Como fazer o churrasco perfeito

Os brasileiros adoram uma festa, e gostam muito de reunir os amigos, seja para comemorar aniversário, ver a seleção de futebol jogando, enfim, o motivo não importa. Nesses momentos de reunião familiar ou de amigos, dois ingredientes não podem faltar: muita comida e bebida. Entre algumas comidas mais apreciadas está o churrasco.

 

Dificilmente encontra-se alguém que não se delicie com um churrasquinho feito na hora acompanhado de salada, arroz, farofa, pão com alho, salada de batata com maionese e de uma cerveja geladinha. Ainda mais se a reunião tem hora para começar, mas não tem hora para terminar.

Apesar de ser apreciado pelos brasileiros de um modo geral, os gaúchos são os que mais apreciam a arte de fazer um bom churrasco, afinal o churrasco é o principal prato da culinária local. É tradição da região, por exemplo, comer churrasco com chimarrão. Assim, ir ao Rio Grande do Sul e não comer o tradicional churrasco gaúcho – que é preparado no espeto -é como ir a Roma e não ver o Papa. Já o churrasco assado é feito na grelha ou no forno.

Além da região dos pampas gaúchos, o churrasco é muito apreciado na Argentina e no Uruguai. Só que há algumas pequenas diferenças entre o churrasco gaúcho e de los hermanos. O churrasco uruguaio, mais conhecido como assado, assim como o argentino, é preparado na grelha e o fogo é aceso com lenha. Já no Brasil, utiliza-se o carvão. Outra diferença é com relação a distância da carne e a fonte de calor. Enquanto que os gaúchos preferem deixar a brasa afastada da carne, os argentinos preferem churrasqueiras ou (parrillas) rasas. 

Churrasco tradicional

Dicas para fazer churrasco

 

Para se fazer um bom churrasco não são necessários muitos ingredientes. A grande maioria prefere a carne bovina, mas também há quem aprecie carne de origem suína, de aves, além de embutidos, como a linguiça. Entre as carnes bovinas preferidas estão a picanha, costela, fraldinha, alcatra, maminha, filé, contrafilé, entre outras. Com a carne suína, o churrasco pode ser feito de costela, lombo, lombinho, pernil, enquanto que pode-se optar entre a coxa, sobrecoxa, peito ou asas do frango para se fazer um delicioso churrasco de frango.

O churrasco mais tradicional é temperado somente com sal grosso. Passe o sal na carne e na gordura, cinco minutos antes de prepará-la, mas tire o excesso antes de colocá-la na churrasqueira. Ou se preferir, e não gostar da carne muito salgada, coloque o sal somente de um lado.

O tempero a ser colocado na carne vai variar de acordo com o gosto pessoal e o costume local. Muitas pessoas não gostam de acrescentar outros tipos de tempero à carne, pois eles alteram o sabor natural da carne, mas há quem goste de inventar e inovar, acrescentando tempero em folhas, cachaça, cerveja e conhaque, entre outras possibilidades. Uma dica, porém, é importante: evite temperos que contenham limão ou vinagre, pois eles enfijecem a carne.

Como foi descrito anteriormente, para o fogo, o uso do carvão é o mais comum, porém há quem defenda o uso da lenha, ou então utilize churrasqueira à gás para fazer o assado (neste caso, a churrasqueira à gás interfere no sabor do assado).

Em casa, quando utilizar o carvão, para fazer a carne no espeto, faça uma pirâmide com os pedaços de carvão e coloque-os a 10 cm da grelha. Coloque mais carvão de um lado do que do outro. O objetivo é ter duas temperaturas, assim, a parte mais alta servirá para dourar a carne, e a parte mais baixa, para cozinhar a carne de forma mais lenta.

Mas, se for fazer à moda gaúcha, deixe a carne assando a uma distância de cerca de 25 cm de altura do fogo. O ideal é que o fogo não encoste na carne, para que ela seja assada somente com o vapor do fogo.

Ao fazer um churrasco, lembre-se que seus convidados têm gostos diferentes. Uns preferem carne ao ponto, mal passada ou bem passada, por isso se quer agradar todos os convidados, não se esqueça de preparar a carne conforme o gosto pessoal de todos.

