Como tirar diversos tipos de manchas

Hoje, em dia, com a aquisição de máquinas de lavar roupa, pouca gente lava roupa à mão, ou seja, no tanque. No entanto, ainda é possível encontrar donas de casa que não perderam o velho hábito, principalmente quando é necessário tirar manchas de roupas, com certeza uma dor de cabeça para muita gente que não sabe como eliminar as malditas manchas em blusas, camisas, camisetas, calças, etc.

Quando não se sabe o que fazer, perde-se muito tempo tentando remover as manchas, e o que é pior, às vezes danifica-se o tecido da roupa por não saber direito como retirar manchas de gordura, café, molho de tomate, vinho, tinta de parede, desodorante, entre outros tipos de manchas.

É muito mais fácil, por exemplo, tirar mancha da roupa na hora em que ocorre o acidente do que deixar para mais tarde. Por isso, sempre que possível lave na mesma hora o tecido quando cair molho, chocolate, tintura para cabeça, entre outros. Desta forma, ficará mais fácil resolver o problema.

Confira a seguir outras dicas para remover vários tipos de manchas das suas roupas e tecidos.

DICAS PARA REMOVER MANCHAS

  • Manchas Oleosas, Gordura 
    Existe mais de uma maneira para retirar mancha oleosa e de gordura da roupa: talco, detergente doméstico e produtos de pré-lavagem.

     

     

    Para absorver parte da oleosidade, aplique bastante talco sobre a mancha e deixe por algumas horas. Depois, lave bem. O excesso de oleosidade também pode ser retirado com farinha de trigo ou papel bem absorvente. Basta pressioná-lo para retirar o excesso. 

    O detergentee de cozinha, sem cor, pode ser aplicado sobre a mancha. Esfregue o local da mancha com água, aguarde cerca de 3 minutos e ponha para lavar.

    No supermercado, procure por produtos de pré-lavagem que tenham em sua composição um produto chamado “tensoativo”. 

    Se a gordura estiver mais concentrada, molhe uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco. Passe sobre a mancha. Repita a operação, mas agora embeba a escova em água e vinagre.
     

  • Graxa
    A margarina vegetal pode ajudar a tirar as manchas de graxa.
     
  • Molho de tomate 
    Lave na hora com água e detergente de cozinha sem cor. Tente lavar também com água, sabão e produtos com “tensoativo” encontrados em supermercados. 

     

     

    Para absorver o excesso de molho de tomate, aplique uma camada de talco no local. 
     

  • Café
    mancha de café deve ser retirada o mais rápido possível, já que café muito quente ajuda a fixar a mancha. Para retirá-la, você deve lavar a roupa com água bem quente (se possível fervendo) e sabão, até eliminar a mancha de café. Se não foi possível lavar a roupa na hora, tente remover a mancha com um tecido molhado em glicerina (durante meia hora). Depois lave com água quente e sabão.
     
  • Vinho 
    A mancha de vinho deve ser lavada o mais rapidamente possível. Lave a peça com água (se possível morna) e sabão.

    Outra dica é espremer suco de limão e lavar com água quente. Ou então, esfregar vinho branco na mancha de vinho tinto e depois lavar com água e sabão.

    Se a roupa for branca, ela pode ser lavada com alvejante sem cloro (jogue sobre a mancha). Em seguida, lave com água, sabão e alvejante à fervura por 30 minutos.

    Se não for possível lavar na hora, jogue um pouco de talco, farinha de mandioca ou polvilho para ajudar a absorver o liquido derramado.
     

  • Cerveja 
    Para mancha de cerveja na roupa, embeba algodão em álcool, passe sobre o local e lave com água morna e sabão. Se não sair, tente aplicar água oxigenada sobre a mancha, aguarde alguns minutos e lave com água quente.
     
  • Chocolate
    Quando notar a mancha do chocolate, tire o excesso na hora com um tecido ou com um papel bem absorvente. Tome cuidadao para não espalhar mais a mancha. Lave imediatamente com água e sabão.

    Manchas mais antigas de chocolate na roupa devem ter outro tratamento. Assim, deixe a roupa de molho em leite quente por umas duas horas e depois lave. Se não tiver tido resultado, use álcool e esfregue o local da mancha delicadamente. Outra opção é aplicar glicerina sobre a mancha e lavar com água morna. Tire mancha de fondue de chocolate com água e sabão. Faça isso rapidamente, pois a mancha fixa muito mais com o chocolate ainda quente.

  • Chiclete
    Tirar chiclete da roupa é muito fácil. Basta colocar a roupa no congelador (dentro de um saco plástico) e esperar o chiclete endurecer. Ele deve sair com facilidade. Ou, se preferir, passe uma pedra de gelo sobre a mancha.
     
