Como ganhar massa muscular

Perder peso é o sonho de muitos homens e mulheres que desejam emagrecer, às vezes a qualquer custo. No entanto, é possível perder gordura e ganhar massa muscular e ainda ficar com o corpo mais enxuto sem fazer grandes sacrifícios ou loucuras. Basta ter um pouco de disciplina, fazer exercícios físicos regularmente e corretamente e cuidar mais da alimentação.

 

Segundo os médicos, para obtermos um corpo saudável ele deve ter de 80% a 82% de músculos e apenas de 18% a 20% de gorduras. E para garantir estas medidas é preciso exercitar os músculos, para se obter uma musculatura forte e desenvolvida, já que os músculos são importantes para o bom funcionamento do metabolismo do corpo como um todo. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, ao exercitar os músculos, a pessoa pode perder medidas, mas continuar com o mesmo peso. Por isso, os médicos recomendam que não devemos nos preocupar tanto com o ponteiro da balança. Assim, uma pessoa pode fazer exercícios, modificar sua composição corporal, perder medidas na cintura, sem perder uma quantidade absurda de peso. Outra informação relevante é que duas pessoas podem ter o mesmo peso, mas quem tem mais músculos é mais saudável.

Mas não existem somente pessoas que desejam perder peso. Há quem também queira ganhar peso. Neste caso, para ganhar peso é preciso ganhar massa muscular que é conseguida através de uma dieta balanceada com proteínas e carboidrato aliado a um trabalho de força, por isso a musculação é indicada.

Mas, o que significa massa muscular? Ela pode ser definida como o conjunto de músculos do seu corpo. Assim sendo, para ganhar peso e fortalecer a massa muscular, a dica é fazer musculação. No entanto, é preciso seguir a orientação de um professor de educação física ou de um personal trainer, para assim realizar os exercícios adequadamente e de forma correta.

É importante ressaltar que para ganhar massa muscular deve-se fazer menos repetições de exercícios, mas com uma carga de peso maior. Outra dica é descansar o músculo pelo menos 48 horas.

Muita gente acha que fazer bastantes séries de um mesmo exercício irá proporcionar mais ganho de massa muscular mas isso não é verdade. Neste caso, você irá definir o músculo, porém não irá ganhar massa.

Dicas para ganhar massa muscular

  • Cuide da alimentação – alimente-se bem e mantenha uma dieta equilibrada. Carboidratos e proteínas na medida certa são importantes para o ganho de massa muscular.
  • Durma bem – durma pelo menos 8 horas por dia. Durante o sono são liberadas substâncias que ajudam na construção de massa muscular e na queima de gordura. A qualidade do sono também é importante.
  • Treine de forma adequada – um treino adequado reúne série diferenciada de exercícios. Busque orientação com um personal trainer ou professor de educação física.
  • Não faça exercícios aeróbicos em excesso – quando são feitos em excesso os exercícios aeróbicos não combinam com ganhar massa muscular.
  • Beba água – o músculo também é basicamente constituído por água. Ela ajuda na manutenção de processos metabólicos.
  • Coma proteínas – comer proteínas após o treino é importante para ganhar massa muscular.

Massa Magra x Massa Gorda

 

Frequentemente, ouvimos dizer que é melhor para o nosso corpo termos mais massa magra do que massa gorda. Mas, o que vem a ser massa magra e massa gorda? Todo o ser humano possui dois tipos de massa. Enquanto que a massa magra inclui a massa muscular, a massa óssea, o sangue, a pele e os órgãos (livres de gordura), a massa gorda é a gordura do nosso corpo.

Tanto a massa magra quanto a massa gorda são importantes no nosso organismo. No entanto, para a prevenção de doenças cardiovasculares, por exemplo, o ideal é que a pessoa ganhe mais massa magra e perca mais massa gorda. Mas, o que deve ser feito para ganhar massa magra e perder massa gorda?

Para aumentar o ganho de massa magra, nada melhor do que fazer exercícios físicos e manter uma dieta equilibrada. Assim, não adianta nada praticar exercícios e não cuidar da alimentação, e muito menos fazer dietas malucas, pois a falta de alguns nutrientes não ajuda em nada na perda de massa gorda e no ganho de massa magra.

O nosso organismo utiliza as proteínas, os carboidratos e a gordura para gerar energia. Quando deixamos de ingerir alguns destes nutrientes ocorre um déficit energético, que acaba se tornando prejudicial para a obtenção do objetivo, que é ganhar massa magra. Assim, não é recomendável retirar da dieta os carboidratos nem aumentar a quantidade de proteínas (elas são convertidas em calorias que podem ser usadas como fonte de energia ou depósito de gordura). Por isso, o ideal é manter uma dieta equilibrada que reúna carboidratos e proteínas suficientes para atingir o objetivo desejado.

Assim sendo, a forma mais indicada para iniciar uma dieta equilibrada é consultar um nutricionista. Assim como fazer exercícios, seguindo as orientações de um personal trainer ou professor de educação física.

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