Os Empregos dos Super Heróis

Curiosidades2.358 Visualizações

Como os super-heróis ganham a vida? Eles também precisam de um lar, precisam comer e pagar suas contas mas nunca vimos algum herói recebendo uma recompensa monetária por deter super vilões ou salvar o mundo diversas vezes. Também não são funcionários públicos bancados pelo governo. Ou seja, eles precisam de uma fonte de renda.

Assim sendo, na maioria dos casos, os nossos heróis favoritos têm empregos assim como o resto de nós. Esse aliás é um dos aspectos que mais faz os fãs se identificarem com eles, ter um trabalho comum no dia-a-dia. De pilotos, professores, soldados e policiais até empresários, advogados e políticos, super-heróis estão empregados em quase todas as esferas da vida profissional. Só não vamos contar membros da realeza como Thor, Namor e outros.

 

Profissões mais comuns

Pois é caros amigos, vida de super-herói é dureza. Nós reclamamos quando chegamos em casa depois de um dia de trabalho duro, agora imagine ainda ter que sair para combater o crime sem ganhar um tostão? Confira uma relação com as profissões mais procuradas pelos heróis.

 

Mulher Hulk advogada Advogados

Tem super-herói que gosta de agitação e estresse o dia todo, não só quando está caçando bandidos. Por isso muitos resolveram ser advogados durante o dia. O herói mais conhecido – e respeitado! – nessa profissão talvez seja o Demolidor, que como o advogado Matt Murdock luta por justiça de maneira diferente. Advogado durante o dia, vigilante mascarado a noite, Murdock é uma propaganda positiva para a profissão legal. Uma interessante pesquisa mostrou que alguns advogados famosos de hoje nos EUA seguiram a carreira inspirados nos quadrinhos do Demolidor.

Já do lado das heroínas, o alter-ego da Mulher-Hulk, Jennifer Walters, é uma das advogadas mais influentes no universo dos super-heróis. Alguns heróis inclusive já contrataram seus serviços através da firma onde ela advoga, a Goodman, Lieber, Kutzberg & Holliway. Um de seus clientes mais famosos foi o bilionário Tony Stark, mais conhecido como Homem-de-Ferro.

Outro cliente de destaque foi o amigo da vizinhança, o espetacular Homem-Aranha. Realmente ela é uma das mais advogadas mais atarefadas dos quadrinhos. Outros heróis que trabalham fazendo justiça dentro do sistema são a Justiceira Kate Spencer (que vai participar do novo seriado Arrow, do Arqueiro Verde) e o Lanterna Verde Guy Gardner, que inclusive defendeu o outro Lanterna Verde Hal Jordan.

 

Super Homem Jornalistas

Não temos apenas um mas dois heróis muito famosos que exercem essa profissão. Um na verdade é um fotógrafo freelancer que trabalha para o Clarim Diário. Peter Parker tira fotos do Homem-Aranha em ação para descolar uns trocados. Ou tirava, atualmente nos quadrinhos ele é professor e dá aula em sua antiga escola. Mas ele provou que a profissão em um jornal pode ser um sustento, assim como o segundo famoso que é um jornalista dedicado, o poderoso Super-Homem. Como Clark Kent ele corre atrás de notícias para o Planeta Diário, trabalhando junto com seu antigo amor Lois Lane.

Além de terem empregos com os quais os fãs podem se relacionar, eles também têm chefes tão malas como quaisquer outros por aí. O chefe de Clark Kent é Perry White e o de Peter Parker era J. Jonah Jameson quando ele ainda vendia fotos para o Clarim Diário. Perry White é aquele chefe mandão, que cobra muito de seus empregados. J. Jonah Jameson é tão chato quanto, mas com um agravante: ele sempre odiou o Homem-Aranha e vivia fazendo campanhas contra o herói em seu jornal. Dureza para Peter Parker.Quem já trabalhou no Clarim Diário por um breve período como jornalistas foram a Mística e o Capitão América. Outros heróis exercem a respeitada profissão de jornalista: Rex Graine como Sr. A e Vic Sage como o Questão.
 

 

Dr EstranhoMédicos / Doutores

Através dos anos nunca houve falta de médicos no universo dos super-heróis. Thor, Fera, Jean Grey (a eterna Fênix), Doutor Meia-Noite (Doctor Mid-Nite), Doutor Estranho e outros sempre ajudaram seus amigos heróis em momentos difíceis.

