Como aliviar o calor sem ar-condicionado

Apesar de a maioria dos brasileiros gostar do verão e do calor, às vezes fica impossível aguentar, tanto que é que cresce a cada ano o número de pessoas que compra ventiladores e ar-condicionado para suportar as altas temperaturas.

No entanto, não é todo mundo que pode comprar ar-condicionado devido ao alto custo do aparelho. Além do mais, o ar-condicionado gasta muita energia, aumentando, portanto, o valor da conta de luz. E há ainda quem não se adapte ao ambiente com ar-condicionado, pois sofre com algum tipo de irritação como tosse ou crise de espirro. Outro inconveniente ao ter o aparelho em casa é que, devido à falta de limpeza dos filtros, há acúmulo de sujeira e os micro-organismos são prejudiciais à saúde, principalmente de quem sofre de alergia.

Os dias e as noites se tornam abafados e fica difícil aguentar o calor quando chega os meses quentes do ano, principalmente se você não gosta de ficar em ambientes com ar-condicionado. Por isso é preciso achar uma maneira de suportar o calor dentro de casa, ainda mais quando há crianças e idosos, já que eles sofrem muito mais com o calor. Assim, mesmo que você não tenha condições de comprar um ar-condicionado ou não goste de ter um aparelho em casa, você pode aliviar o calor em sua casa sem o uso do ar-condicionado se tomar algumas medidas bem simples.

Dicas para aliviar o calor em casa

  • Mantenha as cortinas fechadas durante o dia – As cortinas bloqueiam a entrada excessiva de luz do sol. Mantenha-as fechadas, para evitar um mini efeito estufa em casa. E se as cortinas forem escuras, tire o forro ou troque-as por tecidos de cores mais claras.  
  • Troque as lâmpadas incandescentes – Troque as lâmpadas incandescentes (chamadas de lâmpadas “quentes”) por fluorescentes (lâmpadas brancas, ou “frias”). Isto porque as lâmpadas incandescentes geram muito mais calor que as demais, enquanto que as fluorescentes esquentam menos e são mais econômicas.
  • Espalhe plantas pela casa – Plantas dentro de casa mantêm o ambiente úmido e ajudam a baixar a temperatura interna.
  • Hidrate-se bem – A hidratação é fundamental nos dias quentes. Por isso, opte por bebidas geladas e alimentos frescos, como frutas. Eles ajudam a driblar o calor do corpo.
  • Abra as janelas – Como o ar não costuma estar tão abafado à noite quanto durante o dia, abra as janelas quando o sol baixar e deixe a brisa entrar pela casa. Lembre-se de fechar as janelas antes que comece a esquentar novamente no dia seguinte.
  • Mantenha o calor do lado de fora – Invista em algum tipo de filme para ser colocado nas janelas, e assim refletir a luz solar. Com esse material, a casa ficará isolada do calor causado pelos raios solares através da reflexão desses raios.
  • Faça mudanças no quarto e na sala – Cubra os estofados com tecidos leves e naturais, como os feitos de algodão. Tire do quarto tapetes, cobertores, almofadas e bichos de pelúcia, pois eles absorvem muito calor.
  • Umidifique o ar interno – Para deixar o ar menos "seco" quando for dormir, coloque recipientes cheios de água fresca em cada ambiente da casa, mas longe do alcance das crianças. Ou então encharque toalhas de banho e espalhe-as pela casa.

Calor e frio

Deixe a casa mais fresca ao construir ou reformá-la

Em locais onde o calor é muito intenso, às vezes é preciso muito mais do que algumas dicas para deixar a sua casa mais fresca e acabar com a sensação de estar morando dentro de uma estufa. Por isso, confira algumas dicas para deixar a casa mais fresca quando for construir ou reformá-la.

  • Evite as telhas de alumínio ou concreto e opte por telhas de cerâmica. 
  • Deixe espaço entre o telhado e a laje, para o ar funcionar como barreira contra o calor. 
  • As cores claras refletem a luz solar, por isso pinte as paredes externas com cores mais claras. 
  • Para que o sol entre na casa somente na parte da manhã, instale a janela voltada para o lado leste.
  • Em regiões muito quentes, aplique uma manta térmica por baixo das telhas, para impedir que o calor ou o frio excessivos entrem.

Se você for uma pessoa propensa a invenções, pode testar esse tutorial de como fazer ar-condicionado caseiro.