Quer ir ao paraíso? Conheça as ilhas mais bonitas do mundo

Todos7.371 Visualizações

Já pensou em viajar para descansar ou curtir a lua-de-mel em uma ilha paradisíaca com muito sol e água cristalina? Pois é possível fazer turismo em ilhas que oferecem a paz e a tranquilidade desejadas em lugares como Caribe e América do Sul. Mas, onde encontrar estes lugares turísticos e paradisíacos? Quais são os melhores locais para descansar?

Pois foi exatamente o que o site de viagens TripAdvisor quis saber. Para tanto ele recolheu informações em sites sobre hotéis, restaurantes e atrações em cada ilha. E com base na qualidade e na quantidade de comentários e avaliações postados no site, o TripAdvisor montou um ranking das ilhas melhor avaliadas.  

A lista contém mais de cem ilhas e a pesquisa foi feita em regiões da Europa, América do Sul, Caribe, África, Ásia, Estados Unidos e Pacífico Sul. No ranking mundial, a ilha que recebeu a melhor avaliação foi a Ambergris Caye, em Belize, no Caribe. Aliás, as ilhas do Caribe estão entre as mais bem avaliadas. Já na Ásia, a ilha de Bora Bora na Polinésia Francesa, se destaca por suas belezas naturais com praias de areias brancas e águas calmas e cristalinas.

Na América do Sul, a Ilha de Páscoa é o principal destino para quem quer fazer turismo no Chile. É lá que são encontradas mais de 800 estátuas gigantes que intrigam pesquisadores e visitantes. Mas, e o Brasil? Se o país ficou de fora da lista que inclui as 10 melhores ilhas do mundo,o mesmo não se pode dizer do ranking da América do Sul. Afinal, foram incluídas quatro ilhas na lista das melhores: Boipeba (BA), Ilha Grande (RJ), Fernando de Noronha (PE) e IlhaBela (SP), que ficaram com a segunda, a terceira, a quarta e o sexto lugar, respectivamente. Uma boa notícia para quem aprecia as belezas naturais do Brasil. 

E aí, ficou interessado em viajar para uma ilha paradisíaca? Então, que tal conhecer agora o seu próximo destino de viagem? A seguir você confere o ranking das ilhas mais bem avaliadas no mundo, e as que estão localizadas nas regiões da América do Sul e do Caribe. 

Ilhas mais bonitas do mundo

1 – Ambergris Caye, Belize Cayes

Ambergis Caye - buraco azul


Além do mar turquesa e da areia branca, a grande atração da ilha Ambergris Caye é o chamado “buraco azul” no meio do mar. O local é ideal para quem gosta de mergulhar, já que o Grande Buraco Azul tem 900 metros de profundidade de pedra calcária e onde são encontradas estalactites, corais e peixes. Outra atração é a Barreira de Corais de Belize. 
Esta ilha é a maior de Belize, e apesar de estar no topo do ranking, é um lugar tranquilo, não sendo, portanto, um local de grande concentração de turistas (ainda). Para se deslocar pelas estradas de areia os turistas usam os carrinhos de golfe. O manguezal é o centro da ilha.

2 – St. John, Ilhas Virgens Americanas 
Já pensou em fazer turismo ecológico em uma ilha?  Pois é o que a St. John proporciona ao turista. Ele pode, por exemplo, observar a vida animal no Parque Nacional, passear nas praias de areia branca ou se exercitar fazendo caminhadas por quilômetros de trilhas. E se isso ainda não for suficiente, que tal mergulhar com snorkel (máscara de mergulho que permite que o mergulhador tenha uma visão nítida do fundo do mar)? Você pode, inclusive, levar a câmera fotográfica para tirar fotos submarinas incríveis.  

3 – Bora, Bora, Society Islands 

Bora Bora


A ilha de Bora Bora, na Polinésia Francesa, é uma das mais famosas do mundo. Localizada no Oceano Pacífico, ela não é muito grande, mas tem atrações que deixam os turistas encantados. Praias de areias brancas e águas calmas e cristalinas de um azul turquesa intenso já chamam a atenção. Mas, a ilha oferece mais atrações. É possível, por exemplo, mergulhar em um parque natural submerso entre peixes e corais, e até alimentar tubarões. Andar de barco na lagoa de cor turquesa ou fazer um safári em um veículo 4×4 também são possibilidades reais em Bora Bora. Do alto dos seus 702 m, o Monte Otemanu proporciona uma bela imagem da ilha, de onde se pode ver os Jardins de Corais, o Lagoonarium e o Centro de Mergulho.

