Maneiras de controlar um sangramento pequeno

Nenhuma pessoa está livre de sofrer um acidente, seja ele de pequena ou grande gravidade. Aliás, pequenos acidentes são muito comuns no dia a dia, e não acontecem somente com as crianças, que normalmente aparecem com algum machucado na perna, braço ou até no rosto por causa de uma queda.

Às vezes o machucado sangra um pouco e é preciso cuidar para que não infeccione. Muitos adultos também estão sujeitos a imprevistos, principalmente na cozinha, quando cortar o dedo com uma faca ou abridor de latas é mais comum do que se imagina. Quando isso ocorre e o sangue começa a escorrer a preocupação é imediata, e, por isso, não se perde muito tempo até tomar as primeiras medidas para estancar o sangue.

Mas, antes de saber o que fazer para controlar um sangramento pequeno vale a pena entender o por quê do sangramento e em que situações é mais comum. Quando os vasos sanguíneos se rompem ocorre o sangramento. O mais comum é ocorrer devido a um trauma. No entanto, o sangramento pode ser causado ou até agravado devido a deficiências do sistema de coagulação do sangue.

Os sangramentos externos são mais comuns que os internos, com destaque para os causados por pequenos traumas do dia a dia como os cortes com faca, os machucados na hora de depilação e quando os homens estão se barbeando. Já os sangramentos internos que ocorrem no interior de um órgão não são visíveis.

Tipos de hemorragia externa

Os pequenos sangramentos da pele não costumam produzir consequências mais graves, a não ser que se inicie um processo infeccioso devido a má higienização do local do sangramento. Por isso, é sempre importante limpar o local do sangramento de forma adequada. Assim sendo, com medidas simples é possível cuidar do sangramento sem ter que procurar por socorro médico. Se o sangramento for pequeno será suficiente comprimir o local por alguns minutos. No entanto, se o corte for grande e o sangramento for intenso o ideal é procurar ajuda médica imediatamente. Isto porque em casos mais graves será necessário incluvise suturar, ou seja, dar pontos no local.

O que fazer para controlar um sangramento

  • A primeira medida a ser tomada é colocar um pano limpo (gaze ou outro tecido) no ferimento.
  • Em seguida, faça pressão sobre o local para deter o sangramento.
  • Se não tiver um pano limpo por perto, comprima o local diretamente com a mão (deve estar limpa) ou apenas alguns dedos, até que o sangramento pare ou chegue alguém para ajudar.
  • Se o sangramento for na perna ou no braço, eleve-os e mantenha a pressão sobre o ferimento.
  • Se o ferimento for na palma da mão, faça pressão com pano limpo e peça à vítima que aperte. Se tiver ataduras, coloque-as sobre os dedos de modo que eles se fechem sobre a gaze ou o pano que estiver na mão. Se possível, apoie o braço em uma tipoia e leve a vítima para o hospital.
  • Se o sangramento for na perna ou no braço, não faça garrote, pois você pode piorar o quadro. Neste caso, busque por ajuda médica o mais rápido possível.
  • Se o corte atingir uma artéria, faça uma compressão no local com um pano limpo e chame atendimento médico imediatamente.

Sangramento do nariz

Há mais de um motivo para o sangramento do nariz. Na maioria das vezes, isso acontece quando os vasos do interior das narinas se rompem, após sofrer uma pancada, por exemplo. Há casos em que o sangramento ocorre devido a pressão arterial elevada. Veja como proceder em caso de sangramento do nariz.

  • Sente-se e aperte suavemente a porção mole do nariz entre o polegar e o dedo por 10 minutos.
  • Não fique deitado, sente-se e incline-se para frente para evitar engolir o sangue. Respire pela boca.
  • Depois de pressionar o nariz por dez minutos, verifique se o sangramento parou. Se continuar, faça novamente a compressão por mais dez minutos. Se o sangramento persistir, leve a vítima para o hospital.
  • Não coloque gaze no interior do nariz.
  • Evite fungar ou assoar o nariz nas horas seguintes ao sangramento nasal.

Sangramento nasal

Sangramento na boca

Quedas e pancadas podem resultar em sangramento na boca. Confira o que fazer se isso ocorrer.

  • Fique sentado. Com um chumaço de gaze, aperte a parte afetada entre os dedos por cerca 10 minutos.
  • Se o sangramento persistir, procure orientação médica.