscular. Outro ponto favorável é que a musculação é recomendada pelos médicos no tratamento e prevenção de diversas doenças, como diabetes, osteoporose e osteopenia, hipertensão. Ou seja, os benefícios são muitos para quem faz musculação. 

Veja uma séria padrão muito usada em academias de musculação. Mas sempre siga as instruções do professor da academia, ele vai te acompanhar e avaliar sua evolução, inserindo e alterando os exercícios.

Fortalecimento do core

O core é definido como sendo o grupo muscular do complexo lombo-pélvico, que vai das costelas ao quadril. Os exercícios que são feitos têm o objetivo ajudar no treinamento funcional. Com o fortalecimento do core, a pessoa ganhará mais resistência física e mais equilíbrio, estabilizando a coluna vertebral e o tronco. Por isso, o fortalecimento do core é chamado detreinamento de estabilização central. A postura também será beneficiada com os exercícios.

Outro objetivo do fortalecimento do core é a redução de dores e a prevenção de lesões na coluna e/ou nas extremidades superiores e inferiores. Ou seja, os músculos das extremidades e o core têm de estar fortes para que não ocorram lesões. Alguns exercícios para o fortalecimento do core foram tirados do pilates.

Exercícios com o peso do corpo

Os exercícios com o peso do corpo têm uma vantagem muito grande em relação a determinados exercícios que são feitos em academias de ginástica: não é necessária a utilização de equipamentos, pois inclui agachamento, flexões de braço e exercícios de braços nas barras, por exemplo. Além de ajudar a manter a forma, quem faz estes exercícios ganha força e resistência. Outra vantagem inclui o fato de os exercícios poderem ser feitos em qualquer lugar. 

Exercícios para emagrecer

Os exercícios aeróbicos como caminhada, corrida, natação, ciclismo e aulas de aeróbica são recomendados para quem deseja emagrecer. Além disso, os exercícios aeróbicos fortalecem o coração, aumentam a resistência à fadiga, controlam o peso corporal devido a redução da gordura localizada, melhoram o sistema imunológico, previnem doenças como hipertensão, diabetes, lombalgia, acidentes vasculares cerebrais e obesidade, entre outros.

Exercícios para idosos

O sedentarismo é uma doença e deve ser combatido em qualquer idade, por isso os idosos podem e devem fazer exercícios físicos, desde que estes sejam realizados de forma moderada e mais lentamente. Pois, os exercícios só irão melhorar a qualidade de vida das pessoas que estão vivendo cada vez mais, e cujos problemas de saúde começam a aparecer com mais frequência.

Exercícios contra a obesidade infantil 

Estar acima do peso é um passo para chegar à obesidade, até mesmo para as crianças. Hoje, a obesidade infantil pode ser considerada em alguns casos uma doença que deve ser combatida. Além de iniciar as crianças em uma dieta, também é recomendável o estímulo na prática de exercícios. Nadar, correr, andar de bicicleta, praticar um esporte como futebol e vôlei são algumas atividades que podem ajudar a criança a perder peso e fugir da obesidade infantil.

Evite dores e lesões – dicas para começar a fazer exercícios

Quem é sedentário e quer começar a fazer exercícios físicos, ou mesmo quem pratica exercícios e está parado faz um tempo, tem que tomar alguns cuidados antes de começar a praticar as atividades. Antes de mais nada consulte um médico, ele fará exames para avaliar sua condição. Quem puder, conte com um personal trainer. Quem não puder, assista o vídeo abaixo para saber quais são os cuidados básicos necessários.

Alimentação antes e depois da atividade física

Cuidados com a alimentação são importantes para quem vai fazer atividade física. Confira as dicas de nutrição no vídeo abaixo.