Como fazer produtos de limpeza em casa

Dicas Rápidas6.219 Visualizações

Os produtos de limpeza facilitam nosso dia a dia, não podemos negar. Práticos e eficientes limpam a casa, tiram manchas e muito mais. O problema é que o uso excessivo de produtos como limpa-vidros ou detergentes agride o meio-ambiente além de fazer mal para a saúde. E se existissem produtos de limpeza naturais, com ingredientes que prometem a mesma eficácia dos produtos industrializados, mas livres de toda a química encontrada neles?

 

Bem, eles existem mas não são tão fáceis de serem encontrados. Pouco conhecidos, ainda não conseguem atingir todo o mercado brasileiro. São produtos que utilizam a natureza para ajudar na limpeza, sem utilizar tensoativos (substâncias que removem a sujeira e formam espuma), conserventes ou corantes que agridam tanto a nossa saúde quanto a natureza. São feitos a base de ingredientes vegetais (eucalipto, óleo de laranja, capim limão, citronela) e o corante pode ser extraído de plantas comestíveis, inofensivas à saúde.

Manusear muito produtos industrializados ricos em detergente pode trazer problemas para a pele, como alergias e micoses. Eles removem a cobertura liídica da pele, composta por agentes hidratantes. Ou seja, ressecam instântaneamente a pele.

Uma micose muito comum que dá nas mãos de pessoas que lavam louça com detergente é a candidose. Usar produtos detergentes e corrosivos tornam as cutículas mais permeáveis e as impedem de proteger de forma eficaz a unha. Assim as micoses aparecem em regiões queratinizadas. Quem sofre de alergias deve tomar cuidado redobrado. Substâncias fortes como emulsionantes, perfumes, corantes e conservantes podem ser devastadores. O ideal é usar luvas e máscara.

O meio ambiente é outro que sofre com os produtos de limpeza que levam ingredientes químicos. Suas fórmulas têm uma série de componentes tóxicos que, quando descartados, afetam a vida de seres aquáticos e microorganismos. Embora o "cheirinho" dos produtos de limpeza sejam mais um atrativo, não significa que ele limpe mais ou melhor. É apenas para atrair mesmo. A Anvisa tenta regulamentar o setor de produtos de limpeza para minimizar os danos ao meio ambiente, mas vários produtos ainda se encontram fora das especificações. Os componentes não deixarão de ser tóxicos, mas devem ser pelo menos biodegradáveis.

Você pode ajudar a natureza e a si mesmo com produtos de limpeza naturais. Mas não precisa sair pelos mercados procurando para comprar, veja como produzir seus próprios podutos de limpeza caseiros. Se mesmo assim você tiver que usar produtos tóxicos, tente usar em menor quantidade.

 



 

Produtos de limpeza caseiros

Dá para substituir o uso de produtos de limpeza por alternativas caseiras. As vantagens dos produtos de limpeza feitos em casa com ingredientes naturais são enormes: eles limpam igualmente, são mais baratos, não fazem mal para sua saúde e não poluem o meio ambiente. Basta ter água, vinagre, bicabornato de sódio e limão para fazer vários produtos de limpeza em casa. Desengordurante, removedor de manchas, limpeza em geral… são muitas opções viáveis.

Água, vinagre, bicabornato e limão

Suco de limão, vinagre e bicarbonato de sódio

um trio que cuida de boa parte da limpeza de casa. Com eles você se livra do mofo, manchas, limo e gordura. Além disso pode desentupir ralos e se livrar de cheiros ruins. E esses 3 não perdem em nada para produtos de limpeza industrializados, eles também contém propriedades abrasivas, bactericidas e ácidas mas não fazem mal para o meio ambiente nem para a nossa saúde.

Veja receitas e dicas para você limpar sua casa com bicabornato, limão e vinagre. O melhor? Você vai gastar muito menos, ter um resultado igual e não vai afetar sua saúde nem poluir.


Vinagre

o ácido acético é encontrado em grandes concentrações o que faz o vinagre funcionar como um poderoso desengordurante e desinfetante. Se deseja usar para limpeza dê preferência para os vinagres de maçã e o de álcool (branco).

Como Utilizar:

  1. Antimofo: armários e gavetas começam a acumular mofo e com ele vem aquele cheiro desagradável que fica até nas roupas. Para remover o odor limpe armário e gavetas com uma mistura de 3 litros de água quente e 1 ou 2 colheresde sopa de vinagre branco.
  2. Acabe com a gordura: basta colocar um pouco de vinagre puro sobre a gordura do fogão e deixar agir por um minuto. Depois é só limpar normalmente.
  3. Clareie os rejuntes: derrame um pouco de vinagre numa escovinha (pode ser de dentes usada) e esfrege o rejunte do azulejo. Deixe o vinagre agir e depois de 2 horas (pelo menos) jogue água. Essa dicapode ser usada para limpar paredes sujas, com marcas de sapatos ou móveis.
  4. Vidros e espelhos limpinhos: faça uma solução com 1 parte de vinagre para cada 4 partes de água quente. Limpe os vidros e espelhos. Vidros ficarão transparentes e espelhos brilhando!
  5. Limpando tapetes e carpetes: a solução aqui também é vinagre com água, mas a proporção tem que ser a mesma. Para cada frasco da solução você deve colocar a mesma quantidade de vinagre branco e água.
  6. Amaciante caseiro: faça uma economia com amaciantes.Coloque 1/2 copo de vinagre no último enxágue da roupa para ela ficar muito macia.