Embora alguns extrapolem o campo da medicina com magia, ciência e misticismo, a profissão de médico sempre foi bem representada por esses heróis-doutores.

O Doutor Estranho era um médico-cirurgião até um acidente de carro terminar sua carreira e ele ressurgir como o herói que combate o mal usando magia e misticismo. Nada mal como mudança de carreira. Recentemente foi legal ver Jean Grey e Hank McCoy (Fera) juntos no cinema exercendo suas habilidades em X-Men: The Last Stand.

Só não incluímos o Doutor Destino na lista porque achamos que um doutor deve ajudar e curar, ao invés de tentar destruir o mundo e matar todos os heróis.

 

Homem de Ferro Empresários

Embora os heróis que exercem essa profissão estejam frequentemente ligados à ciência e tecnologia, geralmente são de famílias riquíssimas e já têm um certo status social, com milhões e em alguns casos até bilhões em suas contas. É o caso do playboy, empresário, filantropo e bilionário Bruce Wayne (Batman), do igualmente empresário, playboy…ah, você sabe o resto, Tony Stark (Homem-de-Ferro) e Oliver Queen (Arqueiro Verde). Até a Vespa (Janet Van Dyne) vem de uma família rica.

Reed Richards poderia estar inserido nessa categoria, mas preferimos colocá-lo na categoria que vem logo a seguir, de cientista. Achamos que o intelecto dele e suas contribuições científicas contam mais do que seu dinheiro. E ele nunca foi um playboy excêntrico (Wayne) ou beberrão (Stark).Com tanto dinheiro assim, eles são tão poderosos com máscara quanto sem. Além disso, com verbas ilimitadas eles podem ter mais brinquedos do que a maioria dos heróis, como é o caso do Batman com seus apetrechos tecnológicos e veículos caríssimos ou do Homem-de-Ferro, com suas armaduras que custam milhões. Para os heróis homens isso também significa o rótulo instantâneo de playboy que alguns não fazem nem força para se livrar (Wayne e Stark novamente?). Festas, mulheres e um estilo de vida esbanjador vêm junto com essa fachada. Outro ponto positivo de se ter tanta grana é que você pode patrocinar seu próprio sidekick (parceiro). Batman tem o Robim, Homem-de-Ferro tem War Machine. Vida dura essa deles…

 

fera Cientistas

Finalmente chegamos à profissão favorita dos super-heróis! Quando falamos sobre o campo da ciência tradicional e aplicada, a lista é extensa e quase todos os ramos da ciência estão cobertos. Bioquímica, física, física quântica, biologia molecular, genética, matemática, robótica, análise espectral, engenharia, biotecnologia, energia e muitos outros. Fazem parte dessa elite: Hank Pym (Homem Gigante / Jaqueta Amarela), Charles Xavier (Professor X), Jay Garrick e Barry Allen (dois dos três Flash que existem nos quadrinhos), Reed Richards (Sr Fantástico), Bruce Banner (Hulk), Henry McCoy (Fera), Jonathan Ostermann (Doutor Manhattan), Ted Sallis (Monstro do Pântano).

Esses são alguns dos heróis que ajudam os outros heróis a serem mais poderosos e a entenderem porque são diferentes. O Professor X é um dos grandes exemplos, além de ajudar mutantes a descobrir e utilizar suas habilidades ele ainda os ajuda psicologicamente e socialmente com sua escola para jovens superdotados. Bruce Wayne e Tony Stark (Batman e Homem de Ferro respectivamente) poderiam entrar nessa, tanto na área de ciência aplicada como de avanços tecnológicos. Mas enquanto os caras bonzinhos usam a ciência para o bem coletivo, vilões se beneficiam dela para o mal. Seja para o bem ou para o mal, o fato é que precisamos de um gênio da ciência para nos explicar todos os "acidentes" científicos e genéticos que dão superpoderes aos heróis e vilões.

 

Trabalhos dos heróis

Capitão AmericaCapitão América – Steven Grant Rogers é militar. Mais precisamente, a bandeira viva dos EUA era um soldado das forças armadas. Franzino, entrou como cobaia em um programa para desenvolver um Super Soldado. Acabou sendo o único a tomar o super-soro e se tornou o Capitão América. Depois de passar décadas congelado (no final da Segunda Guerra Mundial), ele foi resgatado e atualmente é líder do grupo de heróis Os Vingadores, patrocinado pela S.H.I.E.L.D. (agência governamental responsável por criar e manter um grupo de super seres para enfrentar ameaças que o exército não pode combater).

