Facebook 2012 – Os tópicos mais comentados

O Facebook divulgou a relação dos tópicos mais comentados de 2012. Como era de se esperar, o campeonato mundial do Corinthians, a morte de Hebe Camargo e a Copa 2014 no Brasil estão entre os assuntos mais comentados.

No entanto, o assunto campeão de audiência nas redes sociais foi a novela Avenida Brasil, de João Emanuel Carneiro. Confira a seguir o restante dos assuntos mais comentados de 2012 no Facebook.

 



 

Avenida Brasil

novela Avenida Brasil foi um sucesso incontestável que mobilizou milhões de brasileiros que se esqueciam dos compromissos, das contas pra pagar e até da família para ficarem grudados na tela da TV. A personagem Carminha, interpretada pela atriz Adriana Esteves, apesar de ser uma vilã, conquistou o Brasil. Outra personagem que fez bastante sucesso foi a Rita, interpretada por Débora Falabella, que lutava por justiça e queria desmascarar Carminha para a família Tufão. Aliás, todos os núcleos da novela fizeram sucesso e foram exaustivamente comentados nas redes sociais, como no Facebook. Frases ditas pelos personagens, situações, cenas de suspense e tensão, tudo ia parar na internet. Tudo era comentado por uma legião de fãs que ficavam de olho na TV e ao mesmo tempo com os dedos nas redes sociais. Os comentários eram feitos segundos depois que as cenas iam ao ar. Por isso, pode-se afirmar que Avenida Brasil bombou na internet em 2012.  

Corinthians

Os corintianos nunca ficaram tão loucos quanto em 2012. E não é para menos. Afinal, eles tiveram muito que comemorar no ano passado. Em julho os corintianos tiveram o primeiro grande motivo de alegria: o time comandado pelo técnico Tite conquistou a Taça Libertadores da América sobre o tradicional time da Argentina, o Boca Juniors. Depois desse título era hora de se concentrar para o Mundial de Clubes da FIFA, que seria disputado no Japão. Já classificado o Corinthians aguardava pela definição de seus adversários. O primeiro a ser derrotado pelo Corinthians foi o Al Ahly, time egípcio. O placar foi apertado, 1X0, mas isso não abalou o time e a torcida que invadiu o Japão (mais de 40 mil corintianos viram a final no Yokohama Stadium). Agora, só faltava o Chelsea, time inglês. E o Corinthians não decepcionou. O goleiro Cássio, eleito melhor jogador do torneio, defendeu bolas incríveis e Paolo Guerrero marcou o gol que sagrou o Corinthians campeão do Mundial de Clubes.

Assista o gol do Corinthians x Chelsea na final do mundial de clubes com a narração de vários locutores!

Carnaval

carnaval de rua continua crescendo na cidade do Rio de Janeiro. Só em 2012, 425 blocos levaram cerca de 5,3 milhões de foliões para as ruas. Um recorde. E o melhor é que a brincadeira é gratuita, não é necessário ter abadá para participar do carnaval carioca. Basta ter animação e disposição para pular e brincar bastante durante os dias de folia. Já o carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro desfilaram com o luxo e a criatividade de sempre. A grande campeã foi a escola Unidos da Tijuca com o enredo "O dia em que toda a realeza desembarcou na Avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão", uma homenagem a Luiz Gonzaga.

Eleições 2012

Além da novela e do Corinthians, muito se falou sobre as eleições 2012, quando o povo foi novamente às urnas para eleger prefeitos, vereadores e deputados estaduais. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PMDB foi o partido que mais elegeu prefeitos em 2012.
Durante as eleições 2012, mais uma vez as atenções se voltaram para a cidade de São Paulo, onde a disputa estava acirrada no primeiro turno entre os candidatos Celso Russomano, do PRB, e José Serra, do PSDB. Fernando Haddad, do PT, vinha em terceiro lugar. Só que numa reviravolta espetacular, o primeiro turno em São Paulo terminou com José Serra em primeiro lugar, Fernando Haddad em segundo, e Celso Russomano em terceiro lugar. Assim, Serra e Haddad seguiram para o segundo turno das eleições municipais em São Paulo. E a vitória foi de Fernando Haddad, do PT. No Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do PMDB, se reelegeu no primeiro turno com 64,60% dos votos válidos. 

Hebe Camargo

A morte da apresentadora de televisão Hebe Camargo, aos 83 anos, vítima de parada cardíaca, pegou o Brasil de surpresa. Ela estava em tratamento após a descoberta de um câncer em 2010. Cantora, atriz e apresentadora de TV Hebe construiu sua carreira apresentando programas de grande sucesso em emissoras como Record, SBT e Bandeirantes. Em 2012, contratada da Rede TV, Hebe Camargo estava prestes a voltar para o SBT, emissora que considerava como sendo a sua segunda casa. Muitas foram as homenagens feitas à dama da televisão brasileira através das redes sociais. Artistas, personalidades, políticos e pessoas comuns manifestaram o seu carinho através de mensagens no Facebook. Hebe Camargo que tinha como marca registrada chamar de “gracinha” e de dar um selinho em quem gostava morreu dormindo.

