Como acabar com os ácaros que causam alergia

Manter a casa limpa não é somente uma questão de higiene, é também uma forma de evitar o acúmulo de ácaros, que provocam alergias respiratórias, e, por isso, prejudicam a saúde. Mas, o que são ácaros? Por que eles representam um perigo a nossa saúde?

 

Os ácaros são organismos tão pequenos, que somente podem ser visíveis por um microscópio. Eles podem estar presentes em qualquer lugar da casa, por isso é super importante manter a casa limpa e arejada.

Entre as doenças respiratórias que podem aparecer devido a uma reação alérgica provocada pelos ácaros, principalmente se a pessoa já apresentar sintomas de alergia, está a asma e a rinite

Entre os maiores acumuladores de ácaros dentro de casa estão os colchões, cobertores, travesseiros, almofadas e cortinas. Por isso, é necessário fazer a correta higienização e, assim, evitar que os ácaros entrem no nosso organismo através desses objetos.

É importante ressaltar também que já são encontrados à venda produtos antiácaro, tanto para travesseiros quanto para colchões.

Dicas para cuidar de colchões e travesseiros

Se você nunca ouviu falar em produtos antiácaro, como colchões e travesseiros, ou já ouviu falar, mas não encontra com facilidade na sua cidade, confira as dicas para limpar colchões e travesseiros e, assim, evitar a proliferação de ácaros. Afinal, os cuidados com a limpeza dentro de casa vão ajudar no bem-estar de todos da família.

  • Colocar, por exemplo, travesseiro, cobertor, almofada, cortina e colchão ao sol ajuda a eliminar os ácaros, já que esses microorganismos necessitam de umidade para se desenvolver, e quando recebem calor são mais fáceis de serem eliminados. No entanto, após retirar os objetos do sol, o corpo do ácaro irá permanecer no travesseiro e nos outros locais, por isso a recomendação é aspirar e limpar tudo para voltar a utilizar os objetos que tradicionalmente acumulam muitos ácaros. Os fungos e os ácaros detestam claridade e sol;
  • Trocar o travesseiro e o colchão também é uma dica importante para quem quer manter a saúde em dia. Segundo os especialistas, com o passar dos anos os colchões e os travesseiros vão ficando mais pesados, ganhando de 10 a 20% do peso original, ou seja, o peso extra é dos ácaros que se acumulam no local;
  • No caso do travesseiro, por exemplo, a dica é trocá-lo a cada dois anos, já que, em apenas dois anos de uso, um terço de seu peso é formado por ácaros. Com relação ao colchão, o recomendável é que ele seja trocado após 8 anos, ou no máximo, 10 anos, período de durabilidade de um colchão. As dicas são válidas para todas as pessoas, mas principalmente para quem sofre de alergia;
  • Lavar os travesseiros não é uma boa ideia porque eles irão ficar úmidos, facilitando, assim, a proliferação de ácaros e fungos que adoram umidade. No entanto, nada impede que os travesseiros sejam lavados a seco;
  • Pessoas que apresentam alergias respiratórias devem evitar travesseiros de ervas e plumas e cobertores. A dica, portanto, é optar pelos travesseiros de látex ou espuma e os edredons;
  • Se a pessoa não abre mão de ter um travesseiro de pluma ou um cobertor, então é melhor adquirir capas ou protetores antiácaro com zíper;
  • Cortinas e persianas devem ser lavadas pelo menos 1 vez por semana;
  • Antes de dormir, troque a colcha que cobre a cama durante o dia por uma nova;
  • Almofadas e colchões devem ser higienizados semanalmente com um aspirador;
  • Purificador de ar com filtro HEPA retém mais de 90% das partículas em suspensão, ou seja, que estão no ar. A cada 6 ou 8 meses o filtro deve ser trocado;
  • Outra opção é o purificador que purifica o ar e também aspira ácaros em colchões, travesseiros, berços, panos, etc. 

Produtos antiácaro

Você sabia que já é possível comprar produtos antiácaro como colchões, capas para colchões, travesseiros e capas para travesseiro? Além de comprar colchões e travesseiros antiácaro, você também pode comprar capas antiácaro, que ajudarão a proteger o seu colchão e o seu travesseiro e ainda proporcionarão maior higiene e durabilidade dos produtos, pois o seu corpo não estará em contato direto com colchões e travesseiros e, portanto, não passará umidade e resíduos de pele humana para o objeto.

Confira a seguir algumas características destes produtos.

  • Colchões Antiácaro 
    Normalmente, os colchões antiácaro são feitos com algodão puro ou uma composição de poliéster e algodão. O tecido recebe tratamento com material impermeabilizante, antifungo e antiácaro.
     
  • Capa Antiácaro para Colchão 
    Algumas das capas antiácaro para colchão encontradas à venda são confeccionadas em tecido 100% algodão. E como recebem tratamento antimicrobiano, é mais difícil o crescimento e a proliferação de fungos e bactérias. Para ter o efeito desejado, a capa deve envelopar todo o colchão e depois ser fechada com o zíper. A capa antiácaro pode ser lavada uma vez por ano, pois possui um antimicrobiano que mata as bactérias. No entanto, é recomendado aspirar a capa antiácaro de 15 em 15 dias. 
     
  • Travesseiro Antiácaro 
    É possível encontrar travesseiros antiácaro com tecido de fibras de poliéster siliconadas. Eles são anti-alérgicos, não têm cheiro, são macios e eliminam uma grande quantidade e variedade de microorganismos causadores de alergias respiratórias.
     
  • Capa Antiácaro para Travesseiro
    As capas antiácaro para travesseiro são higiênicas, e impedem a passagem de ácaros, fungos, seus dejetos e outros microorganismos, para a superfície do travesseiro e do colchão, facilitando, assim, a prevenção de crises respiratórias. Muitas capas são laváveis e de secagem rápida. Para ter o efeito desejado, a capa deve envelopar todo o travesseiro e depois ser fechada com o zíper. A capa antiácaro pode ser lavada uma vez por ano, pois possui um antimicrobiano que mata as bactérias. No entanto, é recomendado aspirar a capa antiácaro de 15 em 15 dias. 

Receita caseira para eliminar ácaros

Abaixo veja uma receita caseira para acabar com ácaros. Pode não acabar 100%, mas a estimativa é de que se a receita for bem feita e bem empregada, pode reduzir até 87% dos ácaros de sua casa, o que convenhamos já é um bom número!

RECEITA 1

Ingredientes

Vinagre de vinho branco
4 litros de água

Solução caseira

Dilua os 200 ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água.

Modo de usar

Depois de pronta a mistura, aplique a solução com uma escova ou pano em persianas, sofás, estofados, tapetes, cortinas e carpetes. A solução também pode ser pulverizada.

RECEITA 2

Ingredientes

Vinagre de vinho branco
álcool (pode ser álcool gel)
bicarbonato de sódio

Solução caseira

Misture meio copo de vinagre com meio copo de álcool. Coloque uma colher de bicarbonato de sódio e misture bem em um liquidificador.

Modo de usar

Coloque a mistura pronta em um borrifador e use em cortinas, sofás, estofados, bichos de pelúcia, almofadas, colchão, travesseiros, etc.

Obs: não borrife muito perto das coisas, o intuito é vaporizar os utensílios.