Como fazer intercâmbio

Todos1.272 Visualizações

É cada vez maior o número de jovens, estudantes e adultos que desejam estudar fora do Brasil, principalmente se for para fazer cursos no exterior. Por isso, está aumentando o interesse por intercâmbio em países da Europa, Estados Unidos, Ásia e Oceania. Mas o que é intercâmbio?

 




 

O intercâmbio é um tipo de viagem que possibilita que uma pessoa viaje para o exterior e passe um período pré-determinado estudando no país de destino. Através do intercâmbio é possível ao jovem estudante fazer um curso de inglês, por exemplo, ou frequentar um curso de espanhol,  e também vivenciar a cultura local, trocar experiências e colocar em prática por meio da conversação e da escrita o que está sendo aprendido na sala de aula.

Como fazer intercâmbio

Muitas pessoas se perguntam como é possível fazer intercâmbio.Primeiramente é importante que o interessado vá até uma agência de intercâmbio ou consulte o site na internet e verifique informações como o tipo de intercâmbio que é oferecido (estudo, trabalho, au pair, trabalho e estudo), quais são os países que oferecem o tipo de intercâmbio desejado, entre outras.

preço do intercâmbio vai depender de diversos fatores, como a idade, o destino desejado, o programa de intercâmbio, a duração, a hospedagem e a agência através do qual será feito o intercâmbio.

Dependendo do intercâmbio, os jovens ficam acomodados em casa de família e passam a vivenciar o dia a dia como se estivessem em sua própria casa ou então ficam em hospedagens específicas para receber os estudantes.   

 



 

Tipos de intercâmbio

Além do intercâmbio mais tradicional que é voltado para o aprendizado de um idioma, muitas pessoas também viajam para trabalhar, ou seja, para adquirir experiência profissional. Outros viajam para fazer um curso de pós ou de especialização no exterior. Outro tipo de intercâmbio que tem crescido é o voluntário, no qual o turista contribui com causas humanitárias e ambientais. E tem também o intercâmbio Au Pair.

Confira a seguir alguns tipos de intercâmbio.

Voltado para os estudos

  • Cursos de idiomas
    É o tipo de intercâmbio mais procurado. O interesse é maior por cursos de idiomas como o inglês, o espanhol, o francês, o italiano, o alemão, o árabe e o mandarim.
     
  • Cursos de Férias para adolescentes
    Durante as férias escolares, os adolescentes podem viajar para países como Estados Unidos. Láeles podem aprenderum idioma, praticar esportes e ainda passear. Um líder acompanha os estudantes durante todo o período de intercâmbio. 
     
  • High School
    O programa de intercâmbio é destinado aos adolescentes. Durante um tempo, eles estudam em uma escola estrangeira. 
     
  • Cursos profissionalizantes
    Esse intercâmbio é voltado para quem já tem um bom nível do idioma, mas quer aperfeiçoá-lo ainda mais. Além disso, os cursos técnicos são ótimos para quem deseja se aperfeiçoar em sua área de trabalho. O ganho de experiência internacional também é outro motivo para que muitas pessoas escolham fazer cursos profissionalizantes no exterior.
     
  • Cursos para executivos
    São feitos por profissionais ou estudantes que já atuam em alguma área do mercado de trabalho e desejam se aperfeiçoar por meio de cursos.
     
  • Graduação, Pós-graduação e Extensão Universitária
    Intercâmbio que pode durar um ano ou mais de estudos nos Estados Unidos ou Inglaterra, por exemplo. O ensino é de alta qualidade e ainda existe a oportunidade de adquirir fluência no idioma do país escolhido.

Voltado para o trabalho

  • Au Pair 
    O programa de intercâmbio cultural é desenvolvido nos EUA, França, Alemanha e Holanda. Ele permite ao jovem trabalhar e estudar e ganhar dinheiro cuidando de crianças. Ou seja, ele irá aprender a língua ao mesmo tempo em que será remunerado para cuidar de crianças e fazer as atividades que uma babá está acostumada a fazer, como brincar com as crianças, dar banho e preparar o lanche, entre outras. Para participar deste intercâmbio, o jovem irá morar na casa da família. 
     
  • Trabalho de Férias nos EUA
    São em média de 3 a 4 meses de intercâmbio, que é feito durante as férias do fim do ano no Brasil. O trabalho é remunerado por hora, sendo o correspondente ao salário mínimo americano. 
     
  • Trabalho nos Acampamentos nos EUA
    Esse tipo de intercâmbio permite que o jovem trabalhe em acampamentos americanos, e realize atividades voltadas para jogos, música e artes. 
     
  • Trabalho Voluntário
    O programa de intercâmbio voltado para o trabalho voluntário começa a ganhar mais visibilidade. Os jovens ficam basicamente 1 mês em outro país. Eles realizam atividades como a construção de casas e clínicas médicas, cuidam de pessoas e ajudam a cuidar dos animais. 

Destinos para intercâmbio favoritos dos brasileiros 

Os brasileiros estão viajando cada vez mais para fazer intercâmbio. Entre os países mais procurados para fazer intercâmbio destaque para:

Canadá – Toronto 
Estados Unidos – Nova Iorque, Los Angeles, San Diego e São Francisco
Reino Unido – Londres  
Austrália – Sydney
Irlanda – Dublin 
Nova Zelândia – Auckland 
África do Sul – Cidade do Cabo 
Suíça – Zurique 
Espanha – Barcelona, Madri e Salamanca
Alemanha – Berlim e Munique