  • Esmalte de unhas 
    Se cair esmalte de unhas na roupa, use a acetona ou o removedor de esmaltes. Em seguida lave com água e sabão. Não se esqueça de colocar outro tecido atrás para que a mancha possa ser transferida.
    Acetona não pode ser usada em tecido de acetato, pois irá destruí-lo. 
     
  • Batom 
    A primeira coisa a ser feita é passar um tecido ou uma toalha absorvente sobre a mancha do batom para tirar o excesso. Tome cuidado para não espalhar ainda mais a mancha. Depois, lave com detergente transparente ou branco (pode ser de cozinha). Esfregue delicadamente. Se a mancha não sair, deixe de molho com leite morno.

    Se a mancha ainda estiver lá, misture removedor com um pouco de detergente neutro. Esfregue a mistura na mancha suavemente. Coloque para lavar.

    Outra dica é esfregar álcool sobre o tecido. Não se esqueça de deixar outro tecido atrás para que a mancha seja transferida para ele.
     

  • Blush 
    A primeira opção é tentar tirar com álcool. Se não sair, passe éter embebido em algodão. Não se esqueça de deixar um tecido atrás para transferir a mancha.
     
  • Suco de Frutas ou Manchas de Frutas 
    Para evitar que a mancha fixe à roupa, lave na hora com água e sabão. Caso não seja possível remover a mancha imediatamente, deixe a roupa de molho em água oxigenada, água e sabão. Depois lave com água quente e sabão. 
    Se a mancha persistir, deixe a roupa de molho em leite morno por cerca de uma hora e depois lave com água e sabão. Se a mancha não quiser sair de jeito nenhum, lave a roupa com vinagre branco e álcool.

  • Mofo
    Deixe de molho a roupa em água bem quente por cerca de 30 minutos. Em seguida lave em água fervente com bicarbonato de sódio (duas colheres de bicarbonato para cada litro de água). Enxágue em água corrente e em seguida com água e amoníaco (uma colher de sopa de amoníaco para cada 2 litros de água). Seque ao sol.
     
  • Ferro de passar
    Todo cuidado é pouco na hora em que for utilizar o ferro de passar. Em tecidos sintéticos, o ferro muito quente pode derreter superficialmente o tecido. Nessa hora, pegue uma escova de roupas de pontas duras, e esfregue em diversas direções até levantar novamente os “pelos” achatados.

    Se o tecido for de fibra natural, use o vapor do próprio ferro e esfregue delicadamente com uma escova de pontas suaves sobre a marca. Depois, lave com água e sabão.

    Você pode ainda passar sobre o amarelado um chumaço de algodão embebido em água oxigenada. Depois passe água pura. Ou então, expor a mancha ao vapor de água, esfregando com uma solução de limão e sal.

  • Desodorante e suor 
    A combinação entre desodorante e suor não é nada boa para a roupa. Você pode, por exemplo, usar um produto com tensoativo, aplicando sobre a mancha por 5 minutos e depois lavar.

    Em roupas brancas ou claras você pode aplicar água oxigenada diretamente sobre a mancha, deixar cerca de 20 minutos e depois lavar com água quente. A aplicação deve ser feita somente neste tipo de roupa, já que a mistura pode clarear a peça na região em que foi aplicada.

    Outra opção é tentar aplicar água com bicarbonato de sódio sobre a mancha, deixar de molho e depois lavar com água e sabão. Se a mancha ainda permanecer na roupa, tente aplicar suco de limão e depois lave bem com água e sabão. E, por último, use vinagre branco sobre o local e lave bem.

  • Tinta de parede
    Deixe a roupa de molho em aguarrás.
     
  • Molhos 
    Na parte manchada, coloque glicerina. Deixe ficar por uma hora. Depois, coloque o tecido de molho e lave com sabão em pó e água morna.
     
  • Shoyu 
    Na hora em que cair shoyu na roupa, pegue tirinhas de nabo – que acompanham o prato – e esfregue no local. A mancha sairá por completo após lavar.
     
  • Geleia 
    Coloque talco sobre a mancha. Espere alguns minutos e sacuda para retirar o excesso do talco. Em seguida, molhe a peça na mistura de um quarto de álcool e três quartos de água. Lave novamente com água pura e deixe secar.

    Se a mancha for de geleia de morango, coloque a parte manchada dentro de água fria por alguns minutos. Depois esfregue a mancha com rodela de limão, passe por água limpa, coloque de molho com sabão em pó e lave em água morna.
     

  • Mel 
    Dilua bicarbonato de sódio em água quente e passe na mancha. Depois lave normalmente.
     
