Como usar o AirBag corretamente

Muita gente acha que basta ter um airbag no seu carro para se salvar de acidentes de carro mais graves. Acham que podem exceder os limites de velocidade, correr à vontade e cometer outras imprudências pois as bolsas de ar milagrosas estarão lá para salvar vidas.

 

Mas a história pode ser bem diferente. Além de não ser o principal responsável por salvar vidas, o airbag sozinho pode até ser perigoso. Para começo de conversa os airbags apenas ajudam a salvar vidas. Para isso devem sempre ser usados em conjunto com o cinto de segurança. O cinto de segurança é o dispositivo de retenção mais eficaz na prevenção de lesões aos ocupantes do veículo em caso de acidente.

 

Além de ser o auxílio principal em caso de acidentes, o cinto de segurança age no momento da colisão para adequar o contato das pessoas com o airbag no momento ideal , que é quando o airbag fica totalmente inflado depois de ser acionado.

Caso a pessoa não esteja usando o cinto ela se chocará contra o airbag antes dele estar totalmente inflado, ou ainda pior, ele inflará e se chocará contra você ao invés de amortecer o impacto. A chance de um ferimento grave passa a ser muito maior, já que a violência do choque pode ser enorme. Os airbags são bolsas de ar que se expandem em milissegundos, ou seja, inflam num piscar de olhos. Imagine algo explodindo a 300 km/h contra seu corpo e dá para ter uma ideia do que pode acontecer se você estiver sem o cinto de segurança nesse momento. 

Para os airbags serem acionados nem precisa ser uma colisão tão forte. Sensores que detectam a força da colisão são acionados a partir de um choque equivalente a uma batida contra uma parede com velocidades entre 16 a 24 km/h. Ou seja, você não vai se machucaria na batida mas se não estiver utilizando corretamente o cinto ou não estiver posicionado corretamente para dirigir pode se machucar com o airbag!

Airbag funcionando

Outra recomendação importante é a de não colocar os pés no painel do veículo. Muita gente gosta de viajar assim, afirmando ser mais confortável. Pode até ser, mas o perigo que correm é enorme em caso de uma colisão. O problema passa a ser pior quando o carro tem airbags, pois no caso de uma colisão há um risco grande de fraturas nas pernas e em outras partes do corpo.

Chances de sobrevivência em acidentes de carro

 



 

O National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) divulgou uma pesquisa sobre a relação cinto de segurança e airbag e as chances de sobrevivência em um acidente potencialmente fatal. Confira os resultados para ver como o cinto de segurança é indispensável. O airbag é um auxílio ao cinto de segurança.

  DISPOSITIVO  

CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA

Somente com o airbag

12%

Somente com o cinto de segurança

45%

Com cinto de segurança e airbag

51%

 

Como utilizar de forma correta o airbag

  • Utilize sempre o cinto de segurança e de maneira correta. Só assim seu airbag vai ter a eficiência que você espera.
  • Não dirija com o rosto colado no volante. O airbag vai acabar atingindo-o antes do momento certo. O motorista deve se posicionar, no mínimo, a 25 centímetros do volante. O passageiro dianteiro, no mínimo, a 40 centímetros do painel.
  • Nunca transporte crianças no banco dianteiro. O airbag não foi feito para crianças e o choque pode ser muito forte para sua estrutura corporal.
  • Nunca deixe os pés apoiados sobre o painel. Você não vai querer o airbag pressionando suas pernas contra o seu tórax, causando múltiplas fraturas.