4 – San Juan Island, Washington 
A Ilha de San Juan, em Washington, nos Estados Unidos, possui praias belíssimas. Uma das atrações do local é fazer um passeio de barco para admirar as baleias Orca, no limite do Parque Estadual Lime Kiln Point. Na região do Friday Harbor você encontra restaurantes e lojas e ainda pode apreciar o jardim de esculturas na Reserva da Baía de Westcott, com 7,7 hectares de extensão.O turista também vai se encantar em conhecer aFazenda de Lavanda de Pelindaba, uma das maiores fazendas de lavanda do país. 

5 – Santorini, Cyclades

Santorini

A fama das ilhas gregas é mundial, e a de Santorini, além de ser uma das mais famosa sé também uma das mais belas e encantadoras. Santorini circunda uma lagoa gigante nas ilhas Cíclades, e a vista é espetacular. As praias mais populares são Perissa e Kamari (praias de areia negra vulcânica). Outra que merece destaque é Red Beach, perto de Akrotiri (ideal para os aficionados por arqueologia). Ou seja, se você busca por paisagens incríveis, vida noturna agitada e uma gastronomia eclética, é para Santorini que você deve ir.

6 – Isla Mujeres, México
Mais uma ilha na região do Caribe, a Isla Mujeres vai deixar os casais ainda mais apaixonados em meio a tanta beleza. Parques marinhos com recifes naturais são algumas das atrações. As praias são de areia fina, e nas águas azuis os turistas podem andar de caiaque e ainda praticar windsurfe. Um mergulho em meio a recifes de coral também é uma ótima opção. E depois de um dia na praia, nada melhor do que dançar ao som de ritmos latinos, provar deliciosos frutos do mar, ou experimentar drinques refrescantes enquanto aprecia o pôr-do-sol local.

7 – Moorea, Society Islands
Mais uma ilha na região da Polinésia Francesa. Moorea é uma ilha vulcânica formada após metade de um vulcão monolítico ter desmoronado nas águas azul-esverdeadas. O lugar é perfeito para a prática do mergulho com snorkel ou cilindro e para a apreciação dos corais. No entanto, quem não sabe nadar também pode desfrutar das maravilhas do fundo do mar, pois é possível fazer passeios em barcos com fundo de vidro, justamente para que todos os turistas tenham a mesma oportunidade, ou seja, apreciar as belezas do fundo do mar da ilha Moorea.

8 – Koh Tao, Surati Thani Province
Na costa ocidental do Golfo da Tailândia está situada a ilha de Koh Tao, na Província de Surat Thani.  As palmeiras adornam a ilha. Tartarugas marinhas habitam o seu litoral. O sol prevalece durante 300 dias por ano. E as praias de areia branca são protegidas por encostas íngremes, por isso o acesso a algumas delas só é possível ser feita por veículos off-road.

9 – Easter Island, Chile

Ilha da Páscoa


A Ilha de Páscoa, localizada no Sul do Pacífico, é uma das mais preservadas, já que o acesso não é muito fácil. Ela fica a mais de 3.200 km da costa chilena e pouco mais de 5.000 habitantes moram lá. Uma das maiores atrações da ilha são as 887 estátuas gigantes, chamadas moai. Por causa do isolamento do local, as esculturas de rocha vulcânica estão preservadas. Além de apreciar as misteriosas estátuas, você pode descansar em praias desertas da Ilha de Páscoa.

10 – Nosy Be, Antsiranana Province, Madagascar
Nosy Be significa “grande ilha”. Perto da costa noroeste de Madagascar, os turistas irão encontrar lagos vulcânicos e recifes de coral a serem explorados. Vale a pena também visitar a Reserva Especial da Natureza de Lokobe. 

Ilhas mais bonitas da América do Sul – quatro são brasileiras!

1 – Easter Island, Chile 
Quando se fala em Ilhas na América do Sul, a Ilha de Páscoa é a preferida. Apesar de não ser um local de fácil acesso, estando a mais de 3.200 km da costa chilena, as esculturas gigantes de rocha vulcânica (chamadas de maoi) intrigam, criando em torno delas uma áurea de mistério e curiosidade. Afinal, elas foram construídas por volta de 1200 d.C. a 1500 d.C. pelo povo Rapanui. As estátuas chegam a pesar até 27 toneladas.

