Implantes dentários – qual o melhor pra você?

Saúde e Corpo1.939 Visualizações

Você já ouviu falar em implantologia? Não? Então saiba que implantologia é a ciência que estuda o implante dentario. Já a ortodontia é uma especialidade da odontologia e que está relacionada com os problemas e as disfunções dento-faciais. E que a periodontia (ou periodontologia) estuda e trata as doenças relacionadas à implantação e suporte dos dentes.

 

Ao longo da vida, se não cuidarmos bem de nossos dentes podemos perdê-los, e aí será necessário fazer um implante dentário. Mas o que significa um implante dental? O implante de dente consiste na colocação de um pino de titânio no osso maxilar abaixo da gengiva. Esse pino irá substituir a raiz de um dente que não existe mais, e ainda servir de apoio para a prótese dentária que será colocada no lugar. A prótese será semelhante aos dentes naturais e pode ser colocada para repor a perda de um dente, de alguns dentes ou de todos os dentes.

Para que o implante ocorra é preciso que a pessoa passe por uma pequena cirurgia sob anestesia local. Depois que o pino de titânio é instalado dentro do osso espera-se entre 3 a 6 meses para o implante aderir ao osso.

O implante dentário é contra indicado quando o paciente apresenta algum problema de saúde. Ele também deve ser evitado na puberdade, pois o osso maxilar ainda estará em fase de crescimento. 

 

Problemas estéticos ou de mordida podem levar a pessoa a realizar um implante dental. E o melhor é que o implante não interfere nos outros dentes naturais, pois ele é feito somente no local do dente que não existe mais. Depois desse período é que a prótese dentária pode ser instalada sobre o implante.

Vale ressaltar que é importante consultar um cirurgião dentista para que ele o oriente e o informe sobre os tipos de proteses dentárias, suas vantagens e desvantagens. Somente após uma avaliação é que o dentista poderá indicar o melhor implante para cada caso. Por isso procure por um cirurgião dentista em clínicas odontologicas que tenham profissionais capacitados e competentes para fazer o implante. 

Cirurgia de implante dentário

Assista a um vídeo de demonstração da cirurgia de implante dentário. O vídeo mostra a parte cirúrgica com a abertura da cavidade até a fase protética, que é a colocação do dente. O procedimento é simples, basta procurar um bom dentista especialista.

Tipos de próteses dentárias

Somente um dentista terá condições de avaliar o tipo de prótese dentária a ser implantada. A implantação de dentadura ou prótese total como também é conhecida, é muito comum entre os brasileiros. No entanto, há outros tipos de próteses dentárias como a parcial removível, a flexível e a fixa. Confira algumas características a seguir.

  • Prótese Total ou Dentadura – é utilizada quando o paciente não possui mais nenhum dente em boca. Os dentes de “mentira” são feitos em acrílico.
  • Prótese Parcial Removível (PPR – Roach) – o paciente ainda possui certo número de dentes na boca. A prótese é fixada com grampos, apoios, conectores e selas.
  • Prótese Flexível – é uma alternativa às próteses parciais removíveis. Esse tipo de prótese é muito recomendado para pacientes idosos.
  • Próteses Fixas – também conhecidas como coroas ou pontes. Pode ser opção quando o dente é destruído por causa da cárie, ocasionando a inutilização da coroa.

Cuidados com o implante dentário

A escovação, a utilização de fio dental para fazer a limpeza entre os dentes e o uso de antissépticos bucais (seguindo orientação do dentista) estão entre os cuidados básicos que a pessoa deve ter após a implantação de prótese dentária. No caso de prótese total, a higienação da dentadura é muito importante. Faça visitas regulares ao dentista para avaliações de rotina.