Como fazer Cupcake

Sabe aqueles dias em que dá vontade de comer bolo, mas você não quer preparar um bolo grande de banana, de cenoura ou de abacaxi, principalmente se você mora sozinho? Pois, quem está nessa situação agora pode optar por fazer cupcakes deliciosos e comer sozinho enquanto assiste ao seu programa favorito na televisão, ou fazer para vender ou para oferecer aos seus amigos durante a happy hour em sua casa.

 

Mas, o que é cupcake exatamente? Como fazer cupcake? É fácil preparar receitas de cupcake? Os cupcakes são bolos pequenos que podem ser feitos de maneira rápida com ingredientes básicos. Eles são de origem inglesa, tendo surgido no Reino Unido, onde eram conhecidos como "fairy cakes" (bolo das fadas). Em meados do século XIX, os cupcakes chegaram aos Estados Unidos e ficaram conhecidos como cupcake (bolo de xícara), pois os ingredientes eram medidos em xícaras. Já para os bolos tradicionais, os ingredientes eram pesados em balanças e demoravam muito tempo para assar nos fornos antigos.

 

Como até o início do século XX não existiam formas para assar os bolinhos, a solução foi assá-los em pequenas latas. Essa forma de preparar o bolinho também pode ter contribuído para o surgimento do termo cupcake.  Hoje, os saborosos mini cupcakes são assados em formas de papel frisado.

Qualquer pessoa pode fazer cupcake, inclusive as crianças que se divertem na cozinha ao preparar esses bolinhos tão gostosos, coloridos e salpicados de confeites, que agradam não somente as crianças, mas também os adultos. Atualmente, há várias receitas de cupcake, mas o tradicional é o de baunilha. Hoje, o sucesso é tanto desse mini cupcake que eles são feitos para oferecer aos convidados em festas infantis, reuniões informais e até em chás de bebês e casamentos em substituição aos bem-casados

O BOOM DOS CUPCAKES

Cupcakes decorados

Os americanos são apaixonados por cupcakes e a fama desses bolinhos saborosos cresceu muito após o seriado e o filme “Sex and The City”, que se passava em Nova Iorque. Na cidade, as amigas Carrie, Samantha, Miranda e Charlotte não dispensavam a ida à Magnólia Bakery, em West Village, para comer os deliciosos cupcakes. A fama do local aumentou tanto que a loja já faz parte de roteiros turísticos. Anualmente, turistas de todo o mundo chegam a fazer fila na porta para aguardar pelos cupcakes que são feitos na hora e são vendidos rapidamente.

Assim como ocorreu o boom dos cupcakes nos Estados Unidos com a divulgação dos bolinhos na série televisiva e no filme, a fama dessas deliciosas guloseima atravessou fronteiras, se expandiu para a Europa e chegou ao Brasil, que também caiu de amores pelo bolinho. Várias lojas especializadas em cupcakes foram abertas em diversas cidades brasileiras. Ou seja, um sucesso total. 

RECEITAS DE CUPCAKES

Há uma grande variedade de receitas de cupcakes para todos os gostos. A mais tradicional é a de baunilha, mas o cupcake de chocolate é um dos preferidos entre a garotada e os adultos. Há também quem prefira cupcake de banana, geleia, maracujá, limão, doce de leite, coco, cereja, manga, morango, entre muitos outros sabores.

 

cobertura de cupcake também pode ser variada. Há quem prefira colocar chantilly, confeites, cobertura de chocolate, pedaços de frutas, enfim, vai depender do gosto de quem está preparando os minicupcakes.

Cupcakes podem ser preparados em qualquer época do ano, inclusive na altura das  Festas Juninas, no Brasil. Afinal, ninguém resiste a uma comidinha gostosa e saborosa durante as festas, não é? Então, que tal preparar um cupcake de milho, fubá, paçoca ou milho com curau? Para decorar você pode optar por bandeiras coloridas ou outros enfeites que fazem referência à Festa Junina.

cupcakes salgados? Sim, há quem prepare receita de cupcakes salgados como o de calabresa, com recheio de presunto e queijo, com muçarela e bacon, com atum, entre outros. Há muitas possibilidades, basta usar a imaginação e colocar os ingredientes que você mais gosta.

A seguir você confere quatro receitas de cupcakes deliciosos e que podem ser feitos em casa

CUPCAKE TRADICIONAL

Cupcake tradicional

Ingredientes:

350 gramas de açúcar refinado
220 gramas de margarina sem sal em temperatura ambiente
4 ovos
1 colher (sopa) de baunilha – 12ml
220 ml de leite
350 gramas de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó – 12g
2 gramas de sal

Modo de Preparo: 
Coloque o açúcar refinado e a manteiga na tigela da batedeira e bata até ficar no ponto esbranquiçado. Adicione os ovos um a um com a batedeira ligada e bata. Pegue outra tigela e adicione a baunilha no leite. Reserve. Em uma terceira tigela coloque a farinha de trigo sem fermento, o fermento em pó e o sal. Misture. Adicione um pouco da farinha e um pouco do leite à massa do cupcake. Misture levemente. Coloque o restante da farinha e do leite. Mexa levemente. A massa está pronta.

