Facebook Home – saiba tudo sobre o novo app do Face

O Facebook Home é um aplicativo grátis que vai colocar o Facebook literalmente na tela do seu dispositivo Android. Como assim? Bata baixar o app Facebook Home, tocar nele para abrir e escolhê-lo como visual padrão do seu Android.

 

O Facebook Home vai agir como um novo tema para seu aparelho, mas um tema bastante interativo. Na verdade seu celular vai se tornar um Facebook Phone. Todas as atualizações do seu Facebook, fotos, mensagens e conteúdo que seus amigos publicarem vão aparecer na home do seu aparelho (smartphone ou tablet).

A tela de bloqueio no seu dispositivo também será personalizada. Você vai poder navegar pelas publicações recentes do Face, ver imagens e textos na tela inteira e o aplicativo ainda conta com efeitos visuais muito legais. Experimente deslizar o dedo de um lado para o outro sobre a tela. Aplicativos, mensagens e o próprio Facebook ficam bloqueados esperando pelo seu desbloqueio, mas tem gente reclamando do fato de que é possível visualizar os posts e curti-los mesmo com o celular bloqueado. 

Uma foto sua dentro de um círculo é o ponto de partida para todas as ações. Toque na foto e deslize-a para acessar o mensageiro instantâneo do Facebook, seus aplicativos ou o próprio aplicativo do Face. O menu de apps também ganha um tema diferenciado, exclusivo da home do Facebook. Através do novo menu dá para acessar todas as funções do seu aparelho.

Um ponto negativo é que poucos aparelhos Android estão aceitando a nova interface no Brasil. Por enquanto apenas HTC One X, HTC One X+, Galaxy S3 e Galaxy Note2 estão aceitando o Facebook Home. Galaxy S4 e HTC One serão os próximos. O Facebook ainda não disse quando expandirá ainda mais a compatibilidade. Ou seja, um número limitado de brasileiros poderá utilizar o Facebook Home agora.

Vale a pena baixar o Facebook Home?

 

Bom, além do fato do Facebook Home ainda não estar disponível para todos os dispositivos Android, o aplicativo não cria uma integração total com o sistema operacional.

O objetivo do Facebook Home é integrar ainda mais os usuários de dispositivos móveis, porém o app limita a interface do smartphone ou tablet. O aparelho passa a ficar completamente conectado ao Facebook, como se tivesse se transformado em um dispositivo do Facebook com outras funções, e não o contrário: um Android que tem um app do Facebook. Isso pode limitar as funcionalidades do seu dispositivo.

A Play Store tem várias interfaces para Android que deixam o usuário livre para customizá-las como bem entender. No caso do Facebook Home você não tem como usar atalhos e widgets já que a tela principal do aparelho será tomada por atualizações constantes do Facebook. Ou seja, você fica preso ao Face e não tem como sair. Para quem é absolutamente viciado no Facebook pode ser um ponto positivo respirar a rede social 24 horas por dia. Mas para quem quer ter liberdade em seus dispositivos isso pode acabar irritando.

Sendo assim, o aplicativo traz uma ideia interessante que é a de integrar o Facebook ainda mais aos dispositivos móveis, mas acaba dificultando o acesso a outros aplicativos, limitando o uso do seu aparelho. Atualizações podem – e devem! – ser feitas no sentido de tentar facilitar a integração entre o Facebook Home e os aparelhos Android. Se o usuário quiser usar seus outros aplicativos, precisa ir até o aplicativo "launcher" para encontrar todos os outros apps instalados no sistema.

As reclamações de quem testou o Facebook Home são basicamente as mesmas:

  • Tira toda a personalização da home do usuáio, que vira um feed de notícias atualizadas constantemente
  • O feed de notícias consome pacote de dados na ausência de wi-fi. Dá pra controlar o nível de feed em alto, médio, baixo, mas não dá pra desligar
  • Também não há opção para personalizar o feed, escolhendo apenas notícias de alguns amigos
  • A tela de bloqueio não impede de visualizar os posts, nem a opção curtir
  • A função de ligação não fica muito acessível, assim como os demais apps do aparelho
  • Usuários relataram que o smartphone ficou mais lento e que o app consumiu mais bateria e internet

Caso o seu dispositivo Android seja compatível com o Facebook Home, baixe e experimente para ver se você se acostuma com a mudança da interface – e gosta. Caso seu aparelho não tenha a opção de fazer o download ainda, não fique triste. O app precisa de algumas melhorias para se tornar realmente imperdível. Atualizações podem resolver alguns probleminhas e trazer suporte para mais aparelhos.

Quanto ao iPhone e Windows, a Bloomberg noticiou que que o Facebook tem conversado com a Apple e com a Microsoft para levar o Facebook Home para os dispositivos iOS e Windows. Por enquanto o que iPhones e iPads receberam foi uma atualização para o Facebook Messenger que disponibiliza as Chat Heads (círuclos com a foto dos usuários dentro).

Baixe aqui o Facebook Home!

Características do Facebook Home

Depois de transformar o seu Android em Facebook Phone o que é possível fazer com o Facebook Home?

Notificações vão pipocar o tempo todo na sua tela, então assim que aparecerem notificações de amigos basta tocar sobre a mensagem para interagir ou ignorar deslizando a notificação para o lado. O Instagram não foi deixado de fora, até porque o serviço foi comprado pelo Facebook. Quando aparecerem fotos na sua home basta tocar duas vezes nelas para curtir. Tocando apenas uma vez dá pra ver os comentários e caso você queira comentar basta deslizar o dedo para baixo.

No chat do Facebook a foto da pessoa que mandou uma mensagem instantânea aparece na tela com o início do texto. Se quiser conversar com ela é só tocar uma vez na foto, bem simples. A foto também mostra a quantidade de mensagens não lidas. Para sair da conversa e voltar ao conteúdo anterior é só tocar novamente na imagem da pessoa para sair do chat.

  • Fotos e publicações mais recentes de seus amigos na tela do seu celular com atualização constante
  • Converse quando estiver usando outros aplicativos com os ícones de bate-papo e o Facebook Messenger
  • Feed de notícias em tempo real com notificações maiores e visual moderno
  • Acesso direto ao Facebook, Instagram e outros apps
  • Com o Facebook Messenger instalado dá para enviar e receber SMS e mensagens do Facebook no mesmo lugar
  • Entre e saia das conversas se estiver fazendo outras coisas no celular, como vendo vídeos ou navegando na internet
  • Responda nos ícones de bate-papo ou tire-os da frente se não quiser responder na hora

Caso ainda não tenha, instale os seguintes aplicativos do Facebook e Facebook Messenger mais recentes afim de obter a experiência completa do Facebook Home:

Facebook Messenger
Facebook for Android