 

DemolidorDemolidor – O herói cego é advogado. Matthew "Matt" Michael Murdock se tornou o Demolidor ainda jovem. Aluno com excelentes notas e atleta promissor, sofreu um acidente com um caminhão de lixo tóxico e acabou ficando cego. Porém, seus outros sentidos foram ampliados de maneira sobre-humana e ele adquiriu uma espécie de radar para substituir a visão perdida. Depois que seu pai, um ex-boxeador em decadência foi assassinado, ele vestiu o uniforme do Demolidor para se vingar. O jovem cresceu e se formou em Direito, sem nunca deixar de combater o crime nas ruas de Hell's Kitchen. Uma curiosidade: o Demolidor nunca quis se filiar a um grupo de super-heróis, porém como advogado presta assessoria jurídica a eles.

 

SpidermanHomem-Aranha – Vamos desconsiderar empregos inventados em sagas, universos alternativos e tentativas de reformulação de personagem. Para nós, Peter Parker sempre será o eterno fotógrafo que trabalha no Clarim Diário. Na verdade, o Homem-Aranha deve ter sido o primeiro herói a faturar uma grana com seus poderes. Ele tirava fotos de si mesmo em ação e as vendia para o jornal. A causa no entanto era nobre, o dinheiro era revertido para cuidar da sua tia May, que vivia sempre enferma.

 

HulkHulkBruce Banner é cientista. Nessa releitura moderna do clássico O Médico e o Monstro, o Dr. Banner foi exposto a uma dose maciça de raios gama durante um experimento militar. Ao invés de perecer como qualquer humano, ele se tornou o incrível Hulk. Mas Banner não controla suas transformações, o monstro verde só aparece quando o cientista está nervoso ou irritado. Desde então Banner passa a vida estudando sua mutação e os raios gamas para tentar controlar o Hulk. A curiosidade é que quando o Hulk estreou nos quadrinhos ele era cinza. Por causa de problemas na impressão ele saiu verde. Stan Lee acabou gostando da mudança casual e não quis mais mudar a cor.

 

SupermanSuper-HomemClark Kent é jornalista. Seus pais o mandaram para longe de Krypton quando o planeta acabou. Caindo na Terra, perdeu seu nome original de Kal-El e foi batizado de Clark Kent por seus pais adotivos (Jonathan e Martha Kent). Assim como o Homem-Aranha, o herói mais poderoso do mundo trabalha em um jornal, o Planeta Diário. Sua eterna namoradinha Lois Lane sempre trabalhou com ele. Atualmente o homem de aço não trabalha mais no jonal, nas últimas edições dos quadrinhos ele pediu demissão na frente de todos os colegas de trabalho. O Planeta Diário foi comprado por um conglomerado e ele estava sendo muito pressionado a escrever coisas que não queria. Talvez seja um reflexo dos tempos, em que a mídia impressa morre um pouco a cada ano dando lugar para a mídia digital. Quem sabe o Superman não abre um portal de notícias?

 

BatmanBatman – Esse daí nunca trabalhou. Mas para não sermos injustos, podemos dizer que o Batman é empresário. Dono das empresas Wayne, o bilionário e playboy não precisa mover um músculo para ser um dos heróis mais rico dos quadrinhos. Toda essa grana veio a calhar quando ele resolveu se tornar um vigilante, financiando toda a parafernália que ajuda Batman a combater o crime. Seus pais foram assassinados na sua frente quando ele ainda era um garoto. O trauma faz de Batman um personagem psicologicamente complexo e alquebrado, daí sua legião de fãs. No cinema a trilogia que acabou recentemente faz jus ao legado do personagem nos quadrinhos.

 

IronmanHomem de FerroTony Stark é empresário e playboy assim como Bruce Wayne. Depois de ser sequestrado por extremistas e quase morrer com um fragmento de granada em seu peito, Stark mudou de mentalidade e passou a combater o mal vestindo a armadura do Homem de Ferro. Dono das empresas Stark, tem todo o dinheiro que precisa para pesquisar novas tecnologias e armamentos para suas armaduras. Ele é obrigado a usar uma fonte de energia no peito. Chamada de Arc, essa fonte não deixa os estilhaços penetrarem em seu coração.