Como deixar sua internet mais rápida

Atualmente, a internet é utilizada como ferramenta de trabalho por milhões de pessoas em todo o mundo. Por isso, quando o acesso a internet começa a ficar lento, o desespero toma conta e aí começam as dúvidas: por que a internet está lenta se a minhaconexão da internet é de alta velocidade? O que fazer para ter internet rápida novamente?

 

Bom, a seguir serão dadas algumas dicas sobre o que pode estar deixando a internet lenta e o que deve ser feito para garantir uma internet mais rápida. Entre os problemas mais comuns no seu computador está a presença de vírus e spywares. Mas, de que forma vírus e spywares podem ameaçar a conexão banda larga do computador?

 

Quando um vírus infecta um computador, são instalados códigos que irão tentar se propagar. Alguns vírus se propagam de forma muito rápida (ele se dissemina fazendo cópias de si mesmo), e isso acaba afetando a velocidade da banda larga disponível. Ou seja, quando está atuando, o vírus (se replicando) pode tornar a conexão de internet mais lenta. Assim, a instalação em seu computador de um programa antivírus, que deve estar sempre ativado, não só vai impedir que o vírus interfira na velocidade da internet como também vai evitar que você perca informações importantes que estão armazenadas em seu computador.

Já o spyware pode deixar o sistema mais lento a partir do momento em que ele interfere na atuação do navegador. Ou seja, o spyware vai monitorando o que você acessa na internet, gerando atrasos na velocidade. Quanto maior for a quantidade de spywares em atividade ao mesmo tempo, maiores serão as chances de você perder a conectividade de vez. Para proteger o computador de spywares você deve executar com frequência um programa anti-spyware.

A conexão da internet também pode ser afetada quando muitas pessoas acessam um mesmo site ao mesmo tempo, fazendo com que o site fique sobrecarregado. Quando as pessoas tentam se conectar à internet ao mesmo tempo, ou seja, no mesmo horário, a velocidade da conexão também pode ser afetada. 

O que fazer para ter internet mais rápida

  • Desligue os programas secundários.
    Para aumentar a velocidade da internet, comece desativando os programas secundários e deixe somente os que são realmente importantes.
     
  • Priorize os sites
    Se a internet está lenta, então abra somente os sites que são realmente necessários no momento. Ou seja, evite ver vídeos no you tube ou ouvir música, se isso não fizer parte do seu trabalho. 
     
  • Abra poucas abas
    Quando a internet está mais lenta, abra somente uma ou duas páginas de cada vez. E se for possível faça tarefas offline. 
     
  • Modifique o seu DNS
    Nem sempre o provedor é o responsável pela lentidão da sua internet, e o problema pode ser o DNS (Domain Name System) ou Sistema de Nomes de Domínios. O DNS é o responsável por traduzir o endereço IP (formado por uma sequência de números) para nomes de domínios. É possível trocar o DNS por outro. 
     
  • Aumente a memória do computador
    Para executar vários programas ao mesmo tempo, aumente a memória do computador. Exclua também os arquivos temporários do navegador. 
     
  • Exclua cookies, históricos e arquivos duplicados
    Apague os cookies (registro de sites consultados por você), histórico das ações e arquivos criados temporariamente por programas.

Problemas no modem

Provavelmente você já teve que telefonar para a operadora de internet para resolver um possível problema com o acesso à internet em seu computador. Dependendo do que você disser, o atendente vai pedir para você desligar e reiniciar o modem, já que ele pode ser o responsável por não estar enviando o sinal da internet para o computador.

Para saber se o modem é ou não é o responsável pela falta de internet, tente acessar o painel de configurações do roteador, através do navegador. Desta forma você saberá se o computador está conseguindo contato com o modem da internet. Se o contato não está sendo feito, então o modem deve estar recebendo o sinal de internet através da linha telefônica. Neste caso, o que acontece é que as portas estão travadas, por isso os computadores e outros dispositivos ligados a ele não conseguem receber o mesmo sinal.

Como resolver este problema então? A solução é ligar para o suporte das operadoras e seguir as orientações, como desligar e ligar o aparelho novamente. Ao ser reiniciado, as portas do modem são destravadas e o computador volta a ter o sinal de internet.  

Mas, qual é o motivo pelo qual o modem trava? Há três motivos básicos: sobrecarga de tarefas, sujeira na linha e picos de luz.

Quando o modem passa muito tempo ligado, ou seja, devido à sobrecarga de tarefas,  ocorre um acúmulo de erros do sinal, e aí ele trava. A solução nesse caso é reiniciar o modem. A instabilidade no sinal de internet (ADSL) também pode ocasionar o travamento do modem. Assim sendo, qualquer ruído pode gerar “sujeira” na linha e aí o modem trava. Mais uma vez, uma das soluções é reiniciar o modem. Os picos de luz também podem afetar os roteadores, inclusive ocasionando danos aos aparelhos, já que pode haver uma sobrecarga no computador quando este estiver ligado na tomada. Neste caso, o que ocorre é que o modem “se perde”, as portas são travadas e o sinal de internet não é distribuído.

Teste de velocidade da internet

Se você desconfia de que a internet está lenta demais, então faça um teste. Você vai encontrar alguns sites através dos quais poderá verificar se a velocidade da internet prometida pelo provedor de acesso está mesmo sendo utilizada em toda a sua capacidade.

Os sites que fornecem esse teste de velocidade da internet afirmam que é possível saber a atual velocidade, independentemente do tipo de acesso que o usuário utiliza, seja este Velox, Virtua ou discado, entre outros.

Confira a seguir os endereços na internet dos sites que possibilitam fazer este teste.

http://speedtest.net/

http://www.rjnet.com.br/1velocimetro.php

http://www.brasilbandalarga.com.br/index.php/speedtest