Qual o melhor ar condicionado?

No Brasil, com o aumento das temperaturas no alto verão, o ar-condicionado costuma sumir das prateleiras, já que cresce a procura pelo aparelho nesta época do ano. Afinal, ninguém está mais aguentando o calor de mais de 40° C. Além do mais, o aparelho é um ótimo aliado para manter o ambiente refrescante, seja em casa ou no local de trabalho.

 

refrigeração do ambiente facilita até mesmo a produção de trabalho de quem precisa ficar horas dentro de um escritório, banco ou loja, por exemplo. Por isso, ter um ar-condicionado não é mais um acessório de luxo e, sim, um acessório de necessidade. 

Mas, será que você sabe escolher qual o ar-condicionado que é mais indicado para o seu caso? Entre os tipos de ar-condicionado existentes é possível fazer a escolha entre três modelos: ar-condicionado de janela ou de parede, ar-condicionado portátil ar-condicionado split. Confira a seguir as diferenças entre os tipos de ar-condicionado.

 

  • Ar-condicionado de janela ou de parede – modelo mais tradicional. A instalação de ar-condicionado é simples, pois necessita somente de um buraco na parede e uma tomada ligada à rede elétrica. Seu preço é mais em conta.
  • Ar-condicionado portátil – pode ser levado para qualquer cômodo, desde que se tenha uma janela para encaixar a mangueira responsável por expulsar o ar quente do ambiente.
  • Ar-condicionado split – mais silencioso que os outros aparelhos. Consome menos energia. O custo de instalação é mais caro, pois é necessário fazer obra no cômodo onde for instalado. Somente profissional especializado pode fazer a instalação do ar-condicionado split. A tomada elétrica necessária é de 220V. 
  • Climatizadores de ambiente – não refrigeram como um ar condicionado mas refrescam o ambiente diminuindo a temperatura entre 2 e 5 graus e umidificam o ar.

Como escolher o melhor ar condicionado para seu ambiente

Tire todas as suas dúvidas sobre cada tipo de ar condicionado com esse vídeo explicativo. Depois de assistir ao vídeo ficará mais fácil para você escolher o aparelho de ar condicionado mais indicado para o seu ambiente. Todos têm vantagens e desvantagens, por isso preste bem atenção e analise todas as suas opções antes de comprar.

Dicas sobre como utilizar o ar-condicionado

Confira a seguir algumas dicas úteis sobre como utilizar o ar-condicionado.

  • Mantenha as portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver ligado para não sobrecarregá-lo. Se elas ficam abertas com ar-condicionado ligado, o ambiente ganha calor novamente e, consequentemente, há um maior gasto de energia.
  • O ventilador do ar-condicionado deve ser ligado por alguns minutos antes de o aparelho começar a funcionar. Isso é importante porque aumenta a vida útil do aparelho.
  • A grelha (saída de era do condensador) e o filtro de ar devem sempre ser limpos pelo menos de seis em seis meses.
  • Preste atenção no funcionamento. Veja se não está escapando água ou se não está esfriando como deveria. Qualquer uma destas ocorrências mostra que a manutenção deve ser feita imediatamente.
  • O ar condicionado refrigera o ambiente, mas também retira a umidade. Por isso, para evitar a sensação de secura na garganta, nariz e olhos, beba bastante líquido. Outra dica é lavar os olhos e narinas com soro fisiológico. E se preferir, deixe uma toalha úmida ou uma bacia com água no local onde está instalado o ar-condicionado.
  • Quando for comprar aparelhos de ar-condicionado procure os que vêm com os selos de consumo de energia elétrica da PROCEL / INMETRO. Os aparelhos que vem com a classificação de menor consumo (A e B) apresentam as melhores condições de custo benefício.

Ar-condicionado portátil é bom?

Apesar de muitas famílias sonharem com um ar-condicionado, às vezes não é possível a instalação de um aparelho mais tradicional, por exemplo, pois alguns prédios, devido às regras de condomínio, não autorizam a instalação de um ar portátil na área externa do edifício. Neste caso, é preciso pensar em uma solução, e o mais comum é comprar um ar-condicionado portátil.

Uma das vantagens desse tipo de ar-condicionado é que não é necessário fazer qualquer buraco na parede para instalar o aparelho, nem é preciso contratar mão de obra especializada. Além do mais, ele também é muito eficiente ao deixar o ambiente bem refrigerado quando o calor em excesso começa a incomodar.

Outra vantagem é que o ar-condicionado portátil pode ser levado para qualquer ambiente, assim se você está no quarto, mas quer ir para a sala, basta levá-lo junto, já que o aparelho costuma vir com rodinhas, além de ser bem leve. O ar-condicionado portátil também pode ser levado quando for fazer uma viagem, por exemplo.

Não há mistério quanto ao funcionamento do ar-condicionado portátil, ou seja, ele troca o ar quente por ar frio. No mais, ele necessita de um tubo para fazer a troca de calor entre o ambiente interno e o externo.

Conforme o ar-condicionado portátil vai sendo usado, ele vai acumulando água em seu interior. Quando o reservatório está cheio, o próprio equipamento indica que é hora de esvaziá-lo, ou seja, ele desliga automaticamente.

