Como acabar com a celulite bem rápido

Beleza3.851 Visualizações

Um dos maiores temores da mulher é a celulite e conviver com ela é algo que nenhuma mulher deseja. Mas, se as celulites são inevitáveis então é melhor aprender a combatê-las. Mas, afinal o que é celulite? Ela é causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele. Essas alterações surgem no formato de ondulação na pele, dando a ela o aspecto de casca de laranja. As celulites aparecem com mais frequência na região das coxas, glúteos, braços, abdomen e nuca.

 

O aparecimento e agravamento da celulite pode ocorrer devido a vários fatores, tais como predisposição genética familiar, sedentarismo, alimentação inadequada, excesso de sal, obesidade, fatores hormonais devido a ingestção de pilulas anticoncepcionais, bebidas alcoólicas, entre outros.

Não importa a idade ou se a mulher é gorda ou magra, a celulite um dia irá aparecer. Por isso, para melhorar o aspecto estético da pele as mulheres podem tomar alguns cuidados especiais e aliar uma alimentação mais saudável a exercícios físicos e a tratamentos anticelulite.

Confira a seguir algumas dicas para acabar com celulite ou então minimizar os seus efeitos.

Alimentos que combatem a celulite

  • Abacate – contém ácidos graxos monoinsaturados (gorduras saudáveis), que ajudam no fortalecimento da elasticidade da pele.
  • Banana – o potássio reduz a retenção de água pelo corpo (um dos fatores responsáveis pela celulite).
  • Mamão – rico em potássio e betacaroteno (bom para a prevenção de lesões no tecido corporal).
  • Frutas vermelhas – ajudam a manter a pele firme e a evitar o surgimento de celulite.
  • Peixe – rico em ômega-3 (fortalece a pele e melhora o funcionamento dos sistemas linfático e cardiovascular).
  • Folhas verdes – espinafre, couve e brócolis contém antioxidante que retém umidade e aumenta a elasticidade da pele.
  • Gengibre – desintoxicante, fortalece o sistema linfático, ajuda na circulação dos vasos sanguíneos e diminui o efeito da celulite.

Dicas para combater a celulite

A alimentação é muito importante no combate à celulite, por isso cultive hábitos alimentares saudáveis e substitua o refrigerante por água ou sucos. 

  • Beba bastante água, no mínimo 2 litros de água por dia. A água ajuda no funcionamento dos rins, elimina as toxinas e o líquido acumulado.
  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas. Prefira os sucos.
  • Evite alimentos gordurosos, frituras, molhos gordurosos, biscoitos amanteigados e recheados, pizzas, café, doces.
  • Evite alimentos enlatados, pois contêm muitos conservantes.
  • Evite o sal em excesso.
  • Prefira alimentos integrais (pão integral, arroz integral, macarrão integral).
  • Coma mais alimentos grelhados, assados ou cozidos.
  • Coma mais fibras, pois elas reduzem a fome. As fibras também melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a limpar o organismo.
  • Prefira alimentos menos calóricos e mais ricos em fibras, minerais e vitaminas.
  • Não coma alimentos pesados à noite, principalmente carboidratos. À noite, o ritmo biológico é menor, há menos gasto de calorias e as que foram ingeridas se transformam em gordura mais rapidamente.
  • Exercícios físicos aeróbicos (natação, caminhada, bicicleta) favorecem a queima de gorduras.

Tratamento para celulite

Antes de iniciar o tratamento para celulite é preciso primeiramente que seja identificado o grau da celulite (que vai de 1 a 4). Quando tratada desde o aparecimento dos primeiros sinais, a chance de haver resposta positiva ao tratamento é muito maior. Por isso, é importante fazer uma avaliação para somente depois iniciar o tratamento. Entre os tratamentos indicados está a mesoterapia, drenagem linfática, massagem modeladora e aplicação de laser, entre outros.

Mesoterapia – a técnica de origem francesa consiste na aplicação de medicamentos na pele ou subcutâneo, ou seja, na área a ser tratada. Os medicamentos atuam sobre o edema (inchaço) e tem como objetivo diminuir a gordura localizada. Para obter melhores resultados, a mesoterapia deve ser realizada em áreas localizadas, para potencializar o efeito do medicamento.

  • Drenagem linfática – a massagem tem o objetivo de eliminar o líquido acumulado nos tecidos. Indicada para quem tem celulite, pois ajuda a eliminar pequenos nódulos de gordura.
  • Massagem modeladora – atua sobre as placas de gordura e o sistema linfático. Indicada para todos os graus de celulite, pois a massagem promove a vasodilatação, aumenta a oxigenação local e acelera a velocidade de metabolização, o que ajuda a diminuir a flacidez.
  • Creme anticelulite – ainda não inventaram um creme para celulite que seja mágico, por isso para combater a celulite não basta usar o creme anticelulite, é preciso cuidar da alimentação, mantendo uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, entre outros.
  • Endermologia – tratamento não invasivo. Um aparelho motorizado composto por um sistema de sucção e dois rolos estimula a circulação e promove a drenagem linfática, o que diminui a celulite. Indicado para os casos de celulite com grau de moderado a grave.
  • Radiofrequência – tratamento não invasivo que estimula a produção de colágeno. A radiação eletromagnética do aparelho faz com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura. É indicado para todos os graus de celulite, principalmente nos casos em que há flacidez associada.
  • Laser – antes de iniciar o tratamento é preciso ser aplicada anestesia local. O aparelho destroi a gordura localizada e quebra os septos fibrosos que deixam a pele com aspecto irregular, de casca de laranja. A aplicação de laser ainda estimula a produção de colágeno, e consequentemente deixa a pele mais firme e com maior elasticidade.

Dependendo do tipo de tratamento, os resultados podem ser ótimos.

Receitas anticelulite

Chá anticelulite

Ingredientes 
1 litro de água 
1 colher (sopa) de centelha asiática 
1 colher (sopa) de cavalinha 
1 colher (sopa) de dente-de-leão 

Modo de preparo  
Coloque a água para ferver. Antes de começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente as ervas. Deixe tampado de 5 a 10 minutos. Depois, coe e tome o chá ao longo do dia. 


Suco anticelulite

Ingredientes
1 colher de sobremesa de salsa
1 pires de chá de couve manteiga crua
1 fatia média de abacaxi ou melão
350 ml de água de coco
3 folhas de hortelã
1/2 limão para suco

Modo de preparo

No dia anterior ao preparo do suco, coloque a água de coco em forminhas para gelo e leve ao congelador. Para preparar o suco, bata a água de coco, a couve e a salsinha no liquidificador. Depois acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão e hortelã. Bata bem até ficar homogêneo. Adoce, se quiser.