2 – Ilha de Boipeba, BA, Brasil 

Boipeba


Tranquilidade é a marca registrada da ilha de Boipeba, na Bahia. A praia Boca da Barra é a principal da ilha e, portanto, a mais agitada, pois possui infraestrutura voltada para o turismo. Entre as praias semi-desertas está a Cueira. Para quem busca aventura uma dica é mergulhar de snorkel para ver o recife de corais e fazer caminhada pela floresta atlântica.

3 – Ilha Grande, RJ

Ilha Grande


A Ilha Grande é um paraíso cercado de belezas naturais. Ao todo são mais de 100 praias onde se pode pegar sol, velejar, nadar e relaxar ao som da natureza e do barulho das ondas. A Lagoa Azul, onde a água azul turquesa é límpida, é uma das atrações do local. Um local ideal para mergulhar e se deliciar com a paisagem local.

4 – Fernando de Noronha, PE

Fernando de Noronha


Arquipélago pertencente ao estado de Pernambuco, Fernando de Noronha é Patrimônio Mundial da UNESCO. Ao todo são 21 ilhas e ilhotas. Devido ao seu delicado ecossistema, o acesso de visitantes é restrito. Afinal, o que é bonito deve ser preservado. Quem chega a Noronha se encanta com a beleza de suas praias com águas quentes e calmas, e com o espetáculo de golfinhos que se concentram na Baía dos Golfinhos. Tartarugas marinhas também são comuns na região. Além das praias, o turista pode caminhar por trilhas ecológicas do Jardim Elizabeth, da Costa Esmeralda ou da Baía do Sancho.

5 – Santa Cruz, Ilha Galápagos 
A Ilha de Galápagos é formada por 13 ilhas, mas somente quatro são habitadas. Está localizada na oeste da costa do Equador. A ilha de Santa Cruz é uma delas, e que se destaca por túneis de lava por onde se pode caminhar. O Túnel do Amor (que tem um buraco em forma de coração no teto) é o mais popular. A praia de areia branca de Tortuga Bay ou Baía de Tortuga é a mais extensa da ilha. Mas, para chegar lá é preciso caminhar por uma trilha de pedras por cerca de 40 minutos saindo da cidade. Repelente e filtro solar são indicados. Na Baía de Tortuga também é possível praticar snorkel.

6 – IlhaBela, SP

Ilhabela


Localizada no litoral norte do estado de São Paulo, IlhaBela tem cerca de 40 km de praias. Cachoeiras (são mais de 300, sendo 30 quedas d´água próprias para banho) e trilhas para caminhadas estão entre as atrações do local. Há ainda o Pico de São Sebastião, o Morro do Papagaio e o Morro da Serrinha para serem visitados.

7 – Isla Chiloe, Lake District
Para chegar à Isla Chiloe, basta uma viagem de 30 minutos de balsa saindo do continente chileno. A Ilha de Chiloe é a maior do arquipélago de Chiloe. Na parte oeste fica o Parque Nacional de Chiloe, que abriga lontras, leões-marinhos e raposas. Apesar de ser uma área preservada é possível fazer passeios a cavalo e andar de caiaque. Devido às 16 igrejas de madeira agrupadas ao redor de Castro na costa leste da ilha, Chiloe têm o estatuto de Patrimônio Mundial da UNESCO.

8 – Isabela, Ilhas Galápagos 

Galápagos


Isabela é a maior das Ilhas Galápagos. É lá que se concentram os vulcões mais ativos do mundo. Suas águas são ideais para a prática de snorkel. E você pode ainda caminhar pelas florestas de manguezais e as lagoas de água salgada. A biodiversidade local é muito rica. É possível encontrar pinguins, iguanas, tartarugas, pelicanos, leões marinhos e outros. Há, inclusive, um Centro de Criação de Tartarugas no local.

9 – San Andres Island, San Andres y Providencia Department
Águas mornas e florestas de manguezal são alguns dos atrativos da ilha de corais de San Andrés. Pertencente à Colômbia, a ilha é o local ideal para a prática de mergulho com e sem snorkel . Outra dica para quem visita a ilha é provar o rondón, um prato característico do Caribe com peixe, carne de porco, moluscos, banana-da-terra e leite de coco.

10 – Margarita Island, Coastal Island, Venezuela 
Situada na costa nordeste da Venezuela, é possível chegar a Ilha de Margarita pelo ar ou por balsa. As praias são ideias para a prática de esportes náuticos, como windsurfe. Os turistas podem aproveitar as praias para mergulhar com cilindro. A Ilha de Margarita compreende duas ilhas que são ligadas no meio pela lagoa de manguezais do Parque Nacional de La Restinga. A maior parte dos moradores da ilha fica na parte leste da ilha, nas cidades de Porlamar e Pampatar. 