Os mais modernos aparelhos de ar-condicionado portátil são silenciosos e compactos. Eles vêm com controle remoto, timer para ligar e desligar automaticamente, filtro lavável e removível e três velocidades. Possuem ainda 4 saídas de ar, roda de borracha e alça retrátil para transportá-lo com facilidade.

Entre as suas funções está a de climatizar, refrigerar (resfria o ambiente), ventilar (faz a circulação do ar, e não interfere na temperatura e na umidade do ambiente) e desumidificar o ambiente (a sala e a temperatura ambiente permanecem mais ou menos a mesma). Na função automático, o aparelho faz o ajuste do modo de função e ajusta velocidade da ventilação de acordo com a temperatura do ambiente. 

Sendo assim o ar condicionado portátil é bom para determinados tipos de ambientes. Como o aparelho tem uma potência menor do que um ar condicionado de parede ou split acaba sendo mais aequado para espaços menores. Ele também não pode ser muito exigido como os outros, não devendo funcionar o dia inteiro, apenas na hora de dormir por exemplo. Senão sua conta de luz pode dar um salto. A instalação simples também é outro ponto positivo assim como a possibilidade de movê-lo pela casa.

De quantos BTU's você precisa

Outro fator que você deve levar em conta antes de escolher seu aparelho é de quantos BTU's você vai precisar para resfriar o ambiente. BTU's significa a potência do ar condicionado (British Thermal Unit – Unidade Térmica Inglesa). 1 BTU é igual a 1055 J (Joules), ou o mesmo que 252 calorias. Se quiser fazer a relação com a unidade de potência watts, 1 BTU vale aproximadamente 0,293 W.h (watt-hora).

Se você comprar um ar condicionado com capacidade abaixo do que o ambiente vai precisar o seu consumo de energia aumentará, o compressor do ar durará menos e o ambiente não vai gelar. Por isso, você deve fazer uma relação dos BTU's com o tamanho do ambiente, o número de pessoas que vão ficar nele e se bate muito sol. Aparelhos que emitem calor devem entrar na conta também.

Um exemplo: para um cômodo de 6 metros quadrados, onde o sol bate pela manhã e durmam até quatro pessoas um aparelho de 7.500 BTU's é suficiente. Um ambiente até 12 metros quadrados poderá receber um ar com a mesma potência, mas se bater sol o dia todo você terá que pensar em um de 10.000 BTU's. Se a área aumentar para 25 metros quadrados um de 15.000 BTU's é a melhor escolha, mas com incidência de sol moderada. Em espaços amplos, entre 50 e 80 metros quadrados, mais BTU’s serão precisos, algo em torno de 21.000 e 30.000, levando em conta sempre a incidência de sol no ambiente.

Manutenção de ar condicionado

A maioria das pessoas que compra ar-condicionado acaba se esquecendo de que é preciso fazer a manutenção do aparelho. Por isso, é preciso lembrar que o cuidado com a manutenção do ar-condicionado deve ser constante, já que a falta de manutenção acaba prejudicando a saúde de quem fica muito tempo no ambiente com ar-condicionado.

Uma das recomendações dos médicos para evitar problemas com o ar-condicionado é mantê-lo até a temperatura de 20°C. Se a temperatura for menor, existe risco maior de proliferação de vírus que provocam gripes e resfriados. As pessoas também ficam mais expostas a reações alérgicas e respiratórias, como rinite e sinusite e a maior quantidade de ácaros, fungos e bactérias (que se proliferam nas paredes dos tubos do aparelho).

Duas dicas para manter o ar-condicionado em boas condições: fazer a regulagem do aparelho e fazer a limpeza de seus filtros de ar (a cada 15 dias se o aparelho for ligado todos os dias).

Antes que as pessoas comecem a ter os primeiros sintomas de gripes, resfriados e alergias devido à falta de manutenção do ar-condicionado, faça a manutenção preventiva de seis em seis meses ou anualmente, principalmente em aparelhos de escritórios. A limpeza do ar-condicionado evita o acúmulo de pó e de sujeira, que danificam o aparelho e o seu bom funcionamento. A sujeira compromete ainda a qualidade do ar inalado.

Com a manutenção do ar-condicionado em dia, será possível ainda economizar energia, já que se ele estiver desregulado, o aparelho consome mais energia, pois ele precisará trabalhar mais que o necessário para resfriar o ambiente.

Para cuidar do ar-condicionado entre em contato com empresas especializadas que fazem a limpeza dos filtros e dutos de ar e a manutenção preventiva. Se tudo estiver ok com o aparelho, com certeza a sua vida útil será bem maior. 

Como manter seu ar condicionado funcionando corretamente

Como limpar o filtro de ar

Uma das etapas da manutenção preventiva do ar-condicionado, ou seja, a lavagem do filtro, pode ser feita por qualquer pessoa, já que o procedimento é muito simples. A lavagem do filtro deve ser realizada a cada dois meses. Confira como fazer:

  • Retire o filtro de ar e remova as impurezas com água corrente e sabão neutro. Seque totalmente a peça. Recoloque o filtro de ar no lugar.
  • Depois de algumas lavagens é hora de trocar o filtro antigo por um novo.
  • Já a higienização anual dos dutos deve ser feita por mão de obra especializada, pois é necessário que a limpeza seja feita com produtos químicos.

Limpeza do filtro de ar condicionado split

Limpeza do filtro de ar condicionado de parede ou janela