  • Tintura para cabelo
    Misture solução de ácido nítrico e ácido oxálico em partes iguais. Deixe sobre a mancha por alguns minutos e depois lave em água fria.
     
  • Mercurocromo 
    Num balde coloque 4 litros de água quente, 4 colheres de sopa de água sanitária, e uma colher de café de vinagre branco ou de suco de limão. Coloque o tecido e deixe-o imerso por 15 minutos. Depois esfregue e enxágue abundantemente.
     
  • Mertiolate 
    Receita para retirar mancha de mertiolate.
    Você vai precisar de uma colher de chá de detergente neutro, sem cloro, e um copo de água morna. Misture e molhe a roupa. Depois, coloque uma colher de chá de amônia em meio copo de água, molhe novamente, misture um terço de vinagre branco com dois de água, e molhe. Passe novamente detergente neutro com água morna na roupa, e com uma esponja embebida em água limpa pressione no local. Pegue uma esponja seca e retire o máximo de liquido. Coloque para secar em lugar ventilado.
     
  • Manchas de punho e gola
    A gola e os punhos devem ser umedecidos e esfregados com sabão de coco em pedra. Tome cuidado para não danificar a roupa. Deixe de molho por cerca de duas horas. Em seguida, lave com água e sabão de coco líquido ou em pó.
     
  • Vela
    Não é muito difícil retirar a parafina da vela da roupa. Primeiro, retire o excesso esfregando com o lado sem corte da faca. Depois coloque a mancha entre dois tecidos e passe com ferro quente.
     
  • Lama / Barro
    Remova a mancha depois que a roupa ficar seca, com uma escova áspera. Se não der resultado, faça diversas lavagens seguidas para eliminar a sujeira.

    Se preferir deixar a roupa de molho, não se esqueça de trocar a água várias vezes ou ela ficará lamacenta e sujará toda a roupa. 
     

  • Ferrugem
    Aplique suco de limão verde e água morna sobre a mancha. Coloque a roupa para secar em um local que tenha sol.
     
  • Roupas Brancas amareladas pelo tempo
    Para retirar manchas amareladas, use alvejantes sem cloro, pois são a base de água oxigenada (peróxido de hidrogênio). Procure pela composição do produto no verso da embalagem.
    A roupa deve ser lavada com alvejante em água bem quente. Depois deixe secar ao sol. Repita a operação algumas vezes até clarear bem.

    Não use nenhum tipo de alvejante em roupas coloridas. 
     

  • Manchas brancas em roupas de algodão e linho
    Ferva o tecido numa panela bem limpa por 1 hora em uma solução de sal e bicarbonato de sódio.
     
  • Manchas brancas em roupas de seda branca 
    Depois de ser lavada e enxaguada, coloque a roupa num recipiente contendo água e 1/2 litro de leite cru. Cubra toda a roupa, que só precisa ficar alguns minutos de molho. 
     
  • Seda colorida
    Para tirar a mancha da seda colorida, se e a cor for firme, acrescente uma ou duas colherinhas (chá) de açúcar à última água. Depois, enrole a peça numa toalha limpa, bem apertada. Passe o ferro com a roupa ainda úmida.

    Não deixe a roupa de molho se ela desbota. Neste caso, ensaboe a peça e enxague rapidamente para que não manche. Coloque um pouco de vinagre na última água e deixe secar à sombra.
     

  • Lycra Branca
    Lave e enxague. Depois, deixe a roupa de molho em água contendo um pouco de bicarbonato, mas por pouco tempo. Seque à sombra.
     
  • Lycra de Cor 
    Não deixe a lycra de cor de molho, pois ela ficará manchada. Lave a peça de roupa separadamente assim que ela for molhada. 
     
  • Nylon Branco
    Lave a roupa e coloque-a numa solução de água com um pouco de fermento em pó, por alguns segundos.
     
  • Mancha de outra cor 
    Não se deve misturar roupas de cores diferentes na máquina. Mas se isso ocorrer, aja rápido, e não deixe secar a peça. Lave a peça manchada com alvejante a base de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) em água quente, até a mancha sair. 
     
  • Tinta de carimbo
    Aplique suco de limão no local, polvilhado com sal fino. Espere 20 minutos.
     
  • Tinta óleo-pintura de quadros
    A limpeza da roupa deve ser feita no mesmo dia. Se a roupa sujar no momento da pintura, limpe-a apenas com detergente. Não molhe a roupa com água. Esfregue o detergente com a mão ou uma bucha.
     
  • Grama
    Esfregue o local com álcool.
     
  • Tinta de caneta esferográfica 
    Passe álcool sobre a mancha.