Churrasco à moda gaúcha

  • Churrasco Campeiro – na região da Campanha, o fogo é feito no chão. Os espetos com a carne são fincados em pé, ao redor da brasa. A lenha é queimada com antecedência em uma vala, que deve ter cerca de 60 centímetros de largura por 30 de profundidade.
  • Churrasco na Fronteira – na região da fronteira, o churrasco é preparado assado na grelha, com a carne bem próximo às brasas (influência de argentinos e uruguaios).
  • Churrasco Serrano – típico da região serrana (municípios de Bom Jesus, São Francisco de Paula, Vacaria, Lagoa Vermelha e a região dos Campos de Cima da Serra). A carne é colocada em espetos deitados sobre duas varas horizontais, apoiadas em forquilhas, que correm junto às bordas de uma vala a uma altura média de 60 centímetros. A carne é preparada sempre no ponto.
  • Churrasco de Labareda – a carne é colocada no espeto e levada para dentro do fogo por um lado e retirada pelo outro. O espeto é virado dentro da labareda. A operação é repetida várias vezes e o assado fica pronto em 15 minutos. 

Receitas para churrasco

Você já pensou em fazer um churrasco na panela de pressão? Acha que não é possível? Pois está enganado. Para quem não tem espaço em casa e aprecia um bom churrasco esta é uma opção que pode ser levada em consideração quando apertar a vontade e a saudade de comer um churrasquinho. E o melhor é que fazendo na panela de pressão, você não ficará com a cozinha En vous adonnant e la roulette avec live dealer, vous allez ainsi pouvoir ressentir sur Internet exactement les memes sensations que si vous etiez dans un casino brique et mortier. suja nem terá que lidar com a fumaça dentro do apartamento.

Mas, como fazer churrasco na panela de pressão sem usar o carvão? Simples, você vai colocar o carvão dentro da panela, só que embrulhado com papel alumínio. Curioso para saber como preparar o churrasco? Então confira a receita a seguir e também saiba como fazer o tradicional churrasco gaúcho e o churrasco de forno.

Churrasco Gaúcho

Ingredientes

  • pedaços de carne bovina (picanha, costela, etc)
  • sal grosso à vontade
  • espetos
  • fogo de lenha, de gás, carvão

Modo de Fazer
Coloque os pedaços de carne no espeto, passe o sal e ponha no fogo. Coloque os espetos a uma distância de 25 cm mais ou menos do fogo. Deixe assar até ficar do seu gosto. 

Churrasco na brasa

Churrasco na Panela de Pressão

Ingredientes

  • carvão vegetal (6 pedaços)
  • ervas frescas de sua preferência (alecrim, louro, sálvia, tomilho)
  • 4 gomos de linguiça
  • 3 sobrecoxas de frango
  • 500g de carne (picanha, maminha, contrafilé)
  • sal a gosto
  • 4 espetinhos (coração de frango, batata clabresa, cebola, etc)

Modo de Fazer
Pegue o carvão vegetal e as ervas frescas que preferir e embrulhe-os com papel alumínio. Feche bem. Coloque o embrulho no fundo da panela de pressão. Ao redor da panela, e encostando na lateral, coloque os 4 gomos de linguiça e as 3 sobrecoxas de frango temperadas com sal ou com o tempero que preferir (linguiça e sobrecoxa em cima do papel alumínio sem contato com o carvão e a panela). Ligue o fogo baixo, feche a panela de pressão e espere 20 minutos após pegar pressão. Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire as linguiças.

Encoste as sobrecoxas de frango na lateral da panela e coloque os espetos que desejar. Deixe novamente a panela em fogo baixo, feche-a e espere 15 minutos após pegar pressão. Retire a pressão da panela, abra-a e retire os espetinhos e as sobrecoxas.

Coloque sobre o papel alumínio 500g de picanha (ou maminha ou contrafilé) temperada com sal grosso. Coloque a panela em fogo baixo, feche-a e aguarde 20 minutos após pegar pressão. Retire a pressão da panela, abra-a e retire a carne.

Dicas:

  • Nunca use a panela em fogo alto.
  • Após fazer este churrasco, resfrie a panela pare repetir o churrasco.
  • Não use a panela de pressão por mais de 2 horas seguidas. 

Churrasco de Forno

Churrasco de forno

Ingredientes
Tempero

  • 1 cálice de vinho branco
  • 3 dentes de alho picado
  • sal a gosto
  • salsinha a gosto
  • azeite a gosto
  • ramos e alecrim a gosto

Carnes

  • 1 peça de picanha (pequena)
  • 1 peça de lombo de porco (pequena)
  • 500 g de coxa e sobrecoxa de frango
  • 500 g de linguiça toscana
  • mel e shoyu a gosto

Acompanhamento

  • 2 cebolas roxas cortadas ao meio
  • 2 tomates cortados ao meio

Modo de Fazer
Bata todos os ingredientes do tempero no liquidificador. Reserve.

Coloque as carnes cortadas em tamanhos iguais em uma assadeira. Passe o tempero. Deixe as carnes assando por 45 minutos. Abra o forno e coloque os tomates e as cebolas cortadas ao meio. Passe o mel e o shoyo nas carnes. Deixe dourar por mais 10 minutos.