 Bicarbonato de sódio:

base de e hidróxido de sódio e dióxido de carbono compõe a base para o bicarbonato, uma alternativa viável (e muito boa) aos produtos de limpeza industrializados e abrasivos. Na hora de usar o bicabornato ponha sempre luvas. Limpa muito bem cozinhas e tira cheiros desagradáveis.

Como Utilizar:

  1. Forno limpo e brilhando: faça uma solução com 1/2 litro de água quente e 3 colheres de sopa de bicarbonato. Use um pano macio para passar em todo o forno, deixe agir por uma hora e depois limpe com um pano úmido.
  2. Desentupir ralos: faça uma solução com 1 xícara de bicabornato, 1 xícara de sal e 1 litro de água quente. Misture muito bem antes de jogar no ralo.
  3. Carpetes e tapetes cheirosos: para tirar cheiros fortes e desagradáveis de mofo ou outras coisas (às vezes animais de estimação não se controlam) basta pulverizar bicarbonato de sódio sobre o tapete ou carpete. Para facilitar o trabalho você pode utilizar uma peneira grande. Deixe o bicabornato agir por dez minutos e depois aspire. Se não tiver aspirador, bata fora de casa até tirar tudo. Não passe vassoura em cima do tapete ou carpete senão eles podem ficar brancos.
  4. Limpando bem a geladeira: primeiro limpe normalmente seu freeze ou geladeira. Depois da limpeza, passe um pano úmido com bicarbonato na parte interna, isso desinfetará o local.

Suco de limão:

o limão tira manchas de ferrugem e dissolve limo, cortesia do ácido cítrico.

Como Utilizar:

  1. Tire a gordura da louça: coloque 1/4 de xícara (chá) de suco de limão na água e use um pano para limpar as louças.
  2. Antiferrugem caseiro: para retirar manchas de ferrugem do fogão, grelhas e talheres basta colocar suco de limão na esponja e esfregar.

 

Desengordurante, detergente e desinfetante

Receita de Detergente Caseiro

Ingredientes:
– 200 g de sabão em pedra (de glicerina ou de coco) picado
– 3 litros de água
– suco coado de 1 limão
– 3 colheres de sopa de amoníaco

Modo de Preparo:

Coloque em um balde 2,5 l de água e o suco de limão. Coloque o sabão com a água restante numa panela e aqueça em fogo baixo, mexendo bem até dissolver. Em seguida despeje o sabão no balde e mexa bem, acrescentado o amoníaco. Continue mexendo até estar tudo muito bem misturado. Está pronto, guarde o detergente em recipientes não-metálicos bem tampados. Rende aproximadamente 3 litros de detergente.

* Em dias frios, o sabão do detergente pode coagular, para que vote a normal é preciso agitá-lo bem ou aquecê-lo levemente.

 

Receita de Desinfetante Caseiro

Ingredientes:
– sobras de sabão (de preferência feito com gordura vegetal) picadas- 1 litro de álcool líquido
– 4 litros de água
– cerca de 30 a 40 folhas verdes de eucalipto ou tintura de eucalipto pronta

Modo de Preparo:

Deixe as folhas de molho no álcool durante dois dias, até formar uma "tintura". Ferva 1/4 da água com o sabão em fogo baixo, mexendo sempre, até dissolvê-lo. Tirar do fogo e juntar ao restante da água acrescentando a tintura das folhas, misturando tudo muito bem. Está pronto para armazenar e usar.

 

Receita para Multiuso Caseiro:

Ingredientes:
– vinagre
– bicabornato de sódio
– extrato de raspa de juá

Modo de preparo:

Compre um vidro de vinagre de maçã. Adicione 3 colheres de sope de bicarbonato de sódio e 1 copo de extrato de raspa de juá que pode ser comprado em lojas de produtos naturais (o juá é uma árvore encontrada no Nordeste, onde recebe o nome de juazeiro). Essa solução multiuso tem validade de até seis meses, guarde bem fechada e longe da luz do sol.

Receitas de desengordurante natural:

Ingredientes:
– cascas de laranja
– vinagre

Modo de preparo:

Em um frasco, coloque algumas cascas de laranja cortadas e cubra com vinagre; feche o frasco; deixe em repouso de 8 a 10 dias; escorra o liquido (de preferência para um borrifador) e está pronto para ser utilizado.

O aroma é bom e pode ser utilizado em toda a cozinha, inclusive para limpar forno e refrigerador. Usar um desengordurante natural para limpar superfícies faz bem para saúde porque não deixa resíduos químicos no ar ou nas superfícies, produzindo assim menos poluição dentro de casa.

Se preferir, é possível fazer desengordurante natural de outro jeito:

Basta juntar 300ml de vinagre, o sumo de um limão ou gotas de óleo essencial que preferir e 1 colher chá de detergente de louça. Utilize para limpar a pia da cozinha, o fogão, o chão e parede do box e mangueira do chuveiro.