Como tirar visto americano

Todos1.532 Visualizações

Viajar para os Estados Unidos é um sonho para muitos brasileiros, seja para fazer compras em Nova Iorque ou para conhecer a Disney. Há também quem queira viajar a negócios, para estudar, trabalhar ou visitar parentes ou amigos que moram no país. No entanto, quem mora no Brasil precisa, além do passaporte brasileiro, um visto de entrada para os Estados Unidos. E esse visto somente pode ser adquirido nos consulados do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e na Embaixada em Brasília.

 

Como a procura pelo visto para os Estados Unidos é muito grande, o governo dos Estados Unidos decidiu agilizar a emissão do documento, afinal de contas, os brasileiros estão na lista dos que mais deixam dinheiro em território americano (terceira posição) e, por isso, são muito bem-vindos, principalmente em época de recessão da economia.

Para agilizar os trâmites para a entrada de brasileiros em solo norte-americano, o Departamento de Estado americano reduziu o tempo de espera pelo visto. No entanto, apesar de haver mais facilidades, a recomendação é que a solicitação de emissão do documento no consulado ou na Embaixada seja feita com antecedência de pelo menos três meses, pois assim é mais garantida a viagem na data desejada. Mas, quem necessita de visto americano? Quais são os documentos para o visto nos Estados Unidos?

 

Todo o cidadão brasileiro, inclusive crianças, precisa de um visto válido para entrar nos Estados Unidos. Até mesmo se a pessoa estiver em trânsito, ou seja, estiver de passagem por um dos aeroportos do país irá necessitar de um visto de trânsito (C-1 válido). No entanto, quem participa do Programa de Isenção de Visto (destinado a cidadãos de 36 países), voltado para quem viaja aos Estados Unidos a turismo e/ou negócios por até 90 dias, não necessita de visto para os EUA, e, sim, um visto de visitante categoria B. Quem possui dupla nacionalidade também não necessita de visto.

No total, os Estados Unidos disponibilizam 18 tipos de categorias de visto, dependendo do objetivo da viagem. Há o visto de turista, de trânsito, de estudante, de negócios, diplomático, de jornalista e de noivo (a). Para férias, turismo ou tratamento médico é preciso solicitar o visto B-2, por exemplo.

Para tirar o visto, é preciso pagar uma taxa de solicitação de visto, que varia entre 160, 190 e 240 dólares, e inclui o agendamento da entrevista e a entrega do passaporte. Há três formas de pagamento: via cartão de crédito pelo site do agendamento, por telefone local do Call Center, ou por boleto bancário.

Ao ter o visto aprovado, ele deve ser emitido dentro de 10 dias úteis após sua entrevista. 

Como solicitar o visto americano

Se você precisa de um visto para entrar nos Estados Unidos, então confira a seguir o que você deve fazer para solicitar o visto de entrada.

  • Será preciso programar dois agendamentos: no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e no Consulado/Embaixada.
     
  • Entre no site https://ceac.state.gov/genniv/ e preencha o formulário DS-160, que está em inglês. Você terá que fornecer informações como “Nome e Sobrenome”, “Data de Nascimento”, “Sexo” e “Tipo de Visto”. Cuidado ao preencher o formulário, já que dados errados podem comprometer todo o processo. 
     
  • Além dos dados pessoas, você deve inserir uma foto no formulário.
     
  • Selecione o local onde irá solicitar o visto: na Embaixada, em Brasília ou no Consulado em Recife, São Paulo ou Rio de Janeiro. 
     
  • Você deve marcar a categoria de visto correta em "Propósito da Viagem aos Estados Unidos". 
     
  • Se você ainda não souber o endereço de permanência nos EUA, digite "N/A" (not available) no campo indicado. 

  • Efetue o pagamento da taxa de solicitação de visto. 
     
  • Depois de você ter o número do código de barras do formulário DS-160 e do recibo de pagamento da taxa é hora de fazer o agendamento da entrevista, o último passo para a solicitação do visto. 
     
  • A entrevista pode ser marcada por telefone. Confira no site http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_service_options os números dos telefones. Ou pelo site http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome. É preciso ter em mãos o número do passaporte.
     
  • Compareça na data marcada para a coleta de dados biométricos (foto e impressões digitais) no centro de atendimento (CASV). Leve o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160. Estão isentos da coleta de impressões digitais quem tem mais de de 66 anos ou tem até 15 anos.
     
  • Quando for fazer a entrevista será preciso apresentar o passaporte, a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160 e uma foto 5x5cm ou 5x7cm. A foto deve ser colorida e não pode ter sido tirada há mais de seis meses. 
     
  • Menores de 16 anos ou maiores de 65 anos não precisam fazer a entrevista, a não ser que o Consulado ou a Embaixada julguem necessário. 

Documentos para tirar o visto americano

Para solicitar o seu visto, compareça ao Consulado ou à Embaixada no dia e no horário agendado. Será preciso levar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido.
  • Passaportes anteriores com os vistos válidos ou vencidos.
  • A página de confirmação do formulário DS-160.
  • Outros documentos de acordo com o tipo de vista solicitado.

Se você ainda não tem o passaporte, veja aqui como tirar o passaporte.