O que é a Dieta Detox

Nem todo mundo que deseja emagrecer gosta de fazer exercícios, de frequentar uma academia de ginástica e, por isso, recorre às dietas. Há vários tipos de dieta: tipo sanguíneo, vigilantes do peso, vegetariana, dr. Atkins, da sopa, do mediterrâneo e a dieta detox, entre outras. Mas, o que é a dieta detox?

 

Também conhecida como dieta desintoxicante, ela tem como objetivo eliminar as toxinas do corpo através da urina e das fezes e, consequentemente, acabar com os quilos extras. Afinal, se não se mantém uma dieta equilibrada, é bem provável que a quantidade de gordura, sal, açúcar, conservante, corante, entre outras substâncias nocivas estejam frequentemente presentes em nossa dieta alimentar, que vão se acumulando no organismo, impedindo que ele funcione bem.

Mas, como fazer para restaurar o equilíbrio do organismo com a dieta detox? Segundo os nutricionistas, as pessoas devem incluir sementes na alimentação, pois são fonte de cálcio e magnésio; alimentos ricos em fibras (ajudam a regular o funcionamento intestinal); alimentos probióticos (iogurtes); temperos antifúngicos e antiparasitários, como alecrim e orégano e alimentos orgânicos, que não contêm pesticidas, agrotóxicos ou adubos químicos. Por outro lado, elas devem evitar alimentos industrializados e em conserva; alimentos e bebidas com corantes e conservantes químicos e alimentos de origem animal (o consumo de carne deve ser reduzido). Alimentos embalados em plásticos também devem ser evitados. Para quem não gosta de sementes, uma dica é misturá-las em sucos.

 

Além de cuidar da alimentação, também é recomendável uma boa hidratação, por isso inclua o hábito de beber água diariamente, pelo menos 2 litros por dia.

Segundo nutricionistas, para ser eficaz a dieta detox deve conter 1.200 calorias. E você pode eliminar até 3 quilos em 15 dias. No entanto, a dieta não faz milagres, pois o resultado é uma combinação de fatores, como dieta, prática de atividades físicas e como reage o metabolismo de cada um.

É recomendável ainda que antes de optar por qualquer dieta você consulte um nutricionista. 

Alimentos que auxiliam a desintoxicação do organismo

Muitas frutas e chás ajudam no processo de desintoxicação do organismo. Confira algumas delas.

  • Melancia

Hidrata o organismo, tem efeito antioxidante e diurético e tem poucas calorias, mas o índice glicêmico (de açúcar) é alto. Tem poder de saciedade. Pode ser ingerida em forma de sucos com fibras e sementes.

  • Maçã

Tem ação antioxidante. Contém a fibra pectina que impede a absorvição de parte da gordura dos alimentos, e faz com que a digestão seja mais lenta. A maçã dá sensação slots de saciedade.

  • Abacaxi

Rico em água e fibras. Facilita a digestão devido à enzima bromelina. E ainda ajuda a reduzir a inflamação nas células.

  • Limão

Contém ácido nítrico, que tem ação adstringente, que ajuda na dissolvição de gorduras e toxinas. No entanto, o limão não deve ser consumido em excesso, pois pode prejudicar o estômago.

  • Chá verde e de hibisco

Possuem ação antioxidante, ajudando assim a remover as toxinas das células.

  • Folhas verdes

Ricas em fibras.

  • Quinoa e linhaça

Ricas em fibras.  

  • Frutas Vermelhas

Fonte de antioxidantes e anti-inflamatórios, além de serem ricas em vitamina B.3

  • Cenoura

Rica em vitaminas e elimina toxinas do corpo.

  • Gengibre

Facilita digestão e é anti-inflamatório.

Alimentos que devem ser evitados durante a detox

  • Carne vermelha

Prejudica o processo de desintoxicação, pois tem digestão lenta.

  • Café

Deve ser suspensa por pelo menos dois dias enquanto estiver fazendo a dieta.

