Tá difícil escolher seu smartphone? Confira nossas dicas

Ter o melhor smartphone do momento é o sonho de muita gente, mesmo que o preço cobrado pelo aparelho seja alto demais. Afinal, ter o smartphone da moda significa status, e mostra que você está antenado com os novos modelos e, portanto, não ficará de fora da conversa entre os amigos que com certeza irão adorar exibir o seu novo telefone celular e falar dos novos recursos que eles apresentam.

 

Mas, entre tantas marcas e modelos de smartphones, qual escolher? Quem é aficionado pelos produtos da Apple não irá dispensar a compra de um iPhone mais moderno. Já os fãs da Samsung vão optar pelo moderno smartphone da Galaxy.No entanto, será que é necessário mesmo tem um smartphone tão caro? Será que um modelo mais barato como o smartphone LG ou o smartphone da Motorola também não irá suprir as suas necessidades?

Assim sendo, a primeira dica para quem vai escolher um smartphone é decidir se o telefone será utilizado somente para fazer ou receber ligações, para enviar mensagens de texto ou se você irá utilizar a câmera do smartphone, ou vai acessar e-mails ou vai falar com seus amigos pelas redes sociais. O smartphone será usado também para baixar jogos mais pesados ou vai baixar aplicativos simples gratuitos? Todas estas perguntas devem ser respondidas antes de optar pela compra de um smartphone.

Alguns smartphones têm chamado a atenção em 2013. São eles: iPhone 5, Samsung Galaxy S3, Nokia Lumia 920, LG Optimus HD, Motorola Razr HD e Sony Xperia S. É claro que cada um apresenta características diferentes, seja em relação ao tamanho da tela, ao design e à câmera. Por isso, a escolha depende muito do gosto e das necessidades de quem vai utilizar o smartphone.

Lembre-se que ao comprar um smartphone em uma loja física, peça para testar o aparelho e, assim, explorar os recursos disponíveis. Mas, se a opção for pela compra na internet então não se esqueça de fazer uma pesquisa para verificar os comentários sobre os produtos. Busque informações em blogs, fóruns especializados e em comunidades. Desta forma você se sentirá mais seguro para fazer a sua compra.

Dicas para escolher o melhor smartphone

A seguir confira algumas dicas para você levar em consideração antes de comprar o seu novo smartphone. Leve em conta, principalmente, as suas necessidades ao utilizar o telefone celular.

Operadora

Às vezes, quando alguém vai trocar de telefone, ela não leva em consideração a operadora de telefonia celular. Isso é um erro, já que você pode economizar na compra do seu smartphone se levar em conta qual é a operadora do aparelho que você pensa adquirir. Isto porque se você já tem um plano de uma das operadoras, você pode conseguir descontos na compra de outro produto que seja da mesma operadora.

Outra dica é pensar no plano pré-pago que você usa. Ou seja, procure antes fazer uma pesquisa sobre o preço das ligações das operadoras. Quem sabe você não encontra operadoras de celular oferecendo smartphones em promoção? 

Sistema Operacional

Sistemas operacionais smartphones

 

Entre o sistema operacional iOS, Android, Blackberry, Windows Phone ou Symbian, qual escolher? Saiba primeiro que o iOS é utilizado exclusivamente em smartphones da Apple; que o Android, da Google, é um sistema operacional aberto, por isso é usado em celulares de diversas marcas como Samsung Galaxy, Motorola e LG, por exemplo. Já o Blackberry é um sistema operacional fechado, sendo utilizado exclusivamente em celulares Blackberry, da RIM (Research in Motion) e que o Windows Phone pode ser implementado em aparelhos de diversos fabricantes, desde que determinados requisitos sejam cumpridos. Já o Symbian foi perdendo mercado ao longo dos anos, sendo o sistema operacional dos celulares Nokia.

Outra informação sobre o sistema operacional é que cada um deles oferece uma grande variedade de aplicativos, por isso o que poderá se acessado em um smartphone não necessariamente estará disponnível em outro, por exemplo.

Sistemas operacionais abertos podem se alterados, como o Android, por isso a implementação desse sistema pode variar de aparelho para a aparelho. Já sistemas operacionais de códigos fechados, como o Windows Phone são mais padronizados, ou seja, as funcionalidades são praticamente iguais mesmo em smartphones diferentes.

Comprar um smartphone importado requer outro tipo de cuidado. É preciso saber se é possível configurar o idioma do sistema operacional, pois, do contrário, pode ser difícil a acentuação de palavras, por exemplo.

Assim sendo, a recomendação final é: antes de comprar um smartphone, vá até uma loja e mexa nos smartphones. Confira antes de comprar o que cada sistema operacional pode oferecer e opte pelo sistema que lhe é mais favorável. 

Versões defasadas

Nem sempre as pessoas que utilizam celulares querem trocar o aparelho por modelos mais modernos, mesmo porque se eles funcionam e atendem as suas necessidades por que pagar mais por um modelo mais avançado? Até certo ponto este raciocínio é válido só que, atualmente, nenhum aparelho é construído para ter mais do que dois anos de vida útil. Ou seja, depois desse período o sistema operacional pode deixar de receber atualizações, por exemplo. Por isso, verifique a versão do sistema operacional e confira se ele suporta atualizações. Depois, leve em consideração há quanto tempo você tem o seu celular e se realmente vale ou não a pena trocá-lo. 

Atenção à marca

Para garantir a durabilidade do smartphone, é recomendável que você opte por celulares que são fabricados por marcas reconhecidas e de credibilidade, e que possam oferecer assistência técnica especializada em caso de dano.

A garantia do smartphone nunca deve ser inferior a 12 meses. 

Smartphones falsificados

HiPhone 5

Comprar smartphones falsificados é sempre um risco. Apesar de muitas vezes o preço ser bem convidativo e até apresentarem os mesmos recursos que um smartphone de marca reconhecida, os celulares falsificados normalmente apresentam má qualidade de fabricação. Isso sem contar os ínumeros smartphones chineses que até tentam enganar os encautos, como o já famoso HiPhone. Como são muito baratos atraem os consumidores, mas saiba que são produtos infinitamente inferiores.  

Design e tamanho da tela

Os designs dos smartphones estão cada vez mais sofisticados. E os aparelhos cada vez mais finos e leves. O tamanho da tela variável também pode ser um item a mais na hora de escolher qual smartphone levar para casa. Alguns modelos trazem a tela menor com 3,5 polegadas. Já outros apresentam telas de quase 6 polegadas. Assim sendo, o melhor smartphone será aquele que irá se adaptar melhor às suas mãos. Ou seja, o ideal é que ele seja de fácil manuseio. 

Teclado ou tela sensível ao toque

Smartphone com teclado ou touchscreen

Atualmente, você pode escolher dois tipos de teclados do smartphone: físico (qwerty) ou virtual. Celulares smartphone com teclado físico (vem com letras, símbolos e números) são bons principalmente se você tem necessidade de digitar textos, seja para responder e-mail ou para fazer anotações. Já o smartphone com teclado virtual, que pode ser acessado tanto na vertical quanto na horizontal do aparelho, tem tela ampla e é sensível ao toque. Eles são ideais para quem não tem tanta necessidade de digitar no smartphone. Quem tem smartphone com teclado virtual diz que é mais complicado para escrever do que se fosse no teclado físico. No entanto, isso é questão de gosto.  

E que tal se você escolher um smartphone que tenha teclado físico e virtual? Alguns celulares já contam com estas duas opções. Assim, para utilizar o teclado virtual basta deslizar os dedos na tela sensível ao toque, enquanto que para o teclado físico, você só precisa deslizar o teclado, que, geralmente, fica acoplado na parte traseira do aparelho, para que ele apareça e você possa escrever suas mensagens. 

Recursos de conectividade   

Fique atento com relação aos recursos de conectividade do smartphone, ou seja, de que forma você poderá se conectar à internet. Existem três possibilidades: Wi-Fi, redes 3G e Bluetooth. É cada vez mais comum acessar a internet via Wi-Fi, conexão gratuita e sem fio, em aeroportos, restaurantes e shoppings, por exemplo. Com relação a rede 3G, basta você utilizar o plano de acesso à internet de sua operadora de telefonia celular. Já o Bluetooth permite que você compartilhe arquivos com outras pessoas ou mesmo utilize dispositivos compatíveis com seu celular, como fones de ouvido. 

Câmera

Câmera do smartphone

Pegar o smartphone e fotografar cenas do cotidiano é muito comum hoje em dia. Mas, para que valha a pena ter um celular com câmera verifique se ela tem, no mínimo, 2 megapixels. A partir desta resolução é possível registrar imagens com razoável qualidade. Se você quiser, pode optar ainda por um smartphone que tenha o recurso de gravar vídeos. Se no primeiro momento você achar inútil esta opção, pense melhor, já que pode se encontrar numa situação em que não esteja com uma câmera digital, e aí o smartphone será o único capaz de registrar em vídeo situações inusitadas ou importantes.   

Alguns smartphones vêm sem flash, mas com iluminação por meio de LEDs, especialmente smartphones mais finos. Esta, portanto, é outra opção a ser considerada quando for escolher o seu smartphone. 

Smartphones também são capazes de fazer vídeo chamada. Ou seja, quando você faz a ligação para outra pessoa é possível ver o rosto com quem você está conversando. Para que isso seja possível, verifique se o smartphone tem uma câmera frontal. 

Acessórios

Geralmente, os smartphones trazem os seguintes acessórios: cartão de memória, carregador de energia e fone de ouvido. No entanto, você pode, por exemplo, querer um cartão com maior capacidade de memória. Neste caso é bom se informar antes para saber se o smartphone apresenta algum tipo de limitação quanto ao cartão de memória.

Com relação ao fone de ouvido, é importante verificar se o smartphone utiliza entrada para conectores P2, que é o tipo mais comum. Modelos que vêm com conector exclusivo ou pouco conhecido no mercado não são muito práticos, já que você ficará limitado às opções fornecidas pelo fabricante do smartphone. E isso significa, por exemplo, que você poderá pagar mais caro pelo fone de ouvido.

Quanto à conexão USB do smartphone, verifique se o modelo do celular oferece entradas mini-USB ou micro-USB (estes conectores são padronizados, por isso são mais fáceis e baratos de serem encontrados). Se o conector for exclusivo, você só poderá adquirir outro, em caso de dano, com o fabricante.

Confira ainda se o fabricante oferece acessórios opcionais como capas de proteção, fones de ouvido Bluetooth, bateria extra, entre outros. 

Bateria

Bateria do smartphone

Se você utiliza o smartphone com muita frequência é claro que a bateria poderá não aguentar por muito tempo, sendo necessário recarregá-la constantemente. Por isso, pesquise na internet ou com amigos quanto tempo dura a bateria do seu smartphone quando ele utiliza redes 3G ou conexões Bluetooth (geralmente ao utilizar 3G ou Bluetooth há um gasto maior de energia).

É interessante observar também se você pode trocar a bateria do seu smartphone com facilidade. Ou seja, se você pode comprar uma bateria extra e, assim, não correr o risco de ficar com o aparelho inutilizado por falta de energia.