Internet 3G – todas as operadoras

A venda de smartphones aumenta a cada dia no Brasil. E para utilizar todos os recursos disponíveis, e com um custo menor, também cresce o número de pessoas que adquire um plano de dados oferecido pelas operadoras de telefonia. Mas, será que você sabe com certeza se contratou um plano de dados adequado ao seu perfil? Ou será que no final do mês a conta do telefone virá muito alta devido a gastos desnecessários com a internet no celular?

Afinal, você não vai conseguir utilizar a internet grátis no celular o tempo todo, não é? Aliás, a internet é uma das principais causas pelas quais a conta de celular vem com valor muito alto, já que para acessar redes sociais ou enviar e-mails é preciso contar com acesso a estes serviços através da internet, principalmente se é utilizada a internet 3G ao invés do wifi no celular. Mas, qual é a diferença de um e de outro?

O serviço de Wi-Fi é uma conexão à internet sem fio utilizada via roteador. Mas se o usuário não está em um local onde é possível utilizar o Wi-Fi, então será preciso usar uma rede 3G, que é paga. E esse serviço é oferecido via plano de dados pelas operadoras de telefonia. Assim sendo, para utilizar a internet móvel é preciso contratar um plano de dados, que vem com limite de megabytes a serem gastos por mês. Mas, será que é possível economizar em um celular 3G? Confira a seguir algumas dicas para que você possa economizar utilizando a internet 3G em seu celular. 

Dicas para economizar na internet 3G

  • Escolha um plano de dados adequado ao seu perfil de uso
    Antes de escolher um plano de dados identifique as funções que você usa com mais frequência. Desta forma será mais fácil descobrir qual o melhor plano de dados para o seu perfil.
    Se você acha que terá necessidade de utilizar com muita frequência a rede 3G, então procure por um plano grande (acima de 500 MB). Esses planos maiores têm um valor menor por megabyte trafegado. No entanto, se você tem como utilizar a rede Wi-Fi com bastante frequência, então contrate um plano de dados menor (abaixo dos 250 MB). Em contrapartida, se este plano fica mais em conta, o valor por megabyte será mais caro.
  • Contrate um plano de dados
    Navegar na internet ou acessar e-mails pode sair mais caro se você não tiver um plano de dados, já que muitas aplicações do smartphone, como, por exemplo, o Facebook, conecta-se com a Internet sem que seja preciso acioná-lo. E isso significa gasto, pois a conexão custa o preço de tráfego avulso, sendo este mais caro.
  • Gerencie a sincronização em segundo plano
    Você precisar estar informado sobre cada e-mail que chega a sua caixa postal ou sobre a atualização de status de seus amigos na rede social? Se a resposta for não, então utilize a função de atualização em segundo plano do seu celular. Você pode selecionar esta função para e-mail, Facebook, Agenda, WhatsApp, entre outros, e assim economizar na sua taxa mensal. 
  • Verifique o contrato com atenção
    Leia com atenção todos os itens do contrato antes de adquirir um plano de dados. As operadoras de telefonia móvel são obrigadas a informar tudo o que esteja relacionado ao plano de dados, inclusive sobre quantidade de dados, voz e SMS consumidos. Faça uma pesquisa nas operadoras antes de contratar o serviço e somente depois escolha a que oferecer o pacote de dados mais adequado ao seu perfil e as suas necessidades.
  • Use e abuse do Wi-Fi
    Antes de usaro seu plano de dados, verifique se há pontos gratuitos de acesso Wi-Fi onde você se encontra. Normalmente, é possível conectar a internet gratuitamente em aeroportos, restaurantes, shoppings, bares e outros estabelecimentos comerciais, por exemplo. Ou seja, use o Wi-Fi do celular sempre que possível para acessar a internet. E em casa tenha um bom roteador para acessar a internet sem fio.
  • Jogos e vídeos online
    Se você quer assistir a vídeos ou postar fotos em redes sociais, não utilize o seu plano de dados. Também não é recomendável assistir a jogos online para não gastar muito de seu plano.
  • Plano ilimitado tem limites
    Apesar de as operadoras de telefone celular divulgarem que podem ser contratados planos ilimitados, isso não é verdade. Quem excede o tráfego de dados contratado vai pagar um pouco mais pelo megabyte excedente. A tarifa varia entre R$ 0,10 e R$ 0,55. As operadoras também podem reduzir a velocidade do usuário que ultrapassou o limite estabelecido, que varia de 50 Kbps a 150 Kbps. Por isso, para não ter surpresas desagradáveis leia com atenção o contrato de prestação de serviço.
  • Desligue o 3G do celular
    Aprenda a ligar e desligar o 3G do seu celular. Com o 3G desabilitado, há maior economia no plano de dados e a bateria do celular ainda irá durar muito mais.
  • Use o GPS off-line
    Além de consultar o GPS do carro, também é possível usar o GPS do celular. No entanto, o serviço de mapas, por exemplo, se for acessado pelo celular pode provocar um maior consumo no tráfego de dados contratado. Por isso, veja se é possível usar o GPS do celular sem usar o 3G. Uma solução é baixar o mapa no aparelho e visualizá-lo off-line. 

  • Utilize softwares de controle
    Ao utilizar um software de controle em seu celular será mais fácil calcular o percentual de dados enviados e recebidos pela conexão 3G, e que já foi consumido no mês. Quando estiver próximo de estourar o limite do pacote, o programa emite avisos de alerta. Para fazer o cálculo, basta o usuário inserir no aplicativo as informações de vencimento da franquia e o tamanho do plano (200 Mb, 1Gb, etc).