Dicas para lavar roupa

Com a melhora do poder aquisitivo dos brasileiros, ficou mais fácil comprar eletrodomésticos como geladeiras, fogões e máquinas de lavar. Com certeza, dentre os três citados a máquina de lavar é o eletrodoméstico que mais ajuda a dona de casa, já que ela não precisa mais ficar debruçada sobre um tanque para lavar a roupa. Agora, basta colocar as peças de roupa na máquina, adicionar o sabão em pó ou amaciante, ligar o eletrodoméstico e aguardar para que a máquina lave e enxague a roupa.

 




 

Algumas pessoas, porém, podem achar que basta colocar toda a roupa na máquina e pronto. Elas sairão limpinhas. Só que não é bem assim. É preciso ter alguns cuidados na hora de lavar roupa na máquina, para evitar danos à máquina e às roupas. Afinal, você não vai querer que a roupa colorida seja lavada junto a roupa branca e esta saia manchada da máquina de lavar, não é? Por isso, vamos dar algumas dicas sobre como lavar roupa na máquina

Como lavar roupa na máquina

Muitas pessoas não gostam de ler o manual de instruções quando compram algum eletrodoméstico ou eletroeletrônico. No entanto, a leitura é importante para ficarmos sabendo como usar o equipamento ou aparelho da melhor forma possível, e sem danificá-lo. Os primeiros cuidados que se deve ter são com relação ao local de instalação (o recomendável é que a máquina de lavar roupa, por exemplo, fique em um local que não seja exposto a chuva nem à luz solar excessiva). Também é importante se informar qual é a melhor forma de limpá-la.

Depois, se informe sobre como lavar roupa na máquina. Em primeiro lugar você deve saber que não se devem misturar roupas brancas com peças coloridas na máquina de lavar. Assim, quando for utilizar a máquina separe as roupas por cor. Roupas brancas devem ser lavadas somente com peças brancas; peças coloridas podem ser lavadas juntas, desde que você tenha certeza de que elas não deitam tinta, e, por isso, não vão manchar as outras roupas.

 



  • Você pode lavar a roupa na máquina duas vezes por semana, por exemplo. Em um dia você reúne somente roupas brancas, e no outro, você mistura as roupas de cor.
  • Não é recomendável colocar peças muito delicadas na máquina, mas se não for possível lavá-las de outro jeito, então não se esqueça de colocar a máquina na menor velocidade.
  • Na hora de lavar roupas na máquina, não as coloque dobradas. As roupas, se estiverem dobradas, podem ter o tecido danificado no local das dobras.
  • Algumas roupas soltam tinta quando são lavadas. Antes de colocar as peças na máquina de lavar o ideal é fazer um teste para conferir se as roupas podem ser colocadas na máquina juntamente com outras peças. Para tirar a dúvida, umedeça o lado avesso da roupa, coloque um pano branco em cima dela e passe-a com o ferro. Caso o pano não manche, a peça poderá ser lavada junto com outras.  Outra dica para descobrir se a roupa solta tinta é colocar uma pontinha do tecido em um recipiente com água e deixa-lo por alguns minutos, se não soltar tinta ela pode ser lavada com as outras roupas.
  • Não coloque peças de algodão/poliéster com roupas 100% algodão na máquina, pois podem formar e soltar bolinhas.
  • Não coloque excesso de roupa nem excesso de água na máquina de lavar.
  • Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, examine os bolsos de calças e camisas, para evitar que papéis possam ir para a máquina e se desmanchar durante a lavagem.
  • Escolha o detergente adequado para usar na máquina, seja líquido ou em pó. Antes de colocar a roupa, misture bem o detergente na água. Depois, mergulhe uma a uma as roupas na água. Entre os detergentes existentes, escolha aquele que mais se adequa ao tipo de roupa que será lavada.
  • Não exagere no uso de sabão e de amaciante. Espuma em excesso pode prejudicar o funcionamento de componentes da máquina.
  • Pode usar água quente nas roupas brancas de algodão. Em outros tecidos, a água quente pode deformar a roupa.
  • Não coloque para lavar panos de prato com roupas, pois eles têm gordura de cozinha.
  • O tempo de lavagem deve ser regulado de acordo com as peças que serão lavadas. As roupas que estão mais limpas podem ser lavadas usando o processo rápido da máquina. Já as roupas mais sujas devem ser lavadas no processo completo.

