Como formatar o PC

Cada vez mais utilizamos o computador, ou em casa ou no trabalho, seja para estudar, fazer pesquisas, ouvir música, ver vídeos, acessar e-mails e redes sociais como Facebook e Twitter. No entanto, com o passar do tempo, o computador vai se tornando mais lento. Afinal, ele pode estar infectado com algum vírus ou apresentar outro defeito, e isso só atrapalha o bom funcionamento da sua máquina. 

Existem vários motivos que tornam o computador mais lento, como, por exemplo, a  instalação e a remoção de programas, que deixam rastros no arquivo de registro do windows. Mas, o que fazer quando isso acontece? Será que é preciso chamar um técnico para resolver o problema? Não é necessário. Para eliminar as falhas e fazer com que o computador volte a funcionar bem, você mesmo pode formatar o PC e reinstalar o sistema operacional. Mas, como formatar o PC sem a ajuda de um profissional que entenda de computador? Bom, basta seguir as orientações que serão apresentadas. Ainda não está convencido de que formatar o computador e reinstalar o Windows é a melhor solução? Então, confira os benefícios:

BENEFÍCIOS DE FORMATAR O PC

  • Ao formatar o PC, o computador fica como se estivesse novo, ficando muito próximo como ela era quando saiu da fábrica. Isto porque a formatação apaga tudo o que está no PC.
  • Programas inúteis que carregam no sistema e deixam o seu computador mais lento também são apagados.
  • O PC fica mais rápido quando é feita a formatação, pois serão apagados arquivos desnecessários e antigos que deixavam rastros e atravancavam seu pleno funcionamento.
  • O computador não é imune a vírus, mesmo que você tenha instalado um antivírus em sua máquina. Assim, com a formatação, são eliminados possíveis elementos maliciosos que estejam escondidos em seu computador.

Como será necessário limpar o computador (é isso o que o processo de formatação faz), é recomendável fazer um backup dos arquivos, para evitar a perda de informações importantes, já que a formatação fará com que você perca todos os dados que estão guardados dentro do HD. Ou seja, se você não se precaver, nunca mais irá recuperar os seus arquivos.

Você também pode gravar todos os seus arquivos em um HD externo antes de instalar o Windows novamente. 

Benefícios de formatar o PC

COMO FORMATAR PC E INSTALAR WINDOWS 7

Confira a seguir o passo a passo para formatar o PC com o Windows 7:

  1. Ligue o computador e insira o CD ou DVD original do Windows 7.
  2. Reinicie o computador e aguarde o reconhecimento do disco.
  3. Ao aparecer a mensagem “Press any key to boot from CD or DVD”, aperte qualquer tecla.
  4. Depois de iniciar o Windows, escolha o idioma da instalação (neste caso “português”) e clique em "Next" (Próximo).
  5. Clique em "Install now" (Instalar agora).
  6. Confirme os termos de licença e clique em "Next" (Próximo).
  7. Selecione a opção “Custom (advanced)” (Personalizado – avançado).
  8. Selecione o seu disco. Clique em “Drive Options (advanced)” (Opções de discos – avançado).
  9. Clique em "Format" (Formatar). Clique em OK.
  10. Depois de formatado, selecione o disco e clique em "New" (Novo).
  11. Se você não quiser criar sessões do HD, ou seja, particionar o HD (exemplo, um HD com 500 GB é dividido em 300 GB e em 200 GB), clique em "Apply" (Aplicar) com o valor cheio do seu disco rígido. Ou então, defina o tamanho do disco em MB (1 GB = 1024 MB) e dê "Apply" (Aplicar).
  12. Para que a instalação seja iniciada, clique em "Next" (Próximo).
  13. Ao fazer a instalação, o seu computador será reiniciado algumas vezes, e os arquivos serão copiados. Aguarde até terminar.
  14. Ao ser iniciado o Windows, escolha um nome de usuário e outro para o seu computador. Clique em "Next" (Próximo).
  15. Ao inserir a chave do produto no campo indicado, clique em “Atualizar automaticamente o Windows quando eu estiver online”. Se não quiser realizar esse passo, deixe para depois e clique em "Next" (Próximo).
  16. Clique em "Use recommended settings" (Usar configurações recomendadas) ou, então, em "Ask me later" (Perguntar depois).
  17. Ajuste as definições de rede. Se for um computador doméstico, opte por "Rede Doméstica".
  18. Pronto, a instalação do Windows do seu computador está completa.