  • Açúcar

Doces em geral devem ser evitados, assim como alimentos à base de sacarose ou adoçados com xarope de milho.

  • Glúten e lactose

Leite e derivados e pães, biscoitos e macarrão, por exemplo, devem ser evitados principalmente nos dois primeiros dias da dieta. 

Opções de dieta detox

Um dos segredos da dieta detox é comer de duas em duas horas. Por isso, além do café da manhã, do almoço e do jantar você irá incluir o lanche da manhã, chá da manhã, o lanche da tarde (2 vezes), chá da tarde e a ceia. Ou seja, serão nove refeições diárias.

Nos dois primeiros dias, ingerir somente líquidos.

Ao acordar
1 copo (200 ml) de água com suco de 1/2 limão sem açúcar

Café da manhã (30 minutos depois)
Shake (1 copo grande (250 ml) de leite de soja light batido com 1 fatia média de mamão, 3 ameixas secas, 1 col. (sopa) de aveia em focos sem açúcar ou adoçante, 1/2 maçã com casca).
Lanche da manhã 
Suco desintoxicante (1 suco desintoxicante (1 fatia média de abacaxi, 1 folha de couve-manteiga batida com suco de 1 limão, 1 copo (200 ml) de água e 1 lasca de gengibre sem açúcar ou adoçante).

Chá da manhã
1 xícara de chá de capim-limão 1 prato (fundo) de sopa-creme de abóbora e gengibre

Almoço 
1 prato (fundo) de sopa-creme de abóbora e gengibre   1 copo grande (250 ml) de suco de acerola batido com morango sem açúcar ou adoçante

Lanche da tarde 1
1 copo grande (250 ml) de suco de acerola batido com morango sem açúcar ou adoçante     1 xícara de chá de hibisco com cravo

Chá da tarde
1 xícara de chá de hibisco com cravo  1 prato (fundo) de sopa-creme mix de legumes

Lanche da tarde 2 
Suco (1 copo grande (250 ml) de chá verde gelado batido no liquidificador com suco de 1 limão, 1 maçã com casca, 1 fatia grossa de melão e 3 folhas de capim-limão fresco filtrada sem açúcar ou adoçante).

Jantar
1 prato (fundo) de sopa-creme mix de legumes

Ceia 
1 copo (200 ml) de suco light à base de soja  

Nos 5 dias seguintes, os alimentos sólidos voltam ao cardápio. Serão nove refeições.

Ao acordar
1 copo (200 ml) de água com suco de 1/2 limão sem açúcar  

Café da manhã (30 minutos depois)
1 pote de iogurte light com 1 fatia fina de mamão picada e 3 col. (sopa) de mix de fibras (quinua, farinha de linhaça e aveia)

Lanche da manhã 
4 ameixas secas 2 nozes

Chá da manhã
1 xícara de chá de hibisco com canela

Almoço 
1 prato (sobremesa) de folhas verdes (rúcula, alface), 1 col. (sopa) de beterraba ralada com orégano, 1 col. (sopa) de cenoura ralada, limão, 1 fio de azeite, pouco sal 3 col. (sopa) de arroz integral com salsinha 4 col. (sopa) de estrogonofe de frango com creme de leite light 1 taça grande de gelatina diet

Chá da tarde
1 xic. de chá de erva-doce

Lanche da tarde
1 banana amassada e polvilhada com canela

Chá da tarde
1 xic. de chá de casca de abacaxi, 1 lasca de gengibre e especiarias (canela, cravo e anis-estrelado)

Jantar
1 prato de folhas verdes variadas com 2 col. (sopa) de abacaxi em cubos, 3 fatias de peito de peru em tiras, 1 col. (sopa) de cenoura ralada e 1 col. (sopa) de semente de girassol tostada e sem sal e vinagre balsâmico

Ceia 
1 potinho de leite fermentado 3 ameixas secas