Como criar e cuidar de coelhos

Animais4.320 Visualizações

Dificilmente, quem quer ter um bichinho de estimação vai comprar um coelho. Mas, na época da Páscoa esses bichinhos tão fofinhos acabam ganhando destaque e, muitas vezes, são escolhidos por impulso. Afinal, eles são tão encantadores, não é mesmo?

Só que assim como qualquer outro animal de estimação, ter um coelho em casa significa cuidar dele de forma adequada, ou seja, dando alimentação correta e levando ao veterinário para que a família possa saber os cuidados que deve ter ao cuidar de coelhos.  

É preciso entender que o coelho não é um bichinho de pelúcia e que, por isso, requer alguns cuidados básicos para que ele se mantenha saudável e tenha vida longa. Mas, você sabe qual é a alimentação para os coelhos? Sabe como criar coelhos e mantê-los saudáveis? 

Alimentação dos coelhos

Você sabia que o coelho é vegetariano? Pois bem, para que a alimentação dada a ele seja a ideal, você deve levar o coelhinho ao veterinário para saber como cuidar de sua alimentação. A ração para coelhos, por exemplo, deve ser específica. Os coelhos comem cenoura, mas esta somente deve ser dada conforme orientação do veterinário, já que ela não faz parte da alimentação principal do animal. 

A comida deve ser dada ao longo do dia, pois o organismo do coelho precisa estar em constante trabalho. E capim, alfafa e feno devem ser dados prioritariamente para o coelho. O animal também pode se alimentar de frutas (em pequenas quantidades), legumes e verduras (cuidado com o excesso de alface e repolho, pois pode provocar diarreia). Folhas verdes escuras como couve, agrião e rúcula, por exemplo, são melhres do que folhas verdes claras, que devem ser evitadas.

A alimentação inadequada pode levar o coelho a ter diarreia, ficar desidratado e até morrer. Daí a necessidade de levar o coelho a um veterinário para que ele recomende a dieta adequada para o seu animalzinho de estimação.

 

O crescimento dos dentes do coelho é contínuo, ou seja, eles não param de crescer, por isso ele precisa de alimentação adequada para desgastar os dentes. A recomendação, além é claro dos cuidados com a alimentação, então é levar o coelho ao veterinário a cada dois ou três meses, para ser feito o desgaste dos dentes. Isso porque o crescimento desordenado dos dentes pode causar problemas na face, olhos e maxilar. Além disso, os coelhos são animais com ossos muito frágeis e que quebram com facilidade.

O coelho pode dar certo trabalho com relação à evacuação e micção, pois não há muito controle sobre isso. Além do mais, o xixi do coelho tem odor muito forte. Por isso, deve-se escolher o local mais adequado para ele ficar, seja dentro ou fora de casa. No entanto, dependendo da raça do coelho, o temperamento difere um dos outros, e alguns até conseguem fazer suas necessidades no local indicado pelo dono.

É muito fácil identificar quando o coelho não está bem de saúde, pois ele evacua com menor frequência e emagrece rapidamente. Outro cuidado que se deve ter é com relação às possíveis constipações, ou a presença de pulgas e piolhos.  

(kit básico coelhos)

CUIDADOS COM O COELHO

Não pense que brincar com um coelho é o mesmo que brincar com cães e gatos. Alguns coelhos são muito estressados e ariscos e não gostam muito de brincadeiras, de socialização, de muito barulho. Nesse caso, é melhor deixá-los quieto. Os coelhos também não gostam muito de ruído, e o excesso de barulho pode provocar transtornos circulatórios, respiratórios e digestivos.

No entanto, há coelhos que são mais adeptos de brincadeiras, porém será preciso estimulá-lo, tornar a relação mais estreita entre o dono e o animal de estimação. Para isso será necessária uma boa dose de paciência e persistência do dono do coelho para que ele consiga conquistar a amizade do animal e ensinar os comandos básicos, inclusive o local para as necessidades. 

Uma forma de estreitar a relação é acostumar o coelho ao colo desde pequeno. Ou seja, o ideal é que você compre um coelho quando ele ainda é bem pequeno, pois assim ele terá mais facilidade para se adaptar ao dono, e será também mais dócil. Desta forma, será mais fácil para o coelho criar um vínculo de amizade com o seu dono.

Além da alimentação, confira alguns outros cuidados básicos que se deve ter para cuidar de coelhos em casa: 

  • eles não devem tomar banho em casa, pois devido à fragilidade de seus ossos, o animal pode sofrer alguma fratura se estiver sendo segurado de forma errada. Assim, o ideal é que ele seja levado para uma clínica onde poderá receber os cuidados necessários e adequados para o seu banho.
  • não devem ser segurados pelas orelhas, pois elas são cheias de veias e artérias. Ao segurar o coelho de forma errada, ele pode sofrer fraturas e distensões, pois seus ossos são muito frágeis e quebram com facilidade.
  • não se deve deixar macho e fêmea juntos, somente se o motivo for a reprodução. Isto porque  o casal tentará acasalar o tempo todo. E se as fêmeas não forem usadas para reprodução (a vida reprodutiva começa aos quatro meses de idade), o ideal é castrá-las até os três anos de idade, para que elas não desenvolvam problemas de infecção uterina e tumores mamários.
  • onde deixar o coelho em casa? A melhor solução é comprar uma gaiola grande o suficiente para que ele fique à vontade, ou seja, tenha espaço para se movimentar e se deitar. A gaiola pode ficar na parte interna ou externa da casa. O ambiente deve ser higienizado com frequência, ou seja, deve ser feita a limpeza regular do local onde fica o coelho.
  • é importante lembrar que quando o coelho ficar sozinho em casa, ele deve ser mantido dentro da gaiola ou de um cercado. Isso porque se o coelho ficar solto pela casa e não tiver ninguém olhando, cuidando dele, ele irá roer tudo o que aparecer pela frente, incluindo móveis, chinelos, plantas e até fios de eletricidade.
  • nunca deixe o seu coelho sozinho no quintal, pois ele adora cavar e podem passar por debaixo de cercas, e aí irá fugir. O ideal é que ele esteja em um cercado, esteja protegido até mesmo de outros animais como cães e gatos.

Confira abaixo um vídeo sobre como cuidar de mini coelhos, animais perfeitos se você quer ter um coelhinho de estimação em casa. Eles são mais dóceis e interativos do que os coelhos comuns e é barato mantê-los.