Arthur Zanetti 

Os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 fizeram com que os brasileiros ficassem em frente a televisão para acompanhar a performance dos atletas brasileiros. Em 2012, o ginasta Arthur Zanetti foi um dos grandes destaques das Olimpíadas após conquistar a medalha de ouro na categoria Argolas, uma das provas da ginástica artística masculina. Zanetti foi o primeiro ginasta brasileiro a conquistar uma medalha de ouro olímpica nas argolas. No final de 2012, Zanetti foi eleito o melhor atleta brasileiro do ano, tendo conquistado o Prêmio Brasil Olímpico, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). 

Apresentação de Arthur Zanetti que trouxe o ouro!

Copa do Mundo no Brasil

No país do futebol, a Copa do Mundo de 2014 foi outro assunto muito comentado em 2012. As obras de construção e/ou reforma dos estádios estão atrasadas e somente dois estádios foram entregues dentro do prazo-limite estabelecido pela FIFA, ou seja, até 31 de dezembro de 2012: Castelão, em Fortaleza, e Mineirão, em Belo Horizonte. Os outros 10 estádios, incluindo o Maracanã, precisam ficar prontos até o final março de 2013. Quem não cumprir o prazo poderá ter a sede excluída da Copa das Confederações a ser realizada em junho de 2013. Em 2012 também foram definidos os grupos da Copa das Confederações. O Brasil vai estrear na competição contra o Japão. Depois vai enfrentar México e Itália. O grupo do Brasil é considerado difícil. 

Lionel Messi

O argentino Lionel Messi, que joga pelo Barcelona, continua dando o que falar. E em 2012 não foi diferente. Ele pode não ter conquistado títulos importantes pelo Barcelona em 2012, mas quebrou o recorde de gols numa mesma temporada: 86. O recorde era do alemão Gerd Müller. No entanto, no final de 2012, Messi terminou a temporada com 91 gols. Messi chegou ao Barcelona aos 13 anos, em 2000, e não parece querer sair do time tão cedo. Em 2012, Messi assinou a prorrogação de seu contrato até 30 de junho de 2018, quando terá 31 anos. Lionel Messi já conquistou três prêmios como o melhor jogador do mundo, foi cinco vezes campeão da Liga Espanhola, três vezes campeão da Liga dos Campeões e duas vezes campeão do Mundial de Clubes da FIFA. Para Messi, falta só conquistar a Copa do Mundo com a Seleção Argentina. O craque já foi eleito 4 vezes cosecutivas o melhor do mundo pela FIFA, sendo o último prêmio conquistado em 2013 pela temporada 2012.

Se você ainda tem dúvidas de que o baixinho é o melhor jogador do planeta confira os 91 gols do Messi em 2012.

Big Brother Brasil

Todo início de ano é a mesma coisa. Quando começam as chamadas para o início do Big Brother Brasil quem é fã do programa começa a se preparar para uma maratona em frente a televisão. E os comentários começam a surgir nas redes sociais. Em 2012, o fato de um dos participantes ter sido acusado de suposto estupro dentro da cada movimentou as redes sociais. O Big Brother Brasil é o típico programa que não deixa ninguém indiferente. Há pessoas que amam o programa, torcem, votam em seus candidatos favoritos ao prêmio, enquanto que outros odeiam e criticam o programa. Ou seja, durante três meses é impossível ficar indiferente ao BBB. 

Anderson Silva

Outro assunto muito comentado nas redes sociais, inclusive no Facebook, foi a vitória de Anderson Silva sobre o norte-americano Chael Sonnen por nocaute no segundo round do UFC 148. A luta era a mais esperada do ano, e aconteceu em julho de 2012, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Anderson Silva, ou Spider, defendia o cinturão. A vitória de Spider foi ainda mais saborosa depois que Chael provocou o brasileiro dizendo a seguinte frase: “Diga ao Anderson que vou bater na sua porta dos fundos, dar um tapinha na bunda de sua mulher e falar para ela me fritar um bife, ao ponto, como eu gosto”. É claro que Spider ficou mordido com a arrogância de Chael e não deu chances ao lutador falastrão. No final da luta, o campeão Anderson Silva declarou que o convidaria para um churrasco em sua casa e que a mulher dele cozinharia para os dois. Outro nocaute dado por Anderson Silva.

Assista a revanche de Anderson Silva x Chael Sonnen.