Ilhas mais bonitas do Caribe

1 – St. John, Ilhas Virgens Americanas 

Ilhas Virgens Americanas


St. John é a menor das três ilhas principais das Ilhas Virgens Americanas. O acesso não é fácil, sendo feito somente por barco. O Parque Nacional ocupa cerca de 2/3 do território, por isso caminhar por quilômetros de trilhas é uma das principais atrações. Praias de areia branca são um convite para um mergulho com snorkel.

2 – Grand Cayman, Ilhas Caiman 
Se quiser tranquilidade se afaste das docas de Grand Cayman. Mas se quiser aventura, então a dica é nadar junto com os golfinhos. Boa parte de Grand Cayman é formada por grandes bancos de recife, que fazem surgir piscinas em sua costa. E as águas tranquilas da região permitem que você nade junto com as arraias em Stingray City (um banco de areia).

3 – Providenciales, Ilhas Turcas e Caicos 
O arquipélago de Turks e Caicos é formado por 40 ilhas, que são muito visitadas por astros de Hollywood. Eles são atraídos pelas praias de areia branca e águas azuis cristalinas. Além disso, o local é ideal para a prática de mergulho. Quem vai à ilha também encontra golfinhos, baleias, flamingos, tartarugas marinhas e arraias. A tranquilidade ainda é encontrada na ilha, sendo um refúgio perfeito para casais que desejam passar momentos a sós.

4 – Isla de Vieques, Porto Rico 
A ilha não é muito desenvolvida, tornando-se, portanto, o local ideal para quem quer fugir da correria das grandes cidades. O motivo é que algumas áreas estavam sob o domínio da Marinha dos Estados Unidos há mais de 60 anos. Atualmente, a maioria da ilha já está sob a administração do Ministério do Interior. Quem for visitar a ilha vai encontrar mais de 40 praias. E à noite, quando for lua nova, a dica é ira até Mosquito Bay para ver a famosa água que brilha (um pequeno organismo é responsável pelo efeito de luz).

5 – Bonaire, Caribe

Bonaire


Quem viaja para a ilha de Bonaire encontra uma enorme variedade de pássaros (são mais de 200). A ilha também atrai mergulhadores de todo o mundo que viajam para conhecer os recifes localizados no fundo do mar.

6 – St. Croix, Ilhas Virgens Americanas
A ilha caribenhade St. Croixé um distrito das Ilhas Virgens Americanas. Quem gosta de mergulhar irá encontrar o cenário ideal em St. Croix. E para quem não sabe nadar a dica é conhecer o St. Croix Aquarium com milhares de seres marinhos. E para quem quer conhecer sobre a história do local nada melhor do que visitar o Whim Museum and Great House.

7 – Barbados, Caribe
A ilha de Barbados com suas águas azul-turquesa e suas praias de areias macias e finas são o cenário ideal para uma viagem romântica e inesquecível. Se você procura por águas calmas e tranquilas então tem que ir em direção oeste e sul da ilha, onde estão as praias próprias para banho de sol, mergulho e passeios em embarcações. Já quem prefere aventura deve seguir para as praias da costa leste e norte, que são banhadas pelo Oceano Atlântico e são mais propícias para esportes aquáticos como surfe.

8 – St. Lucia, Caribe
Belezas naturais esperam pelo visitante em St. Lucia. Além das praias paradisíacas, a ilha oferece ótimos resorts para quem quer passar alguns dias bem românticos com o seu cônjuge. Os casais de namorados, em lua-de-mel ou que estão comemorando alguma data especial também podem conhecer riquezas históricas como catedrais antigas e relíquias dos antigos fortes que ganharam instalações modernas.

9 – Virgin Gorda, British Virgin Islands
Virgin Gorda pertence às Ilhas Virgens Britânicas. A ilha é chamada de Virgin Gorda porque parece uma mulher gorda deitada de lado. Mergulhos com snorkel na Baía do Diabo, grutas de granito em The Baths e ruínas de mina de cobre do século XIX estão entre as principais atrações para os visitantes.

10 – Dominica, Caribe 

Ainda pouco conhecida pelos turistas e bastante preservada, a ilha da Dominica se encontra no mar do Caribe. Entre as principais atrações estão as praias de areia negra e as montanhas cobertas pela selva tropical. Quem gosta de mergulho irá encontrar cerca de 40 locais para a prática do esporte.