Como pintar madeira e móveis

Quando um móvel apresenta sinais de que já está velho, pois a pintura está descascando, a maioria das pessoas pensa em comprar um novo. No entanto, é possível reformar o seu móvel e deixá-lo novinho, como se tivesse sido comprado há pouco tempo.

 

Muitas pessoas ainda não têm o hábito de reformar, de pintar móvel de madeira, porém essa é uma boa alternativa para quem não tem dinheiro para comprar um móvel novo ou então para quem não quer se desfazer de um móvel de madeira sujo e mau cuidado porque este lhe traz recordações afetivas.

Aliás, não é preciso mandar ninguém fazer a nova pintura, você mesmo pode cuidar disso, deixcando o seu móvel com o aspecto de novo. Basta aprender como fazer pintura em madeira.

Confira então a seguir o passo a passo sobre como pintar em madeira.

 

Passo 1:
Se o móvel tiver cômodas ou gavetas, tire-as. E se quiser trocar os puxadores, essa é a hora.

Passo 2: 
Lixe bem o móvel. Lixar qualquer peça de madeira que será reformada é necessário para tirar o verniz da peça, assim como outras sujeiras. Mas, se o móvel que você quer pintar não tiver nem verniz ou cera, não precisa lixar.

Passo 3:
Depois de lixar, conserte todas as imperfeições do móvel, como partes batidas e lascadas. Utilize massa acrílica ou massa para madeira.

Passo 4:
Espere secar a massa e lixe os excessos.

Passo 5:
Depois de lixar, passe um pano seco para tirar todo o pó acumulado.

Passo 6:
Aplique duas demãos de tinta PVA branca, para que o móvel seja depois colorido. Use o rolinho para pintar se o móvel for liso. Se o móvel possui curvas, pinte-o com uma trincha larga.

Passo 7:
Espalhe bem a tinta quando for pintar o móvel. Cuidado com os excessos de tinta. Se houver algum ponto com tinta escorrida, limpe-o rapidamente.

Passo 8:
Depois da primeira demão de tinta, deixe secar o móvel.

Passo 9:
Espere aproximadamente 1 hora e aplique a segunda demão de branco.

Passo 10:
Aplique 2 a 3 demãos das cores escolhidas em seu móvel. Você pode escolher, por exemplo, cores diferentes para o móvel e as gavetas.

Passo 11:
Agora é hora do acabamento. Dá para se obter diversos efeitos sobre o móvel pintado usandovernizes ou ceras específicos para isso.

Passo 12:
Depois de seco, você pode decorar o seu móvel da forma como desejar. Pode colocar desenhos, utilizar stêncil, ou fazer decoupage. 

 



 

Dicas para pintar móveis de madeira

  • Lave os pincéis com água morna e sabão depois de realizar a pintura com tinta de água;
  • Tintas acrílicas à base de água secam mais rápido e têm menos odor do que as tintas à base de solventes;
  • Compre a melhor tinta, já que o acabamento de cor das tintas de qualidade dura mais tempo;
  • Se o móvel tiver uma mancha todo cuidado é pouco. O acabamento pode "sangrar" através do primer e camadas de tinta. Escolha um selante e aplique duas camadas para conseguir selar a mancha completamente.

Material para pintar móveis de madeira

  • Massa para Madeira;
  • Lixa de duas espessuras, mais grossa e mais fina (n. 100 e 150);
  • Pincéis macios;
  • Rolinhos;
  • Tintas (esmalte sintética, pois tem melhor acabamento) ou o esmalte a base de água (simples de trabalhar, mas o acabamento não é tão perfeito);
  • Solvente se for usar esmalte sintético.

Pintar gravuras em móveis

Para pintar gravuras em móveis de madeira vamos utilizar uma técnica que qualquer pessoa pode fazer. O único problema pode ser arrumar um retro-projetor, por isso acompanhe atentamente o tutorial. Essa é a maneira mais artesanal para fazer todo tipo de pintura de gravuras em móveis e você pode usar esta ideia como inspiração para vários móveis de sua casa.

Passo 1:

Escolha um móvel para restaurar. Essa cômoda está precisando urgentemente de uma remodelação.

Passo 2:

Se o móvel tiver detalhes que você quer esconder, cubra-os com massa para madeira. Faça esse trabalho cuidadosamente preenchendo os detalhes que você quer remover, aguarde a secagem e reaplique a massa, pois ela retrai.

Passo 3:

Passo 4:

Depois que terminar de preencher totalmente os detalhes que você quer tirar, aguarde a secagem e lixe bem para que todos os detalhes desapareçam depois da pintura.

Passo 5:

Escolha uma cor para o móvel e aplique a técnica de pintura explicada no começo desse artigo. A cor escolhida aqui foi azul bebê.

Passo 6:

Escolha um desenho para aplicar no móvel. Nesse caso um padrão de tecido foi usado como inspiração. Veja no detalhe.

Passo 7:

Agora começa a parte mais delicada. Você tem que desenhar o padrão escolhido em um papel manteiga ou vegetal para fazer uma transparência. Copie apenas os contornos do padrão. Veja na imagem abaixo.

Passo 8:

Hora de projetar a transparência que você fez no móvel. Use um retroprojetor como na imagem abaixo.

Passo 9:

Com a gravura projetada exatamente na posição que você deseja, comece a desenhar o contorno com um lápis.

Passo 10:

Depois de terminar o contorno, preencha a gravura com as técnica de pintura ensinadas no começo do artigo. Pinte cada detalhe e renove também os puxadores para obter um resultado incrível. A qualidade das tintas escolhidas vai influenciar no resultado final, obviamente.

Pintar madeira com spray

Veja uma técnica prática para pintar móveis de madeira com spray.