Cerveja faz bem para a saúde

Médicos e nutricionistas chegaram a conclusão de que a cerveja pode ser incluída na dieta saudável das pessoas. Segundo eles, para que a pessoa sinta os efeitos benéficos do consumo da cerveja, no máximo, deve-se beber duas latinhas de cerveja por dia.

Entre as vantagens de se beber cerveja moderadamente está o fato de que ela pode atuar na forma protetora da osteoporose (reforça a massa óssea), nos distúrbios da menopausa e nos problemas cardiovasculares. No entanto, se o consumo for extrapolado, os benefícios da cerveja serão anulados. Ou seja, se você deixar de beber uma lata de cerveja entre segunda e quinta-feira, não deve compensar na sexta, no sábado e no domingo e exagerar na dose, por isso beba no máximo três latas de cerveja.

 

Os brasileiros adoram beber uma cervejinha, principalmente em dias de intenso calor. No entanto, muitos acabam se entusiasmando e bebem além do que deveriam, mesmo porque muitas pessoas não consideram a cerveja como sendo bebida alcoólica. Por isso, muitos bebem o quanto querem, acham que não estão bêbados, pegam o carro e às vezes provocam acidentes, inclusive com mortes. O importante é saber beber com responsabilidade.

Assim como outras bebidas alcoólicas, ingerir cerveja de uma forma contínua e sem restrições pode trazer consequências negativas para o organismo, como o aumento da mortalidade por causa de doenças no fígado, cardiovasculares e câncer. Sendo assim, o consumo moderado de cerveja, como qualquer outra bebida, é, portanto, o mais indicado. 

Estudos revelam ainda que a bebedeira de final de semana é mais maléfica para o organismo do que beber moderadamente todos os dias. E que esse hábito pode aumentar em até duas vezes as chances de a pessoa desenvolver doenças cardíacas.

Por isso, leve para a sua vida a recomendação “beba com moderação”. Ou seja, você não precisa deixar de beber o seu chopp, basta aprender a beber com responsabilidade e moderadamente. 

Tipos de Cerveja

Tipos de cerveja

Outro fator importante na hora de escolher cervejas é atentar quanto à qualidade das brejas. Cervejas produzidas de maneira artesanal costumam levar mais e melhores ingredientes, fazendo com que a cerveja fique mais nutritiva. Nesse caso, uma garrafinha ou latinha por dia é o ideal, já que o teor alcoólico das cervejas especiais tende a ser maior.

As cervejas se caracterizam por suas famílias e tipos e as cervejarias diversificam cada vez mais suas cartas de brejas. A grande maioria das cervejas vendidas ainda são as industrializadas, chamadas por aqui de pilsen. Quando for escolher uma cerveja especial é sempre bom saber de qual família é a cerveja que está tomando. Confira os tipos mais comuns de cervejas especiais para saber quais serão suas preferidas daqui pra frente.

  • Família Lager

É uma cerveja de baixa fermentação. Uma de suas características principais é que a cerveja da família Lager é dourada. Há ainda cervejas escuras. As cervejas da família Lager são do tipo Bock, Dunkel, Pilsen, Pale Lager, Dopellebock, Maibock, Eisbock, Export, Munchner Helles, Munchner Dunkel, Dry Beer, Märzen.

  • Família Ales

É uma cerveja de alta fermentação. Alguns tipos de cerveja da família Ales incluem Stout, Pale Ale, Weizenbier, Weissbier ou Weisse.  

Receitas com Cerveja

Já que cerveja faz bem para a saúde, que tal usar esse líquido precioso em receitas? Separamos uma receita de um aperitivo campeão das mesas, o pastelzinho. A outra receita é para matar a fome mesmo, um delicioso hambúrguer de cerveja.

Pastel de forno com cerveja

Ingredientes
500 g de farinha de trigo
250 g de margarina ou manteiga
1 lata de cerveja gelada
sal a gosto
1/2 colher de fermento em pó

Modo de preparo 
Misture a farinha de trigo com fermento, a margarina e o sal. Adicione a cerveja até a massa ficar homogênea. Deixe a massa descansar por 15min na geladeira. Em seguida, abra a massa com rolo, faça rodelas e recheie à gosto. Feche as bordas com um garfo. Para finalizar, pincele o pastel com gema de ovo e leve ao forno por 30min.


Hambúrguer de cerveja 

Ingredientes 
20 ml de cerveja clara
2 colheres de sopa de cebolas picadas
1 colher de sopa de molho barbecue
1/2 colher de chá de sal
1/3 de xícara de chá de pretzels moídos (pode ser farelo de pão)
900gr de carne moída (um corte com pouca gordura é recomendável)
pães
ketchup e mostarda a gosto

Modo de preparo:
Em uma bacia média, junte a cerveja, o molho barbecue, a cebola, o sal e os pretzels moídos. Misture até que todos os ingredientes fiquem úmidos. Junte a carne moída e crie uma mistura homogênea. A seguir, divida a massa entre 12 e 16 pedaços e as modele como hambúrgueres em miniatura. Cozinhe os hambúrgueres em uma frigideira ou em uma grelha por 4 a 6 minutos de cada lado. Quando a carne ficar bem cozida o hambúrguer de cerveja já está pronto.