Como ser mais produtivo e feliz

O ritmo intenso do trabalho e as preocupações do dia a dia com a família, trabalho ou estudos afetam a saúde, a produtividade e aumentam o estresse das pessoas. Com tantas tarefas diárias seria necessário mais do que 24 horas por dia para darmos conta de tudo, mas como isso não é possível é importante termos um dia produtivo. Mas, como se pode obter produtividade sem ficar estressado ou cansado? A resposta é: sendo mais organizado, estabelecendo metas para o dia a dia, descansando e dormindo adequadamente e alimentando-se bem.

 

Quando a vida está desorganizada o estresse aumenta e a produtividade cai. Nesse momento, as pessoas podem entrar em depressão, pois não conseguem dar conta de suas vidas, nada parece dar certo e o tempo em nada contribui para que as tarefas sejam cumpridas como deveriam. Assim sendo, para que a pessoa seja mais produtiva é preciso estabelecer metas, organizar a sua rotina e as suas tarefas do seu dia a dia, deixando de lado tudo aquilo que pode tirá-lo do foco. Além disso, também é necessário cuidar do descanso (uma boa noite de sono melhora raciocínio) e até incluir atividades físicas na sua rotina, já que os exercícios físicos melhoram a concentração e o sono.

Ou seja, é possível ser feliz e ser produtivo mesmo com tanto trabalho. Basta, um pouco de organização. A seguir você confere algumas dicas para tornar o seu dia a dia mais produtivo e, consequentemente, feliz.

Dicas para ser mais produtivo e feliz

  • Estabeleça as prioridades para o dia a dia

Quando você estabelece as prioridades para o seu dia fica mais fácil cumpri-las, já que você somente terá de seguir aquilo que foi definido e planejado para fazer naquele dia. Sendo assim, planeje e organize o seu dia. Faça uma lista de tarefas que devem ser cumpridas. Cumpra a sua agenda do dia e estabeleça metas para o dia seguinte. Mas, se ao chegar ao trabalho encontrar alguma atividade pendente, termine-a e depois comece a fazer o que estava estipulado para aquele dia. 

  • Faça uma atividade por vez

Ao longo do dia temos muitas atividades para serem feitas, porém não se pode fazer tudo de uma vez só, por isso comece e termine a sua tarefa e depois inicie outro trabalho. Ou seja, priorize as tarefas e se concentre em uma de cada vez.

  • Termine o que já começou

Não deixe para amanhã ou para depois o que pode fazer hoje. Esse é um dos principais conselhos para quem quer ser produtivo. O trabalho que fica pela metade pode deixar a pessoa estressada e ansiosa, já que no dia seguinte ela terá de incluir mais esta tarefa a demanda prevista para o dia.

  • Mantenha o ambiente de trabalho organizado

Ser organizado só vai ajudar na sua produtividade, por isso mantenha o seu ambiente de trabalho funcional. Deixe sua mesa e gavetas arrumadas, por exemplo. Nada de papeis espalhados e anotações por todos os lados. Ao manter o seu ambiente de trabalho mais limpo, mais ágil você se tornará na execução de suas tarefas, aumentando assim a sua produtividade.

  • Mantenha a concentração

Se você mantém a concentração na tarefa que está realizando, logo irá terminá-la mais rapidamente e haverá mais chances de não ter de refazê-la ou de ter cometido algum erro. E se a tarefa for feita de forma correta logo de primeira, você já poderá partir para outro trabalho e assim sucessivamente.

  • Desconecte-se

Tenha mais disciplina com relação às redes sociais, já que acessar emails, ver vídeos ou trocar mensagens durante o horário de trabalho provoca queda de produtividade. Estudos indicam que o brasileiro perde cerca de 2 horas de trabalho por dia por causa das redes sociais.

  • Descanse e durma bem

Os compromissos do dia a dia acabam por esgotar as nossas energias. O nosso cérebro fica tão sobrecarregado que às vezes sentimos dificuldades para encontrar a solução para os problemas. Por isso, faça uma pause e descanse. Afinal, um cérebro cansado é sinônimo de improdutividade. Dormir bem é essencial pois uma boa noite de sono ajuda a recarregar as baterias, a melhorar o raciocínio e, consequentemente, a aumentar a produtividade.

  • Cuide da alimentação

Ficar sem comer ou comer demais na hora do almoço pode comprometer a sua produtividade. Os alimentos dão energia, por isso não é nada bom ficar sem comer. Mas, também não exagere, faça uma refeição leve, pois comida mais pesada atrapalha o desempenho, pois interfere no processo de digestão.

  • Faça exercícios

O exercício físico é bom para a saúde do nosso corpo, e disso ninguém duvida. Muitas pessoas não sabem, no entanto, que fazer exercício físico também melhora a saúde do seu cérebro. Com o passar do tempo e com a idade, o cérebro vai envelhecendo e é preciso mantê-lo ativo. Além do mais, os exercícios regulares evitam perdas na função mental. A atividade física pode ser feita antes ou depois do trabalho. Os exercícios melhoram a disposição e o sono, trazendo mais concentração e produtividade.

8 dicas de produtividade