Como fazer grafiato e texturização

Já se foi o tempo em que as pessoas gostavam de ter todas as paredes da casa da mesma cor. Agora, a moda é inovar, deixar a casa mais personalizada, aconhegante e fugir da tradicional cor branca para as paredes do quarto e da sala. Pintar cada cômodo da casa com uma cor diferente é uma opção. Mas, o que fazer para mudar ainda mais o visual da casa e deixá-la mais charmosa?

Atualmente, o grafiato e a  textura têm se destacado quando o assunto é decoração de casa ou de ambientes de trabalho.

Mas, o que é grafiato? De modo simples pode-se dizer que grafiato é um tipo de revestimento em massa (à base de polímeros acrílicos, cargas minerais, pigmentos orgânicos e inorgânicos e água), que modifica a textura da parede, deixando-a com aspecto de ranhuras, por exemplo. Uma vantagem é que o grafiato é resistente às intempéries, possui aderência sobre a superfície, pode ser lavável e ainda age contra a ação da umidade, mofos e raios UV.

O grafiato pode ser aplicado tanto em paredes internas quanto externas. É indicado pra todo tipo de parede, tem pouco cheiro e é de fácil aplicação. A aplicação do grafiato proporciona um efeito rústico com aparência de ranhuras e que vai diferenciar os seus detalhes é o tipo de desempenadeira usada na aplicação que pode ser de aço ou PVC.

Veja modelos de grafiato:

Modelos de grafiato

A Textura é diferente do Grafiato em alguns aspectos. A textura não contêm minerais de gramatura alta, dessa forma não podem produzir o efeito riscado do grafiato. As texturas acrílicas mais comum no mercado é a Textura Lisa, Textura Designer e a Textura Projetada.

A textura não é lavável e não resiste bem às chuvas, portanto recomenda-se o uso somente interno. A textura acaba tendo uma função mais decorativa do que protetora. A diversidade de efeitos que a textura pode ter vai depender da habilidade e conhecimento de quem faz a aplicação, assim como das ferramentas utilizadas, que podem ser espátula, rolo, pincel e até jornais e vassouras. O custo em relação ao grafiato assim como sua rentabilidade são melhores.

As texturas oferecem várias opções de aplicação, combinam com diversos ambientes como residências, prédios, escolas, lojas, entre muitos outros. Nos dias de hoje, é bem comum encontrarmos esses lugares com textura aplicada em alguma parede. É cada vez mais comun este tipo de decoração principalmente nas residências, pois além de bonito, dá para texturizar a parede do jeito que quiser, na cor que quiser, na textura que quiser.

Veja modelos de textura:

Modelos de textura

Dá para notar que as texturas não produzem o efeito riscado do grafiato, como dissemos acima. Mas é comum chamar o grafiato de texturização, pois estamos aplicando uma textura diferente à parede. Daí a confusão entre massas de textura e de grafiato. Ambos podem ser chamados de texturização de paredes.

Além de tornar o ambiente ainda mais bonito, o grafiato e a textura são fáceis de aplicar e ainda causam um belo efeito na parede.

Ou seja, se a moda é fazer grafiato ou texturização em paredes, elas podem ser feitas tanto na parte interna quanto na parte externa da casa, escritório, escola e prédios. E as texturas dão um charme todo especial ao ambiente.

Atualmente, há vários tipos de texturas para parede, por isso, o grafiato pode deixar as paredes com aspecto de madeira, mármore, palha, seda, jeans, bambu, aço escovado, concreto, camurça, craquelado, linho, lunar, entre muitas outras opções. E além de deixar o ambiente mais moderno e bonito, o grafiato e texturas ajudam a disfarçar imperfeições da parede.

Outra vantagem é que você não precisa contratar uma pessoa especializada para transformar os seus cômodos. Você mesmo pode fazer o serviço. Basta ter o material apropriado para fazer a transformação, habilidade e um pouco de paciência.

Tanto o grafiato quanto texturas podem ser adquiridos em lojas de materiais de construção, de tintas e casas especializadas. Como dissemos antes, o grafiato deve ser aplicado com desempenadeiras de aço. Já para obter os riscos uniformes a recomendação é comprar uma desempenadeira de PVC.

Mas, como fazer grafiato e texturização? Para você saber como fazer grafiato, basta seguir o passo a passo. 

PASSO A PASSO DO GRAFIATO

  • Com uma lixa, limpe a parede que irá receber o grafiato. Deixe a superfície lisa e isenta de pó, sujeira, mofo, gordura, restos de tintas velhas ou imperfeições. A parede também deve estar seca. Se alguma parte da superfície estiver solta, raspe ou escove a parede até a remoção total do pedaço que está solto. Se o reboco da parede for novo, aguardar pelo menos 30 dias para aplicar o grafiato;
  • Passe uma camada de selador para textura e grafiato com um rolo de pintura. Deixe secar completamente. O tempo de secagem vai variar de 1 hora a 3 horas, conforme o ambiente e a superfície;
  • Com o auxílio da espátula de aço coloque o grafiato na desempenadeira de aço para poder aplicá-la na parede;
  • Faça movimentos rápidos e longos com a desempenadeira;
  • A camada de grafiato não deve ser muito fina, nem muito espessa. A espessura ideal é de acordo com o tamanho do grão do grafiato utilizado na parede. Para saber o tamanho do grão do grafiato leia o rótulo da embalagem com atenção;
  • Com o grafiato ainda úmido, utilize a desempenadeira para fazer o efeito desejado (vertical, horizontal, alternando os 2 movimentos para fazer o efeito quadriculado, diagonal, em círculos, etc.). Passe a desempenadeira na parede até que os grãos formem os pequenos riscos, característicos do efeito;
  • Utilize uma mini desempenadeira para fazer retoques, e o acabamento nas extremidades da parede, em pequenas áreas;
  • Deixe o grafiato secar bem (o tempo de secagem é variado e vai depender, por exemplo, do ambiente e do clima);
  • Aplique uma camada de tinta na cor desejada. 

MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O GRAFIATO

Com tantas opções disponíveis de grafiato, o primeiro passo é você decidir pelo tipo de textura que mais lhe agrada. Depois, é hora de investir na compra do material. Se tiver alguma dúvida quanto ao material a ser adquirido, diga ao vendedor o tipo de textura que você escolheu e peça ajuda. Com certeza o vendedor saberá lhe orientar. No entanto, no geral, você irá precisar dos seguintes materiais:

  • Massa para textura lisa
  • Folha de lixa para alvenaria
  • Um rolo de lã de carneiro com cabo
  • Uma bandeja grande
  • Tinta acrílica fosca na cor desejada
  • Uma espátula plástica nº 20, lisa
  • Uma espátula plástica nº 7, com dente M
  • Bloco de espuma
  • Escova com cedras macias
  • Gel envelhecedor ou gel de efeitos especiais

VANTAGENS DA APLICAÇÃO DE GRAFIATO E TEXTURAS EM PAREDES

  • Fácil aplicação. Você pode utilizar espátula, rolo, pincéis, desempenadeira, entre outros materiais
  • Fácil de limpar. Pode usar solução de água e detergente neutro na limpeza. Impermeável
  • Cada um faz o seu próprio desenho, coloca efeitos e escolhe a cor desejada
  • A decoração ficará exclusiva
  • A textura em paredes é indicado para paredes externas e internas de alvenaria, no tijolo, concreto e sobre massa corrida ou acrílica