Assista os vídeos abaixo com mais dicas para lavar roupa:

Como secar as roupas

Além de ter os cuidados com a roupa na hora da lavagem, também é importante secar as roupas de maneira correta. Confira a seguir algumas dicas importantes que devem ser seguidas na hora de secar a roupa.

  • Depois de ter a roupa lavada você não quer que ela se suje justamente quando for pendurá-la, não é? Por isso, veja se as cordas do varal estão com poeira e se os prendedores estão limpos. Se o varal estiver sujo, passe um pano úmido antes de pendurar a roupa. E limpe os prendedores em caso de sujeira
  • Antes de colocar a roupa para secar, examine se ainda há algum resíduo de sabão em pó ou amaciante. A verificação é importante, já que os tecidos que não são enxaguados adequadamente perdem a qualidade e desbotam facilmente
  • As roupas devem ser penduradas no varal a partir da extremidade mais firme
  • As roupas que irão secar no varal não podem ficar expostas aos raios solares por muito tempo
  • Roupas brancas e claras podem secar ao sol. No entanto, peças brancas não podem ficar muito tempo embaixo do sol, pois acabam amarelando
  • Roupas coloridas devem secar na sombra para não desbotar
  • Roupas de algodão podem ser penduradas verticalmente no varal porque são mais resistentes
  • Roupas de lã devem ser secadas na horizontal para não deformar

httpvh://www.youtube.com/watch?NR=1&v=h7MAmpG9Tcc&feature

Roupas brancas

Dificilmente encontramos uma mulher que não tenha uma peça de roupa branca no seu armário. Afinal, uma blusa branca, por exemplo, combina com calças, bermudas, saias e calças, sejam elas também brancas ou coloridas. Roupas brancas também refletem a luz, fazendo com que o tecido absorva menos calor. No entanto, há um lado negativo em usar roupa branca: é mais fácil notar quando elas estão com manchas ou sujeira, diferentemente da roupa estampada.

O que fazer então para acabar com a mancha na roupa? A lavagem da roupa branca deve ser feita de forma adequada, já que ela pode ser manchada se, por exemplo, a peça de roupa branca for para a máquina de lavar juntamente com peças de roupas de outras cores. Ou seja, se você misturar roupa branca com roupa colorida na máquina de lavar, dependendo do tecido, as outras roupas poderão manchar o branco. Por isso, a primeira dica é lavar as roupas brancas separadamente.

Os tecidos brancos não devem ir direto à máquina de lavar. O ideal é que você ensaboe cada peça de roupa com um sabão neutro, de glicerina ou de álcool, para clarear a roupa. Não é preciso deixar a roupa de molho, basta que elas fiquem descansando ensaboadas por 10 ou 15 minutos.

Se a roupa branca tiver alguma mancha, não a coloque na máquina de lavar imediatamente. Mergulhe-a em alvejante, à base de água oxigenada, e não à base de cloro, já que estes produtos podem deixar as peças amareladas. Antes, porém, de mergulhar a roupa em alvejante ensaboe a peça de roupa branca e esfregue-a um pouco à mão. Pode ser que não seja necessário usar o alvejante.

Na hora de colocar a roupa branca na máquina de lavar, utilize sabão ou amaciante. Mas, lembre-se de colocar o sabão e amaciante no recipiente para dissolver, antes de colocar a roupa branca, pois os produtos podem manchar a roupa.

O amaciante, por exemplo, deve ser branco para evitar que ele acabe manchando a roupa, já que há amaciantes azuis, amarelos e rosas à venda, e dependendo da marca, estes amaciantes coloridos podem acabar manchando ou invés de tirarem a mancha da roupa.

Depois de terminada a lavagem da roupa branca, os cuidados continuam. Na hora de pendurar a roupa para secar, o indicado é virá-la e colocá-la pelo avesso. Assim, evita-se que alguma sujeira acabe manchando o tecido.

Outro cuidado importante é com relação ao armazenamento das peças. Para evitar que o tecido branco fique manchado e amarelado ao longo do tempo, a roupa branca deve estar protegida da luz. Outra dica é guardar a roupa em sacos de TNT, pois estes irão protegê-la da sujeira que se acumula no guarda-roupa.

Dicas para tirar mancha das roupas:

httpvh://www.youtube.com/watch?NR=1&v=WxWdPJvKegE&feature=endscreen

Dicas para lavar roupa branca: