Dicas para controlar a pressão alta

hipertensão arterial ou pressão alta é um mal que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Mas como saber se uma pessoa é ou não hipertensa? Bom, uma pessoa tem pressão alta quando a medição da pressão sanguínea fica igual ou acima de 140×90 mmHg. Mas, por que é preciso ter tanto cuidado com a hipertensão arterial?

 

Porque a pressão alta aumenta o risco de problemas cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular do cerebral (AVC).

Somente durante consulta com um cardiologista é que a pessoa poderá saber as causas da hipertensão. No entanto, nem sempre é possível identificar a causa. Sabe-se, porém, que fatores hereditários podem influenciar no aumento da pressão, e que a hipertensão pode causar problemas como insuficiência renal crônica, falhas no coração e até no cérebro.

A hipertensão é uma doença crônica e não há cura para tal, porém ela pode ser controlada. Tomar medicamentos, ter hábitos saudáveis e praticar atividade física (recomendada pelo médico) ajudam a controlar a pressão alta.

A recomendação para verificar o estado da pressão é fazer exames regulares com o objetivo de conferir como estão os batimentos cardíacos. Vale lembrar, porém, que ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso. Para uma pessoa ser considerada hipertensa é preciso que a pressão permaneça mais alta do que o normal de forma contínua. Afinal, qualquer pessoa pode ter elevação de pressão se estiver preocupada ou nervosa, ou ter feito muito esforço durante atividade física, por exemplo.

Sintomas como dores de cabeça constante, pressão na nuca, náuseas, tontura, podem ser um indicativo de pressão alta. Para saber se você é hipertenso, o cardiologista fará vários exames, incluindo o M.A.P.A da pressão (Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial), que um monitoramento 24 horas para saber se sua pressão se mantém alta.

Confira algumas dicas para controlar a pressão alta.  

  • Reduza o sal na comida – excesso de sal na comida leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Diminua também o consumo de enlatados e alimentos em conserva.
     
  • Controle o peso – verifique se o seu peso está acima do que deveria, pois o sobrepeso dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue. 
     
  • Mantenha uma dieta saudável – coma frutas, verduras e legumes. Evite alimentos gordurosos. Prefira carnes magras. 
     
  • Pratique atividade física – praticar atividade física regular é recomendável, mas é preciso primeiro passar por uma avaliação médica. Os exercícios melhoram o sistema circulatório e pulmonar. 
     
  • Faça exames médicos – avaliações regulares ajudam a identificar possíveis problemas. 
     
  • Medicamentos – se precisar tomar remédio para pressão alta, siga a orientação do médico. 
     
  • Evite bebidas alcoólicas – beber álcool em grande quantidade prejudica o controle da pressão alta. Consuma com moderação e somente se o seu médico liberar. 
     
  • Controle o estresse – ficar estressado é normal. No entanto, o estresse pode influenciar no aumento da pressão. Procure desenvolver atividades relaxantes no seu dia a dia. 
     
  • Evite o cigarro – o tabaco misturado às outras substâncias tóxicas do cigarro ajuda a elevar a pressão. 
     
  • Meça a pressão – a Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que as pessoas meçam a pressão no mínimo uma vez por ano.