Dieta Dukan – A dieta das celebridades

Saúde e Corpo1.205 Visualizações

As mulheres estão sempre brigando com a balança, e às vezes elas fazem dietas absurdas para perder peso. No entanto, é possível fazer regime e emagrecer se você tiver disciplina. Uma das grandes novidades entre as dietas existentes é a dieta dukan, criada pelo médico e nutrólogo francês Pierre Dukan. Personalidades como Kate Middleton, Penélope Cruz, Jennifer Lopez e o presidente da França, François Hollande já se renderam a esta nova dieta, um grande sucesso na França, Inglaterra e Estados Unidos.

Um dos grandes diferenciais desta para outras dietas é a restrição de carboidratos durante toda a dieta, o que garante a pesa de peso mais rapidamente. No entanto, o resultado final vai depender muito se a pessoa seguir a dieta proposta, que é dividida em quatro fases chamadas de ataque, alternância, consolidação e estabilização. A segunda fase da dieta Dukan é a mais importante, por isso é preciso ficar atento quanto ao que se pode e não pode comer. E na quarta e última fase, nada é proibido, e a pessoa pode comer de tudo, só que com moderação. E para garantir que a dieta vai durar a vida toda, uma vez na semana, você deve se alimentar somente de proteínas.

Veja uma entrevista com o criador da dieta, Pierre Dukan, que além de esclarecer muitas dúvidas fala sobre a diferença entre a dieta Dukan e a dieta Atkins.

Confira a seguir o que deve ser feito em cada uma das fases da dieta dukan

Fases da dieta Dukan

  • 1ª fase – O ataque

O objetivo nesta primeira fase da dieta é provocar um choque nos hábitos alimentares, a dieta da proteína. Durante o período de 3 a 7 dias, a pessoa só poderá comer proteínas como carne vermelha (menos costela e vitela), peixes e frutos do mar (menos salmão, camarão e atum light), frango ou peru (grelhado ou cozido) ovos, leite light, queijo cottage light e farelo de aveia. Aliás, o farelo de aveia (uma colher e meia por dia) é muito importante nesta fase, já que ao comê-lo a pessoa fica com a sensação de saciedade, pois o farelo de aveia incha no estômago e faz a fome passar. Nesta fase, nada de verduras ou legumes. E para o bom funcionamento do intestino a dica é beber bastante água (2 litros por dia). Estão liberados chá e café sem açúcar. Nada de frituras, carboidratos e doces. Nesta primeira fase, a pessoa perde de 2 a 5kg.

  • 2ª fase – A alternância

Além das proteínas, a pessoa pode comer legumes (menos batata) e verduras. Pode comer a vontade rabanete, cogumelo, abobrinha, tomate, berinjela, pepino, espinafre, repolho, couve, aipo, alface, aspargo, vagem. Nesta fase também está proibida a ingestão de carboidratos e doces. Para beber está liberada água, leite sem gordura, chá, refrigerante zero e café. A perda é de 1 a 2kg por semana. Esta é a fase mais importante da dieta, por isso a pessoa só deve passar para a terceira fase quando tiver perdido os quilos que estabeleceu como meta.

  • 3ª fase – A consolidação

Nesta fase começa a etapa de manutenção, ou seja, pode comer tudo das fases 1 e 2 (proteínas, verduras e legumes) mais duas porções de frutas por dia (menos uva, cereja e banana), pão integral (duas fatias por dia) e uma porção de 40g de queijo. Os carboidratos (feijão, massa, arroz integral) e doces estão liberados duas vezes por semana. Para calcular os dias em que será necessário permanecer nesta fase a conta é a seguinte: você tem de multiplicar os quilos perdidos na última fase por 10. Ou seja, se a pessoa perdeu 15kg, ela ficará 150 dias nesta fase da dieta.

  • 4ª fase – A estabilização

Na etapa final, a pessoa poderá comer tudo o que deseja, mas com moderação, principalmente doces e carboidratos. Ela terá ainda de cumprir três regras: comer somente proteínas uma vez por semana (estabeleça um dia e coma as proteínas sempre no mesmo dia da semana); fazer caminhadas diárias de 20 minutos e substituir o elevador pela escada; ingerir 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia.

Cuidados com a Dieta Dukan

Muitos médicos criticam a dieta Dukan, dizendo que não é uma dieta saudável. O ponto mais criticado é o fato de não poder comer carboidratos. Fraqueza, mau humor e outros sintomas podem aparecer ao cortar de vez os carboidratos. Por isso sempre é recomendado procurar seu médico ou um nutricionista / endocrinologista antes de começar qualquer dieta. Por ser considerada uma dieta radical, a dieta Dukan deve ser feita com acompanhamento de um especialista, que talvez não exclua totalmente os carboidratos.