Preenchimento das formas
Depois de a massa ficar homogênea, é hora de colocá-la nas forminhas. Coloque as forminhas de papel sobre as de alumínio e preencha até a metade com a massa (não coloque a massa até a borda da forma, já que ela irá crescer). Leve as formas ao forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos. Não se esqueça de verificar como estão os cupcakes, já que o tempo para assar o bolinho pode depender de forno para forno.

Depois que os cupcakes ficarem prontos, você pode incrementá-los com recheios e coberturas a seu gosto.

Recheio do Cupcake

Ingredientes:

Chocolate
Brigadeiro
Doce de leite
Geleia, etc

Modo de Preparo:
Faça um furo no centro do cupcake já pronto, ou retire o centro da massa, coloque o recheio e tampe com a própria massa retirada.

Cobertura do Cupcake
Você pode escolher os ingredientes que quiser para a cobertura, como chocolate granulado, confeites, coco, pedaços de frutas, chantilly, etc. 

CUPCAKE DE CHOCOLATE

Cupcake de chocolate

Ingredientes:

3 ovos
150 g de manteiga, em temperatura ambiente
150 g de açúcar
175 g de farinha de trigo com fermento
3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo:
O forno deve ser pré-aquecido em 180°C antes de começar a fazer o cupcake. Separe as forminhas de papel e coloque na forma.

Bata bem os ovos até ficar claro na batedeira. Depois acrescente todos os outros ingredientes, e bata por mais uns 2 a 3 minutos. A massa deve ficar clara e fofa. Distribua a massa entre as forminhas completando até 2/3 do volume e leve para assar. Deixe por aproximadamente uns 18 a 20 minutos. Depois, se os cupcakes tiverem crescido e estiverem corado, tire do forno e deixe esfriar em grades de confeiteiro. 

CUPCAKE SEM GLÚTEN

Cupcake sem glúten

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado de 100g
6 ovos
1 colher de sopa cheia de fermento

Modo de Preparo:
O forno deve ser ligado e deixado em fogo médio antes de começar a preparar o bolo. Coloque as formas de cupcake para forno em uma forma própria para os bolinhos.

Pegue todos os ingredientes, coloque no liquidificador e bata bem. Depois transfira a massa para as forminhas e coloque-as no forno. Deixe assar em fogo médio por 10 minutos, depois abaixe o fogo e deixe mais 15 a 20 minutos. O tempo para assar os cupcakes pode variar de fogão para fogão, por isso verifique o cozimento de tempos em tempos, e então desligue o forno quando a massa estiver corada. 

CUPCAKES SEM LACTOSE

Cupcake sem lactose

Ingredientes:

1 xicara de leite de soja
2 ovos
1/3 xícara de óleo vegetal
1 xícara de açúcar mascavo
2 maçãs sem casca e raladas na parte grossa do ralador
2 xícaras de aveia de flocos
1 xícara de farinha integral e 1 ½ xícara de farinha branca
1 ½ colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
½ xícara de passas de uva preta
½ xícara de nozes picadas
1 colher (chá) de canela em pó

Cobertura

Suco de 1 laranja
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de essência de baunilha

Opcional
Creme tipo Chantilly para decorar

Modo de Preparo: 
Pegue o leite de soja e misture com os ovos, o óleo, o açúcar mascavo e as maçãs. Em outra vasilha coloque a aveia, a farinha, fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal, passas e as nozes. Misture estes ingredientes secos e depois adicione-os à mistura dos líquidos. Mexa delicadamente com uma colher de pau de forma homogênea. Coloque a massa nas forminhas untadas e asse em forno médio por 20 a 30 minutos ou até que o palito inserido saia limpo. Deixe esfriar um pouco e desenforme com cuidado. Coloque numa travessa para colocar a cobertura. Cubra com a calda se desejar.

Modo de Preparo da Calda:
Misture bem o suco com o açúcar de confeiteiro. Acrescente as gotas de essência de baunilha, mexa e cubra os cupcakes.

Para decorar
Há diversas marcas de creme “tipo chantilly” (ou chantilly vegetal) para serem usadas na decoração do cupcake. O creme não tem adição de leite, no entanto, verifique o rótulo, já que apesar de ser isento de lactose, o creme pode levar algum ingrediente que poderá causar alergias a quem possui intolerância à lactose.