Google Glass – novas formas de enxergar o mundo

Em 2012, o Google apresentou pela primeira vez ao público o protótipo do Google Glass, os óculos inteligentes. Agora, em fevereiro de 2013, o Google divulgou um vídeo que mostra como irão funcionar os óculos da Google. Mas, por que estes óculos são tão especiais?

Os óculos de tecnologia futurista de realidade aumentada permitem agregar informações ao que os usuários estão vendo. Ou seja, o usuário pode tirar fotos, compartilhar imagens nas redes sociais, gravar vídeos, acessar a internet, fazer ligações telefônicas, enviar SMS, consultar a previsão do tempo, fazer buscas no site do Google, consultar mapas e muito mais. Mas, como isso é possível?

Os óculos vêm com uma pequena lente, que funciona como tela, e que fica localizada no canto superior da haste, acima do campo de visão. É através desta lente (que fica somente em um dos lados dos óculos) que o usuário escolhe o que deseja fazer.

Os óculos do Google poderão ser controlados pelo smartphone, por um touchpad na lateral dos óculos ou por comandos de voz. Neste caso, quando o usuário quiser tirar uma foto, basta dizer “Ok Glass, take a picture”, ou “Ok Glass, tire uma foto”, em português. Se o desejo é fazer um vídeo, então é só falar “Ok Glass, grave um vídeo”. E ao pronunciar a palavra “Google”, o usuário estará acessando o sistema de buscas do Google. A bateria fica atrás da orelha direita.

Com conexão Wi-Fi será possível que o usuário acesse a internet com o Google Glass em qualquer local onde o sinal esteja disponível. No entanto, se não há conexão para o envio de dados, não precisa se preocupar. O Google Glass vem com a opção de armazenar fotos e vídeos, para que esse conteúdo possa ser enviado posteriormente. 
Os óculos devem estar à venda até o final de 2013. O preço do Google Glass está estimado em US$ 1.500,00 (cerca de R$ 3 mil). Nos EUA, ele já pode ser encontrado em pré-venda.

Confira a seguir o vídeo oficial que mostra do que o Google Glass é capaz

Instaglasses

Compartilhar fotos em redes sociais com o aplicativo gratuito Instagram virou uma febre. Mesmo porque o aplicativo permite que o usuário aplique filtros e efeitos nas imagens que podem ser compartilhadas no Facebook, Twitter, Foursquare e Tumblr.   

Mas, e se os usuários do Instagram pudessem tirar fotos usando óculos que já vem com câmera embutida? Pois o projeto desses óculos já existe e se chama Instaglasses. O design dos óculos é igual ao dos óculos de sol, só que mais futurista. A diferença é que quando o usuário gostar de alguma cena, ele só precisa pressionar o botão “insta” que ficará ao lado da lente na haste direita da armação dos óculos, para que a foto seja tirada por uma câmera de 5 megapixels.

Pelo projeto, os usuários também podem escolher um filtro, que será selecionado ao pressionar um botão na haste dos óculos do Instagram. Depois, a imagem pode ser salva na memória interna de 2GB ou postada diretamente no perfil do usuário na rede social via Wi-Fi ou 3G.

O óculos está sendo desenvolvido pelo designer alemão Markus Gerke, terá bateria com duração de 7 horas de funcionamento. Diferentemente do Google Glass ainda não há previsão de lançamento nem foi divulgado o preço.